Vaga Para Técnico de Orticultura e de Sistemas de Rega

PARTILHAR COM AMIGOS:

mozambique@cosv.org COSV - Coordinamento delle organizzazioni per il servizio volontario

ANÚNCIO: FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP [AQUI]

Termos de Referência

COSV – Coordenação das Organizações para o Serviço Voluntário – é uma ONG italiana que desde 1968 realiza projetos em África, América Latina, Médio Oriente e Europa. A presença de COSV em Moçambique pode definir-se como “histórica” tendo em conta que começa em 1976.

A COSV alcançou uma forte experiência em matéria de desenvolvimento sustentável em âmbito rural, articulada com intervenções conduzidas com uma abordagem comunitária. No âmbito do projeto MULHER-Ilumina, a COSV se fará cargo das actividades de desenvolvimento agrícola, ou melhor, da instalação dos sistemas agrícola de rega com energia solar e acompanhamento (A1.4 – A2.1.4 – A1.5 – A2.1.5 – A3.2).

Atividade A1.4 – Instalação de 22 sistemas agrícolas de rega a energia solar:

A actividade prevê o melhoramento da produtividade dos terrenos cultivados com hortícolas, a formação das mulheres para que possam passar de uma agricultura de subsistência a uma de rendimento e onde possam ter o controlo da venda dos produtos e a gestão do proveito. Os grupos de camponeses serão selecionados entre aqueles localizados no Posto Administrativo de Namajavira e na Localidade de Alto Benfica, de acordo com os seguintes critérios:

  • Envolvimento das mulheres no grupo em termos quer quantitativos quer qualitativos (pelo menos 75% dos membros dos grupos devem ser mulheres, e o seu envolvimento deve ser activo sobretudo na tomada de decisões do grupo).
  • Possibilidade de pagar uma percentagem dos custos inicias e da manutenção do sistema (será criado um comité de gestão dos sistemas)
  • Motivação

Atividade A1.5 – Instalação e gestão de 50 sistemas de conservação e transformação na cadeia de produção agrícola

O técnico ira a fornecer apoio na identificação dos beneficiários, apoio na implementação da actividade, quer na fase de entrega dos sistemas e posteriormente ao início e no desenvolvimento da actividade. Será importante a apresentação de relatórios periódicos sobre o desenvolvimento da mesma.

Atividade A2.1.4 – Cursos de treinamento em conservação, processamento e comercialização de produtos agrícolas

No sentido de complementar as atividades 1.4 e 1.5, combinando a melhoria quantitativa e qualitativa da produção com a redistribuição de papéis e recursos nas relações de gênero, a proposta executiva em questão promoverá o ingresso da mulher na cadeia produtiva e de geração de renda. dentro de cada um dos 12 grupos-alvo. Especificamente, a proposta do projeto irá promover para os 502 beneficiários diretos (75% dos quais são mulheres), 20 cursos de formação em conservação, processamento e comercialização de produtos agrícolas, disponibilizados graças ao novo potencial introduzido pela energia. Esta ação será realizada em colaboração com a Mocuba SDAE. O técnico ira a acompanhar esta atividade.

 

Atividade A2.1.5 – Cursos de treinamento de gestão e negócios para 200 comerciantes na área-alvo

A proposta do projeto vai promover 4 cursos de formação (2 Namanjavira Sede e 2 Alto Benfica) em marketing e marketing para 200 retalhistas da área alvo, (dos quais 70% mulheres). Os cursos serão ministrados por especialistas do setor e estruturados considerando uma perspectiva de gênero. Através de uma metodologia participativa baseada no trabalho em grupo, as beneficiárias irão adquirir bases de gestão, plano de negócios e contabilidade, poupança e acesso ao microcrédito (com particular referência para grupos de poupança de mulheres). O técnico ira a acompanhar esta atividade.

Atividade A3.2 – Reforçar as competências técnicas em energias renováveis ​​de membros e representantes de associações, grupos e comunidades beneficiárias no domínio da manutenção e gestão de sistemas solares instalados

3 Beneficiários formados (pelo menos 2 mulheres) para cada uma das 27 associações da zona, num total de 36 pessoas.

As pessoas formadas dentro de cada associação podem atuar como Comitês de Gestão Elétrica responsáveis ​​pela operação e manutenção dos sistemas implantados, bem como pela gestão econômica dos aparelhos (bomba e refrigerador) distribuídos pelo projeto. O técnico ira a acompanhar esta atividade.

Marcado como:

Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para mozambique@cosv.org

PARTILHAR COM AMIGOS:

CONFIRA VAGAS NAS PROVÍNCIAS:


error:
Rolar para cima