A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) em parceria com a Cruz Vermelha Alemã e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, está a implementar o Projecto “Melhoria da prontidão (urbana) da CVM e das capacidades de redução do risco de desastres humanitários das comunidades urbanas vulneráveis no grande Maputo” de Abril 2021 até Dezembro 2022.
Nesse âmbito, a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) pretende admitir para o seu quadro do pessoal, um(a) Técnico Provincial de Redução de Riscos de Desastres (RRD) para Maputo Província e Maputo Cidade, baseado em Matola.
Resumo das principais responsabilidades da função:
1) Levantamento e analise de dados e levantamento das necessidades nas zonas de implementação do Projecto em Maputo e Matola e nas famílias afectadas,
2) Implementar o processo de monitoria e recolha de dados, garantindo o fluxo de informação.
3) Trabalho com as comunidades beneficiárias: apoiar na elaboração e implementação de planos de contingência comunitários.
4) Conceber e implementar actividades de formação e sensibilização relacionadas com a reducção de riscos de desastres e para os comités locais de gestão de riscos de desastres.
5) Organizar e implementar exercícios de simulação para a gestão de desastre nas comunidades em colaboração com o INGD.
6) Fazer visitas frequentes para o apoio técnico aos membros e voluntários nas zonas de implementação do Projecto nas Cidades de Maputo e Matola.
7) Liderar e organizar as equipas de voluntários da CVM envolvidos nas actividades de reducção de riscos de Desastres do Projecto e formá-los nessa temática.
8) Gerir processos de distribuição de materiais, ferramentas e outros bens aos beneficiários/as, obedecendo as normas e procedimentos da CVM e CVA.
9) Elaborar planos de actividades semanais, relatórios de actividades e relatórios mensais.
Principais requisitos
- Carta de condução para motorizada válida.
- Mínimo 3 anos de experiência relevante no sector de redução de riscos de desastres em Moçambique.
- Conhecimentos comprovados em matéria de RRD e gestão de desastres.
- Capacidade de gerir projectos em geral, especialmente em organizações humanitárias.
- Capacidade para processar e apresentar dados de forma criativa, para gerar formatos adequados às diferentes audiências
- Experiência com Monitoria e Avaliação.
- Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em xangana e em português são essenciais.
Processo de candidatura
Os (as) interessados (as) deverão enviar as suas candidaturas até ao dia 27 de Junho de 2021, anexando o CV actualizado, certificados de trabalho e referências, através dos dois correios electrónicos – rhf.cvm@redcross.org.mz e cvm.urbano@gmail.com. A menção “Técnico RRD” deve figurar na linha destinada ao “assunto” da mensagem de correio electrónico.
Maputo, 16 de Junho de 2021
Validade: 27 de Junho de 2021