Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Descrição da Vaga
Objetivos da posiçao
A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar nas escenas financeiras e administração de Programas naquelas ações e atividades a implementar pela Ayuda en Acción que contribuiram ao desenvolvimento dequeles coletivos mais vulnerávels nas suas áreas de intervenção por enquanto alocadas em Cabo Delgado e Maputo.
O candidato/a escolhido/a apoiará ao departamento de administração e finanças na gestão financeira e contabilista, respeitando os princípios e os padrões contábeis aceitos em geral; gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável para cada doador; apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições públicas e outros atores relevantes para atingir os objetivos da organização nos Programas de Ayuda en Acción.
Funções
Apoio nos lançamentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol, seguindo as diretrizes do Contabilista Nacional e o Administrador/a Nacional:
- Gerir arquivos contabilísticos e administrativos de caixas e bancos.
- Gerir o fluxo de caixa (Petty Cash).
Gestão e controlo das actividades de tesouraria, proceder as reconciliações bancarias e gerir os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Contabilista Nacional, do Gestor/a Financeiro/a e de nosso Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projetos.
- Processar requisições internas e ordens de pagamentos de acordo com os procedimentos internos.
- Levar controlo de posiçoes do tesoureria.
- Apoio gestao contabilistica com fornecedores.
- Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor.
- Apoio em apresentar relatórios financeiros e contabilísticos de acordo com as diretrizes e prazos estabelecidos pelo Gestor/a Financeiro/a e o Contabilista Nacional.
- Assegurar a correcta justificação dos fundos conforme a normativa da Ayuda en Acción e dos financiadores.
- Apoiar na monitoría da execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objetivos pretendidos pela organização.
- Realizar visitas no terreno no quadro dos projetos feitos com nossos equipos locais e com parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de los acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores.
- Zelar pela observância das obrigações fiscais e demais procedimentos laborais, tais como Plano de Férias, Relação Nominal, INSS, IRPS, etc.
- Apoio na gestão dos recursos humanos da Fundação em Moçambique: pagamento de salários, e seguimento dos processos individuais dos funcionários garantindo a normativa local aplicável.
- Apoiar a posicição de Logístico em zelar pelo desenvolvimento e revisão dos procedimentos de compra e verificar o control do inventário, de acordo com procedimentos administrativos internos estabelecidos por a organização.
- Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contábeis, de gestão e de execução dos projetos.
- Monitorar e efetuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão contabilística, tributária e financeira, desenvolvendo e garantindo sostenibilidade dos processos promovidos, seguindo as diretrizes do Contabilista nacional e do Gestor/a Financiera de Programas.
- Facilitar e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos.
- Dar qualquer suporte necessário na coordenação de todas as funções administrativas e financeiras incumbidas pela Direcção de Ayuda en Acción;
Requisitos
- Formação Universitária em economia/Contabilidade/Finanças ou administração de empresas.
- Mínimo 02 anos de experiência em departamento financeiro, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG).
- Alto domínio da ofimática (Excel, Power Point, Word, etc.).
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente).
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito). Capacidade de comunicação em Macua é um plus.
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais.
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique.
- Sólidos conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor.
Como se candidatar:
A Candidatura deve ser feita através do site da Fundação “Ayuda en Acción” clicando no botão “Candidatar-se”
Local: Pemba