Assistente de Apoio às Operações de Área

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Instituição: Agence d’Aide à Lá Cooperation Technique Et Au Dévelopment (ACTED)

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Sobre a ACTED

A ACTED está empenhada em prestar ajuda humanitária imediata para apoiar as pessoas em situação de necessidade urgente e proteger a dignidade das pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades a longo prazo para o crescimento sustentável e a realização do potencial das pessoas. A ACTED esforça-se por responder a crises humanitárias e criar resiliência; promover o crescimento inclusivo e sustentável; co-construir uma governação eficaz e apoiar a construção da sociedade civil em todo o mundo, investindo nas pessoas e no seu potencial. O compromisso da ACTED e das suas equipas é orientado por 4 valores fundamentais: (1) Responsabilidade: asseguramos a prestação eficiente e responsável de ajuda humanitária com os meios e os recursos que nos foram confiados. (2) Impacto: estamos empenhados em ter o impacto mais sustentável para as comunidades e as pessoas com quem nos envolvemos. (3) Espírito empreendedor: somos empreendedores e empenhamo-nos no nosso trabalho com um espírito que cria valor e ultrapassa desafios. (4) Inspiração: esforçamo-nos por inspirar todos os que nos rodeiam através da nossa visão, valores, abordagens, escolhas, práticas, acções e defesa.

Descrição da vaga

A ACTED pretende recrutar (1) Assistente de Apoio às Operações de Área com base em Mocímboa da Praia, Cabo Delgado.

Objectivo do trabalho

Sob supervisão directa dos funcionários superiores de Finanças, Administração de Recursos Humanos e Logística é responsável pelo apoio às tarefas necessárias em matéria de Finanças, Administração de Recursos Humanos e Logística na subárea da Mocímboa da Praia, apoiando as operações de Administração de Recursos Humanos, Finanças e Logística de acordo com os pedidos dos funcionários superiores e as orientações normalizadas do Manual ACTED.

Responsabilidades

FINANÇAS:

  • Estabelecer contactos e proceder a pagamentos a fornecedores/serviços e RH quando aprovados pelo pessoal autorizado da ACTED e de acordo com as regras e processos regionais da ACTED.
  • Receber transferências, efectuar pagamentos e gerir a tesouraria do escritório da Mocímboa da praia de acordo com as regras e processos regionais da ACTED.
  • Assegurar que todos os comprovativos de pagamento e documentação conexa são digitalizados e, em seguida, enviar as cópias em papel para Pemba.

ADMINISTRAÇÃO:

  • Acompanhar o contrato relativo às instalações com o responsável pelos RH e contactar os proprietários para efectuar o pagamento após consulta do departamento financeiro para verificar a disponibilidade de fundos.
  • Assegurar que as regras, os regulamentos e os procedimentos em matéria de recursos humanos da ACTED, tal como descritos no manual de recursos humanos, sejam aplicados no escritório da Mocímboa da Praia.
  • Coordenar com outros departamentos a preparação de formulários de encomenda de artigos de papelaria e partilhá-los com o responsável de RH para dar seguimento aos procedimentos.
  • Preparar o quadro de assinaturas autorizadas e partilhá-lo com o responsável pelos RH.
  • Responsável por actualizar a lista de contratos e partilhá-la mensalmente com a equipa
  • Organização de reuniões (sala de reuniões/garantir a pontualidade dos participantes/fornecer material de escritório para a reunião, se necessário…)

RECURSOS HUMANOS:

  • Assistir o responsável pelos RH na gestão do pessoal da área e do GH.
  • Controlar e verificar diariamente a folha de presença do pessoal nacional e partilhá-la com o escritório de Pemba.
  • Assistir o responsável pelos RH na preparação dos contratos de trabalho para os novos funcionários e na sua prorrogação/alteração em caso de renovação.
  • Acompanhar as licenças do pessoal nacional e actualizá-las no sistema de acompanhamento de licenças, partilhando-as mensalmente com os chefes de departamento.
  • Assegurar que todo o pessoal tem conhecimento das alterações ao Manual de RH e que todos assinaram o Código de Conduta

ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS E DOS SALÁRIOS:

  • Partilhar os documentos necessários (folha de presenças, formulários de férias, etc.) com o funcionário dos RH para preparar o TITANIC (relatório do pessoal).
  • Carregar e guardar todos os documentos acima referidos na rede, numa base mensal, para que o FLAT os analise e possa aprovar o TITANIC de RH mensal a nível nacional.
  • Recolha dos documentos necessários para o pessoal do contrato de prestação de serviços (folha de presença, identificação, etc.) e preparação mensal do contrato de prestação de serviços/TITANIC.

