ADRA
A ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha com pessoas em situação de pobreza e aflição visando mudança positiva e justa.
No âmbito do Projecto VIVA+, em parceria com a FDC (Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade), a ADRA está implementar actividades de prevenção de HIV, advocacia, género e direitos humanos viradas para as raparigas.
Nesta senda, para fazer face as actividades, a ADRA pretende recrutar Assistentes Escolares para completar a equipa já existente nos Distritos.
POSIÇÃO: ASSISTENTES ESCOLARES
OBJECTIVO DA POSIÇÃO
- Assegurar a implementação das actividades do Programa VIVA+ dentro da escola;
- Assegurar o seguimento do sistema de monitoria, recolher e analisar os dados gerados dentro da escola;
- Apoiar tecnicamente o Professor Mentor, os Pontos Focais dos SDMSAS de modo a contribuir para o alcance dos resultados definidos para cada escola a nível do Distrito, bem como organizar os diálogos comunitários;
- Apoiar a Direcção da Escola na implementação do VIVA+ e garantir a participação dos Membros do Conselho de Escola e outros Líderes Comunitários na mobilização dos Pais e Encarregados de Educação e da comunidade.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Figura de ligação entre a Escola e o Programa VIVA+;
- Apoiar na planificação das sessões de mentoria e fazer a monitoria das actividades
realizadas dentro da escola no âmbito do Programa VIVA+; - Mapear os principais assuntos que constituem barreiras para a retenção da rapariga na escola e acesso aos serviços de saúde, justiça, educação e acção social;
- Promover diálogos comunitários com os Pais/Encarregados de Educação, Líderes Locais (Comunitários, Religiosos, Tradicionais e outros), Praticantes de Medicina
Tradicional, Matronas, Madrinha e Padrinhos dos Ritos de Iniciação para a discussão dos assuntos identificados e encontrar soluções; - Promover diálogos comunitários para minimização de casos de violação dos direitos das raparigas;
- Impulsionar o funcionamento dos cantos de saúde escolar, garantir a demanda e monitorar o atendimento dos adolescentes e jovens;
- Apoiar no mapeamento e distribuição de material escolar para as raparigas vulneráveis e do kit de gestão menstrual;
- Elaborar relatórios mensais e enviar ao Supervisor Distrital.
- Assegurar a referência ao SAAJ, seguimento e garantir o acesso aos serviços existentes – ATS, TARV, TB, ITS e VBG;
- Identificar casos de Violência Baseada no Género (GBV) e outras formas de violência entre Raparigas e Mulheres Jovens, fazer o devido encaminhamento ao Paralegal e acompanhar a referência desses casos aos serviços apropriados (saúde, acção social e serviço legal);
- Garantir o cumprimento integral da metas e resultados definidos no Programa VIVA+;
Identificar casos de sucesso para com apoio do Supervisor Distrital produzir histórias de sucesso; - Elaborar relatórios periódicos de acordo com os padrões definidos.
REQUISITOS BÁSICOS
- Ser residente na comunidade onde se realiza a actividade;
- Ter idade aproximada aos benificiários (15-24 anos);
- Ter no mínimo 10a classe;
- Ser fluente na língua portuguesa (comunicação oral e escrita);
- Saber falar a (s) língua (s) local (ais) do Distrito ou Província onde estiver inserido;
- Ter domínio das temáticas de HIV e ITS desde as formas de transmissão, prevenção e tratamento e outras doenças de transmissão sexual;
- Ter conhecimento sobre assuntos tais como: saúde sexual e reprodutiva, uniões prematuras, gravidez indesejada, violência baseada no género;
- Ter experiências anteriores em trabalhos similares e/ou com Raparigas e Mulheres Jovens constitui vantagem;
- Ter sido voluntário ou Activista comunitário em actividades de saúde comunitária pelo menos 1 ano;
- Ter conhecimento de organização de grupos e de técnicas de facilitação;
- Ter uma boa ligação com líderes comunitários.
Documentação necessária para as candidaturas:
- Carta de apresentação (mencionar o distrito que se candidata);
- Fotocopia do BI (não é necessário reconhecer);
- CV (incluir referencias); e
- Certificado de Habilitações Literárias.
Nota: As candidaturas devem ser entregues fisicamente nos escritórios da ADRA Mocuba (EN1, Bairro Bive), ou SDSMAS (Serviços Distritais de Saúde Mulher e Acção Social) do Distrito onde pretende concorrer.
LOCAL: Distrito de Quelimane e Gurué (Zambézia)
Data-limite de entrega: 19 de Janeiro de 2023.
A ADRA não exige valores ou outro tipo de pagamento para a contratação dos seus colaboradores. Denuncie qualquer acto de cobrança pelo contacto: 862912200 (Recursos Humanos).
Em anexo o número total de vagas por Distrito.
Apenas os candidatos seleccionados é que serão contactados. Boa Sorte!