CATEGORIA PROFISSIONAL: ASSISTENTE COMUNITÁRIO – MPHD
NÍVEL DE ENQUADRAMENTO: 5
DEPARTAMENTO: PROGRAMAS
SUPERVISOR: COORDENADOR DE PROJECTO MPHD (MOMENTUM Private Healthcare Delivery.
Introdução:
A PSI – Population Services International, uma ONG sem fins lucrativos e que se dedica ao desenvolvimento de marketing social de produtos e serviços de saúde, com sede na cidade de Maputo. Para a implementaçao de um novo Projecto, denominado MPHD, com foco para a criaçao de demanda em PF/SSR, pretende contratar um/a Assistente Comunitário/a, dirnâmica/o e altamente experiente em matéria de SSR/Adolescentes e Jovens. O/A candidata/o selecionada/o estará baseada/o na Cidade de Nampula, e prestará contas ao Coordenador de Projecto.
SUMÁRIO DE RESPONSABILIDADES:
O Assistente Comunitário faz parte da equipa de criação da demanda dentro do Projecto MPHD e sob a liderança do Coordenador de Projecto, deverá garantir a implementação, das actividades de criação da demanda de adolescentes e jovens na província de Nampula, bem como criar condições para aumentar a qualidade e impacto das acções.
As responsabilidades específicas compreendem, mas não se limitam no seguinte:
1. Coordenar uma equipa de Promotores de Saúde Comunitária (PSC) das Associações Comunitárias
a. Implementar as estratégias, abordagens e metodologias de criação da demanda para adolescentes e jovens no Projecto MPHD, dentro do espectro programático aprovado, de uma forma proactiva e inovadora.
b. Construir e manter uma equipa de membros das Associações Comunitárias, forte, responsável e integrada no projecto, orientada para o aumento da demanda de serviços de SSR para adolescentes e jovens.
c. Fazer a formação das Associações Comunitárias no pacote de criação da demanda, qualidade de sessões, uso das ferramentas de criação da demanda e uso de ferramentas digitais de criação da demanda de PF.
d. Implementar de uma forma eficiente, efectiva e oportuna das actividades de criação da demanda usando ferramentas e abordagens de HCD (Human Centred Design) para adolescentes, pelas Associações Comunitárias
e. Realizar o mapeamento da sua área de intervenção e mapear a população adolescente junto das Associações parceiras.
f. Orientar as Associações no uso das ferramentas de criação da demanda e no fluxograma de criação da demanda para adolescentes e jovens.
g. Assegurar condições para que as actividades de criação da demanda das Associações Comunitárias tenham todos os materiais de comunicação e logísticos para a sua implementação.
2. Assegurar o desempenho das Associações Comunitárias na criação da demanda
a. Servir como ponto de comunicação entre a PSI e as Associações Comunitárias.
b. Promover acções de aprendizagem de boas práticas de criação da demanda dentro das associações.
c. Manter uma relação profissional e respeitosa com as Associações Comunitárias.
3. Monitoria de actividades:
a. Elaborar planos e relatórios mensais de criação da demanda, da sua área de acção, obedecendo a qualidade necessária e dentro do prazo estabelecido, com o detalhe de cada PSC
b. Elaborar o plano de supervisão mensal e semanal as Associações Comunitárias. E realizar supervisões de apoio técnico diárias, identificar e avaliar necessidades e desafios destas.
c. Realizar supervisão qualitativa as Promotoras de Saúde Comunitária com base na ferramenta HNQIS e validação de dados de criação de demanda usando a plataforma DHIS2.
d. Realizar encontros semanais, em cada site, com as Associações Comunitárias, para analisar as acções de criação da demanda tendo em consideração “sessões, referências realizadas, referência efectivas, efectividade e a razoabilidade do desempenho do projecto MPHD (Adolescentes e jovens).
e. Recolher as fotografias de trabalho de campo.
f. Documentar mensalmente as inovações e história de sucesso do programa MPHD e partilhar com o Coordenador de Projecto.
g. Realizar outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo Coordenador de Projecto.
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS:
- Nível académico médio em Ciências Sociais, Saúde ou outra área relevante.
- Experiência comprovada de trabalho em processos de desenvolvimento comunitário em programas de SSR.
- Experiência em coordenação com o envolvimento da comunidade e geração de demanda para actividades de serviços de PF.
- Confiança e capacidade de contactos positivos com as comunidades e demais actores sociais, além de muita capacidade diplomática para desenvolver boas relações com estes actores.
- Capacidade para organizar, planificar e implementar tarefas.
- Capacidade de cumprir prazos, gerenciar várias tarefas e trabalhar em um ambiente rápido e exigente.
- Conhecimento das instituições governamentais e não-governamentais, prioritariamente na área de Saúde.
- Capacidade de comunicação interpessoal.
- Conhecimento de informática na óptica do utilizador.
- Fluência em Português e línguas locais da província de Nampula.
Nota: Esta posição terá uma duração mínima de um ano, com uma avaliação a fim de 6 meses.
Formas de Candidatura:
Os candidatos interessados e que reunam os requisitos exigidos poderão efectuar as respectivas candidaturas, juntando (carta de manifestação de interesse dirigidas ao Representante Provincial da PSI -Moçambique, CV actualizado e cópia do certificado de habilitações), até o dia 30 de Outubro de 2021, fazendo a entrega do envelope fechado no seguinte endereço físico:
PSI – Population Services International
Escritório Regional de Nampula
Avenida Filipe Samuel Magaia n.º 174 Bairro Mutauanha.
Ou por Email para: aeduardo@psi.org.mz