HR-ADMIN / RECRUTAMENTO

  • Organização de testes e entrevistas
  • Apoiar os recrutadores de RH na realização de controlos de referências
  • Partilhar internamente os novos anúncios de acordo com os procedimentos da ACTED
  • Responsável pelas disposições relativas à integração (recolher os documentos dos novos membros, assinar o contrato, assinar os documentos exigidos pela ACTED, organizar as sessões de formação, etc.)

LOGÍSTICA – APROVISIONAMENTO:

  • Implementar os processos de aquisição de acordo com os pedidos do responsável pela logística (recolha de cotações, etc.)
  • Coordenar e preparar as verificações técnicas
  • Entregar atempadamente os bens adquiridos para manutenção e reparação nas instalações
  • Controlo dos contratos de aquisição e de todos os documentos de aquisição relevantes

LOGÍSTICA – GESTÃO DE INSTALAÇÕES E ACTIVOS:

  • Assegurar o acompanhamento exacto do inventário mensal e da gestão de activos por projecto e por doador a nível da base.
  • Assegurar a manutenção mensal exacta do gerador: Óleo, combustível, filtro de ar, etc.
  • Assegurar a preparação e a redacção de um relatório semanal para o gerador (TRA-06).
  • Assegurar a manutenção adequada das instalações da ACTED, incluindo os escritórios e a casa de hóspedes, bem como o acompanhamento do equipamento armazenado nas instalações a nível local.
  • Assegurar e inspeccionar os depósitos de combustível, coordenar com o serviço de ligação o acompanhamento do processo de compra.

LOGÍSTICA – RELATÓRIOS:

  • Relatórios semanais (relatórios mensais consolidados de mercadorias compradas e de mercadorias correntes, através dos activos de comunicação).
  • Elaboração e apresentação atempada do relatório de compras.
  • Registo logístico exato.

Qualificações

  • Mínimo grau académico (em direito, administração de empresas, finanças ou qualquer outro domínio relacionado).
  • Mínimo de um ano de experiência de trabalho numa ONGI.
  • Mínimo de dois anos de experiência total.
  • Tem que falar português e Inglês e ter sólidos conhecimentos em Makonde e Kiswahili são uma vantagem;
  • Excelente domínio do pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Capacidade para realizar várias tarefas, definir prioridades e gerir o tempo de forma eficiente.
  • Flexível e capaz de lidar com situações de stress.
  • Excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita.
  • Fortes capacidades de comunicação interpessoal.
  • Organizado(a), rigoroso(a), trabalhador(a);
  • Capacidade de trabalhar em equipa, qualidades interpessoais e diplomacia, flexível em relação à prioridade do trabalho;
  • Boa capacidade de comunicação e de acordo com os princípios e objectivos da ACTED.

Requisitos

  • Curriculum Vitae 1-4 páginas;
  • Carta de Intenção de no máximo 1 página.

Endereço para candidatura

Jobs.mozambique@acted.org

Prazo para candidaturas

06 de Outubro 2023

Nota: Apela-se aos candidatos a escreverem o título da vaga “Assistente de Apoio às Operações de Área” no campo do assunto do e-mail. A ACTED reserva-se ao direito de apenas contactar os candidatos apurados a próxima fase.

 

Política de PSEAH da ACTED:

O Assistente de Apoio às Operações de Área tem a responsabilidade de aderir à política PSEAH (Protecção contra a Exploração Sexual, Abuso e Assédio). O Assistente de Apoio às Operações de Área tem a obrigação de completar todas as acções de formação obrigatórias relacionadas com o Código de Conduta e a política PSEAH e de comunicar qualquer preocupação de salvaguarda, como violações das políticas organizacionais ou códigos de conduta, de acordo com os procedimentos da ACTED. Assistente de Apoio às Operações de Área desempenha as suas funções de forma a não prejudicar crianças, adultos vulneráveis ou outro pessoal ou voluntários.

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Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para Jobs.mozambique@acted.org

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