CATEGORIA PROFISSIONAL: COORDENADOR DE PROJECTO MPHD (MOMENTUM Private Healthcare
Delivery)
NÍVEL DE ENQUADRAMENTO: 4
DEPARTAMENTO: PROGRAMAS
SUPERVISOR: DIRECTOR DE INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS
Introdução:
A PSI – Population Services International, uma ONG sem fins lucrativos e que se dedica ao desenvolvimento de marketing social de produtos e serviços de saúde, com sede na cidade de Maputo. Para a implementaçao de um novo Projecto, denominado MPHD, com foco para a criaçao de demanda em PF/SSR, pretende contratar um/a COORDENADOR DE PROJECTO, dirnâmica/o e altamente experiente em matéria de SSR/Adolescentes e Jovens.
O/A candidata/o selecionada/o estará baseada/o na Cidade de Nampula, e prestará contas programáticamente a Directora de Intervenções Comunitárias e administrativamente ao Representante Provincial.
SUMÁRIO DE RESPONSABILIDADES:
Garantir a gestão e operacionalização do projecto MOMENTUM Private Healthcare Delivery – MPHD na província de Nampula, garantindo bons resultados no seu desempenho relativamente às actividades pré-concebidas e de acordo com os indicadores estabelecidos.
As responsabilidades específicas compreendem, mas não se limitam às seguintes:
1. Gerir o projecto MPHD:
a. Implantar o projecto MPHD na província de Nampula.
b. Garantir a excelência programática contínua, fornecendo, facilitando ou coordenando o suporte técnico, programático e de gestão de alta qualidade as Associações Comunitárias Envolvidas no Projecto MPHD.
c. Garantir a implementação eficiente, efectiva e oportuna das actividades de criação da demanda usando ferramentas e abordagens de HCD (Human Centred Design) para adolescentes, pelas Associações Comunitárias
d. Garantir o alcance dos objectivos e prioridades, bem como a coerência das actividades de criação da demanda do projecto MPHD na província de Nampula.
e. Assegurar o uso eficiente dos recursos alocados para a implementação do projecto.
f. Apoiar a Directora de Programas e Representante Provincial em Nampula na tomada de decisões através do fornecimento de informação precisa e suficiente sobre o desempenho do projecto.
g. Assegurar que todas as correspondências (emails e cartas) do projecto são devidamente tratadas de forma a assegurar uma comunicação interna e externa apropriada.
h. Capacitar o Assistentes Comunitário na implementação das suas tarefas com o devido desempenho.
i. Apoiar na implementação de outras actividades do projecto.
2. Gerir a operacionalização da componente da aprendizagem adaptativa na criação da demanda para adolescentes do projecto MPHD, através de Associações Comunitárias:
a. Trabalhar com a equipa de Marketing e Programas no co-desenho e revisão das ferramentas e abordagens de criação da demanda do projecto usando o HCD, para as Associações Comunitárias.
b. Formar os membros das Associações Comunitárias como formadores de ferramentas de criação da demanda e em técnicas de gestão adaptativa.
c. Gerir a agenda de aprendizagem adaptativa a nível provincial: documentar o desempenho das intervenções e liderar as sugestões de melhoria programática a nível da província.
d. Fazer a análise de desempenho e monitoria dos indicadores e das actividades realizadas pelas Associações.
e. Assegurar que as Associações usam os sistemas e ferramentas apropriados do projecto.
f. Manter as Associações Comunitárias motivadas e inovadoras na implementação da abordagem do projecto.
3. Coordenar a monitoria do projecto MPHD:
a. Avaliar através de visitas de campo se as actividades estão sendo implementadas de acordo com o preconizado e fornecer capacitação e supervisão de qualidade às Associações Comunitárias para melhorar a implementação.
b. Identificar problemas na implementação, antecipar riscos e buscar orientação sobre como mitigar e superar problemas.
c. Analisar o desempenho do projecto com base nas plataformas de monitoria disponíveis na PSI.
d. Monitorar e analisar o desempenho dos principais indicadores do programa MPHD em Nampula, com cada uma das Associações Comunitárias, tendo em conta as estratégias do projecto.
e. Preparar planos de actividades mensais e trimestrais do projecto de acordo com os requisitos da PSI e do doador MPHD, em coordenação com a equipa e Associações Comunitárias.
f. Elaborar os relatórios de progresso mensais e trimestrais de acordo com os requisitos da PSI e do doador MPHD, em coordenação com a equipa e Associações Comunitárias.
g. Zelar pela análise de risco para o projecto, numa base mensal, propondo e garantindo a implementação acções apropriadas para sua mitigação
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS:
- Nível académico Superior em Ciências Sociais ou Saúde Pública.
- Proficiência na comunicação oral e escrita em português.
- Conhecimentos básicos de Inglês (falado e escrito) constituem uma grande vantagem.
- Capacidade de planificar e coordenar o trabalho, garantindo o fluxo eficiente de programas e processos, bem como produzir relatório e planos de actividades.
- Excelente capacidade de estabelecer parcerias, supervisionar, capacitar e motivar pessoas.
- Experiência de trabalho na área de Saúde Sexual e Reprodutiva.
- Experiência de trabalho com Associações Comunitárias.
- Capacidade de trabalhar de forma independente e colaborativa com um grupo diversificado de partes interessadas em um ambiente dinâmico, complexo e em rápida mudança.
- Habilidade de analisar assuntos, identificar soluções e tomar acções adequadas e oportunas.
- Alto sentido de responsabilidade.
- Experiência em informática na óptica do utilizador nos programas MS Word, Excel, PowerPoint e Access, internet e e-mail.
- Constitui uma vantagem ser residente na província de Nampula onde se vai implementar a actividade.
Formas de Candidatura:
Os candidatos interessados e que reunam os requisitos exigidos poderão efectuar as respectivas candidaturas, juntando (carta de manifestação de interesse dirigidas ao Representante Provincial da PSI -Moçambique, CV actualizado e cópia do certificado de habilitações), até o dia 30 de Outubro de 2021, fazendo a entrega do envelope fechado no seguinte endereço físico:
PSI – Population Services International
Escritório Regional de Nampula
Avenida Filipe Samuel Magaia n.º 174 Bairro Mutauanha.
Ou por Email para: aeduardo@psi.org.mz