ESSOR
Termos de Referência:
A ESSOR é uma ONG francesa criada em 1992, que tem como missão apoiar as populações mais desfavorecidas a adquirir os meios para melhorar de maneira sustentável, suas condições de vida. Intervém actualmente nas áreas da Educação, Formação e Inserção Profissional, Orientação Social e Desenvolvimento Agrícola, em 5 países: Brasil, Moçambique, Chade, Guiné-Bissau e Congo-Brazzaville. Estando a trabalhar em Moçambique desde 1997.
No âmbito do programa de formação e inserção profissional, a ESSOR pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um(a) Técnico(a) de Auto Emprego para capacitar e acompanhar jovens empreendedores.
Perfil do Técnico seleccionado:
1. Formação: Nível médio de escolaridade concluído;
2. Nacionalidade Moçambicana;
3. Experiência na área de Empreendedorismo comprovada (Ter domínio da componente incubadora constitui uma vantagem);
4. Experiência em facilitação e/ou formação;
5. Sensibilidade em matéria género;
6. Alto nível de responsabilidade;
7. Excelentes competências de comunicação escrita e verbal;
8. Capacidade de criar empatia e estabelecer relações interpessoais;
9. Autónomo, e com capacidade para pensar em soluções e resolver problemas;
10. Determinado e focado em objectivos;
11. Excelentes conhecimentos de Microsoft Office, nomeadamente excel, word e powerpoint;
12. Domínio de matemática básica.
Responsabilidades do Técnico Auto Emprego:
1. Participação nas reuniões de planificação (Liderado pelo coordenador) e organização das actividades junto ao centro de formação profissional;
2. Ter um controle semanal e mensal, das atividades (material, sessões, necessidades, etc) com apoio do Coordenador.
3. Controlar as presenças e organizar as ferramentas de controle, sob supervisão do Coordenador;
4. Preencher e fazer a analise dos dados em uma Base de Dados
5. Trabalho em coordenação com os técnicos de orientação profissional e pontos focais para organizar as visitas domiciliárias ou eventuais trabalhos na comunidade;
6. Planificar e implementar sessões de apoio aos jovens no âmbito do empreendedorismo;
7. Realizar o acompanhamento dos jovens durante e apos o período de incubação.
8. Ter uma comunicação constante com os membros da equipa e reportar as suas actividades ao coordenador do projecto;
9. Comunicar regularmente com coordenador do CFP e com os jovens que esta a acompanhar;
10. Organizar e “dominar” todas as fichas de acompanhamento dos jovens;
11. Elaborar relatórios mensais das actividades ligadas ao projecto;
12. Informa pontualmente os colegas e o coordenador sobre as dificuldades que enfrenta no percurso do projecto e definir com o Coordenador soluções;
13. Participar nos procedimentos administrativos em função das necessidades.
14. Implementar as actividades de formação mediante a metodologia;
15. Assegurar o acompanhamento dos jovens elaborando um mapa mensal de seguimento;
16. Abrir dossiê para cada jovem com as ferramentas que permita seguir a evolução dos jovens no seu processo ate a aprovação do plano de negócio.
Comunicação e relações com equipas/ Reposting
- Tem uma comunicação constante com a Coordenação do projecto FIP a quem reporta as suas actividades na reunião semanal da equipa;
- Informa sobre as dificuldades enfrentadas na implementação do projecto e define possíveis soluções.
- Administração / Finanças
- Justifica a Administração e finanças qualquer fundo colocado a sua disposição para realização de actividades ligadas ao projecto.
Diversos
- É disponível para efectuar qualquer outra tarefa julgada útil pelo seu superior directo seja no projecto principal ou outro.
Condições
Local de afectação: Escritório da ESSOR Beira
Modo de trabalho: Tempo integral
Superior hierárquico: Coordenador do projecto;
Subsidio: De acordo com a grelha salarial da ESSOR;
Para o efeito basta que seja enviado: Curriculum Vitae, Carta de motivação e indicação de 2 referências, por correio eletrônico: admn.biosp.essor@gmail.com Cc essor.fip.coordsofala@gmail.com ou entrega física nos escritórios da ESSOR Beira, cita no Bairro do Macuti, Avenida Centro Comercial numero 1998.