Vaga Para Supervisor Provoncial (m/f)

  • Temporário

CBE

A CBE pretende recrutar 1 profissional para ocupar a posição de SUPERVISORA PROVINCIAL SMI/PTV/CACUM. Para seu Parceiro do Projecto (ECHO) Eficiências para o Resultado Clínico do HIV, financiado pela USAID. O ECHO é um projecto de 209 milhões de dólares americanos, para apoiar a realização do controlo da epidemia do HIV/SIDA pelo Governo de Moçambique e, o estabelecimento de uma resposta sustentável liderada pelo governo, até 2024 nas
províncias onde a USAID é o principal parceiro de apoio clínico.

Os objectivos do projecto incluem o fortalecimento dos serviços essenciais de saúde pública para o controlo da
epidemia do HIV a níveis nacional, provincial e distrital para garantir a sustentabilidade da resposta ao HIV a longo prazo, alcançando e mantendo 95% de cobertura do tratamento e supressão viral em regiões geográficas designadas, assegurando que Moçambique esteja a utilizar as evidências mais recentes para a rápida escalada e manutenção de intervenções eficazes para o HIV e, fornecendo ao Governo de Moçambique dados, resultados medidos e
recomendações necessárias para tomar decisões-chave de Recomendações necessárias para tomar decisões-chave de prestação de serviços.

Nos distritos AJUDA, respectivamente: Distrito de Lichinga,Lago, Mandimba,Ngauma,Mandimba,Cuamba, Mecanhelas e Metarica.

Local: Niassa

Tipo de Contrato: Prestação de Serviços/ 60 dias

SUPERVISORA PROVINCIAL SMI/PTV/CACUM

Principais responsabilidades:

  • Prover apoio técnico às ESMI distritais na expansão dos serviços às US periféricas, na implementação da opção B+ com modelo de paragem única
  • Implementar as actividades de tutoria clínica (com foco no apoio às tutoras), para melhoria das competências no seguimento clínico das mulheres grávidas, lactantes e crianças expostas
  • Garantir o fluxo de pacientes em TARV para o rastreio em CACUM
  • Prover apoio técnico em CACUM as enfermeiras das unidades sanitárias, realizando supervisões formativas.
  • Operacionalizar a introdução e uso dos novos instrumentos de registo de SMI (sempre que necessário), através da capacitação em trabalho e monitoria das ESMI no registo, elaboração dos resumos mensais e análise da informação
  • Participar nas avaliações internas de melhoria de qualidade e Instrumento de Maternidade
    Modelo
  • Operacionalizar a implementação rotineira dos ciclos de melhoria qualidade dos serviços usando os instrumentos normatizados pelo MISAU como instrumento de melhoria de qualidade em HIV, instrumento de Maternidade Modelo e Instrumento de Prevenção e Controle de Infecções
  • Assegurar a organização e realização das reuniões de comité de gestão de qualidade
  • Assegurar a implementação das recomendações das supervisões/visitas integradas em todos as área
  • Identificar as necessidades e coordenar as formações sobre saúde materna o infantil
  • Realizar formações em trabalho as equipes de acordo com as necessidades encontradas Em estreita colaboração com o Líder da Equipe Integrada, trabalhar com o NED e assegurar a implementação do sistema de M&A do Ministério da Saúde e e-PTS do programa de SMI/PTV/TARV e prover a formação em trabalho rotineira para a melhoria da qualidade dos dados:
  • Prover assistência técnica (ou em colaboração com o Oficial de ligação Comunitário para implementação de actividades de apoio psicossocial aos pacientes HIV positivos que incluam a boa qualidade de aconselhamento e testagem para o HIV, o estabelecimento de grupos de apoio, ligação com a comunidade (sistema de referência e contra-referência) e seguimento na  comunidade de pacientes HIV+ ou crianças expostas, incluindo busca activa (em coordenação com OP de APSS, nos locais aonde houver) e colaboração com grupo de mães
    mentoras.
  • Apoiar os distritos/sector de SMI na monitoria de todos os insumos necessários para a boa implementação de programa de HIV (testes, ARVs, ATPU, PCR kits, testes de CD4, livros de registo, etc.
  • Identificar oportunidades a nível das US para melhorar a identificação de crianças expostas e melhorar a ligação com a CCR e serviços TARV
  • Identificar os constrangimentos na adesão das mulheres grávidas, lactantes e crianças, identificar melhores práticas e replicar (mães para mães, pais cuidadores, outros)
  • Em coordenação com a equipa de APSS/comunitária, apoiar a implementação e seguimento da estratégia de Mães Mentoras, supervisão das actividades das mães mentoras supervisoras, necessidade de treinamento e refrescamentos, apoio na melhoria de relatórios
  • Fazer seguimento dos indicadores, em coordenação com a equipa local, fazer análise para identificar constrangimentos na implementação das actividades e propor soluções

 

Requisitos

  • Formação em Enfermagem de SMI de nível Médio com mínimo 5anos de experiência na prestação dos cuidados de SMI incluindo a oferta de PTV na mulher grávida/lactante e seguimento da criança exposta ao HIV com conhecimentos básicos do programa de TB
  • Experiência anterior comprovada na análise básica dos dados e na implementação de ciclos de melhoria de qualidade e em programas como AIDI, Tutória Clínica, Maternidade Modelo.
  • Experiência na prestação de assistência e monitoria do programa de HIV e CACUM.
  • Experiência na implementação gestão, monitoria e avaliação do programa CACUM mínimo de 3 anos.
  • Domínio de actividades de apoio psicossocial como aconselhamento pré e pós teste/TARV/Adesão
  • Conhecimentos demonstrados em gestão e liderança, automotiva cão e trabalho com base em metas/resultados
  • Habilidades no uso do computador (Word, Excel, Outlook, PowerPoint) será uma vantagem:

 

s interessados devem submeter as suas candidaturas (Curriculum Vitae, Carta de Manifestação de interesse e certificados) com o título da vaga Supervisora Provincial de SMI/PTV/-CACUM para Niassa na linha do assunto através do endereço de e-mail: CBEREC@CBE.CO.MZ
até o dia 19 de Junho de 2022. Apenas os candidatos que reunirem os requisitos necessários
serão contactados.

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LOCAL DA VAGA: Niassa

Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para CBEREC@CBE.CO.MZ

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