O First Capital Bank encontra-se em processo de recrutamento de um Director de Crédito, para a sua equipa em Moçambique.
O First Capital Bank é um dos Bancos com níveis de crescimento mais relevantes em Moçambique e pretendemos fazer crescer a nossa equipa com profissionais experientes que possam contribuir para fomentar esta trajectòria de afirmação da nossa operação enquanto Banco Regional presente no Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Botswana para além de Moçambique. O nosso foco na prestação de um serviço de excelência, a nossa proximidade e agilidade, a flexibilidade na apresentação de soluções inovadoras têm-se revelado factores cruciais no crescimento da nossa operação.
2. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:
- Assumir a responsabilidade de conduzir a estratégia de Crédito do First Capital Bank, que inclui a gestão do risco de crédito e o modelo de risk appetite;
- Assegurar o cumprimento dos mandatos e do regulamento geral de crédito;
- Implementar na integra os modelos eficientes de gestão de carteira, de modo a garantir a qualidade da carteira de crédito;
- Apoiar o aumento da carteira de crédito que se adequa ao modelo de gestão de risco de crédito e de risk appetite;
- Participar em vários comités de risco e de gestão;
- Assegurar a boa qualidade das propostas de crédito submetidas para aprovação e o cumprimento dos níveis de serviço estipulados;
- Assegurar que os membros aprovem as propostas, no âmbito dos poderes delegados;
- Assegurar que as propostas de crédito sejam devidamente analisadas;
- Participar em reuniões com clientes, sempre que necessário, para orientar as negociações e assegurar que todas as informações necessárias sejam recolhidas para análise de risco;
- Ter um conhecimento consolidado da carteira de crédito, especialmente dos grandes riscos, da distribuição da carteira por sector de actividade e, tendo em vista o conhecimento geral do ambiente de negócios no país, orientar debates construtivos com a equipa comercial em torno do impacto da PD, LGD, convénios e preços na conta de exploração;
- Identificar riscos específicos das operações de crédito e adoptar medidas de mitigação de risco como inputs para operações de modelo de crédito, de acordo com a filosofia de risco do Banco;
- Participar em comités de crédito para defender e motivar as operações de crédito;
- Participar em reuniões trimestrais do Comité de Crédito do Conselho de Administração;
- Manter uma compreensão completa do risco do país, indústrias, regulamentos e ambiente económico, bem como relacionar estas questões com o perfil de risco dos créditos individuais;
- Determinar e comunicar o appetite do Banco pelo risco de crédito a todas as partes interessadas relevantes para assegurar a sua correcta implementação;
- Assegurar que a equipa de crédito seja devidamente formada e orientada;
- Assegurar que a equipa está motivada;
- Contribuir para a actualização e melhoria dos modelos de crédito, incluindo: limites internos de concentração de risco, modelos e metodologias de rating e LGD, estrutura de mandato de crédito, etc;
- Assegurar o cumprimento de modelos de crédito, políticas e procedimentos no processo de originação de crédito;
- Assegurar a segmentação adequada dos clientes de acordo com as regras de segmentação de carteira acordadas;
- Assegurar a gestão da carteira de crédito actual: dar prioridade aos pedidos e planear análises de crédito;
- Assegurar a manutenção ou adaptação dos processos e relatórios de monitorização e gestão de crédito;
- Assegurar a preparação do relatório regular da carteira de crédito e a gestão da carteira, de acordo com os parâmetros definidos;
- Assegurar o registo e arquivo de todas as decisões de crédito;
- Construir e manter relações de trabalho profissionais com todos os Clientes, demonstrando excelentes competências para iniciar o diálogo, ouvir, aconselhar, influenciar e negociar para alcançar resultados em que todos ganham;
- Participar em reuniões com Clientes para monitorizar o progresso, gerir as expectativas e assegurar que as necessidades dos Clientes são satisfeitas;
- Preservar relações, na presença de opiniões contraditórias ou da necessidade de gerir uma reclamação ou insatisfação, procurando obter ganhos mútuos;
- Antecipar as consequências e adaptar as soluções aos problemas com base num feedback contínuo;
- Adaptar um estilo de comunicação para satisfazer as necessidades de diferentes público-alvo.
3. REQUISITOS TÉCNICOS:
- Licenciatura em Gestão Bancária e Financeira, Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas ou equivalente;
- Pelo menos 5 anos de experiência na função, ou experiência relevante noutra função de crédito sénior;
- Fluente em inglês.
4. REQUISITOS GENÉRICOS:
- Boa capacidade de liderança;
- Excelente capacidade de comunicação escrita e verbal;
- Gosto pela comunicação com clientes;
- Perspicácia comercial;
- Excelente capacidade de argumentação / negociação;
- Capacidade de pensamento analítico, conceptual e estratégico;
- Capacidade de apresentação de soluções e de tomada de decisão;
- Competência na Gestão, Organização e Cumprimento de Prazos.
Processo de candidatura
Localização: Maputo
Data limite: 11 de Agosto de 2021
O CV e carta de apresentação deverão ser enviados para o endereço electrónico: recrutamento@firstcapitalbank.co.mz
Referência: First Capital Bank S.A., Vaga/007