WhireLab
A Focus Fístula é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que trabalha na área da fístula obstétrica, com a missão de contribuir para a melhoria da saúde da mulher, devolvendo a sua integridade física e dignidade como mulher, deixando-a capaz de voltar a viver uma vida normal e reintegrar-se na sua família e comunidade.
No âmbito do plano de crescimento e fortalecimento institucional a Focus Fístula pretende recrutar um Oficial de Administração e Finanças oferecendo um projecto profissional de elevado potencial de realização pessoal e de impacto na sociedade.
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que o candidato deve reunir para o adequado exercício da mesma.
1. Missão
- Suportar tecnicamente a gestão financeira e contabilidade da FOCUS FISTULA de forma a assegurar a eficiência e eficácia no planeamento e execução de recursos financeiros da organização.Prestar apoio ao processo de mobilização de recursos para a FOCUS FISTULA;
- Assegurar o suporte à gestão e implementação dos processos de suporte de Administração, Sistema de Informação, Logística, procurement e gestão administrativa de recursos humanos;
2. Responsabilidades e Tarefas
O Oficial de Administração e Finanças será responsável pelas seguintes tarefas no âmbito da Gestão de Administração e Finanças da FOCUS FISTULA:
No âmbito da Gestão Financeira:
- Participa e apoia na elaboração de políticas de gestão financeira;
- Apoia no processo de orçamentação da FOCUS FISTULA e dos Projectos;
- Garante uma execução orçamental e financeira saudável, mantendo o nível dos desvios menores possíveis;
- Assegura a gestão do risco financeiro (taxas de câmbio, liquidez, etc.) bem como a sua realização em tempo útil;
- Propõe soluções para os desvios e riscos verificados em tempo útil em coordenação com os gestores de projectos;
- Analisa e reporta sobre a informação financeira institucional;
- Elabora relatórios financeiros (mensais, trimestrais, anuais e extraordinários);
- Realiza ou coordena e supervisiona todas as actividades de tesouraria que sejam delegadas ao contabilista, nomeadamente:
a) Preparação de pagamentos de despesas previamente aprovadas;
b) Recepção e arquivo de documentos comprovativos de despesa;
c) Recebimento e registo de entradas e saídas de fundos;
d) Reconciliação bancária e informação sobre a situação dos saldos das contas bancárias e dar suporte à tomada de decisões associadas como os mesmos;
e) Controlo e garantia de justificativos fiscalmente aceites das despesas;
f) Gestão do fundo fixo de caixa;
- Garante o cumprimento das normas e procedimentos financeiros (justificação atempada dos adiantamentos, existência de procurement nos processos, facturas e recibos aceites por lei, existência física do imobilizado, etc.);
- Assegura apoio e treinamento de parceiros de implementação em matéria financeira;
- Assegura a reconciliação e controlo das contas dos devedores e credores;
- Assegura o registo de toda a informação financeira no software de contabilidade e propõe melhorias no mesmo de forma a responder as necessidades dos projectos;
- Assegura a interlocução e apoio às auditorias financeiras internas e externas;
- Assegura a implementação das recomendações dos relatórios de auditoria internos e externos.
No âmbito do Administração
- Garante a supervisão do escritório, limpeza interior e exterior;
- Procede ao pagamento anual de taxas e manifestos, inspecções e seguros de todas as viaturas dos Projectos;
- Garante os pagamentos mensais dos provedores de serviços tais como electricidade, comunicações, entre outros;
- Recolhe os bens e equipamentos no fim de cada Projecto e assegurar o seu registo actualizado;
- Garante diariamente o funcionamento das impressoras, fotocopiadoras e outros equipamentos manuais e electrónicos da FOCUS FISTULA;
- Garante a expedição e entrega de documentos e/ou bens;
- Assegura o expediente diário de bancos e pagamentos, apoio directo à tesouraria e outros pagamentos;
- Zela pelo bom atendimento do público;
- Gere os pedidos e recepção de chamadas telefónicas;
- Assegura a gestão administrativa de Recursos Humanos nos seguintes domínios:
a) Cadastro dos Funcionários
b) Recrutamento e Selecção
c) Gestão de Contratos
d) Processamento de Salários e benefícios
e) Cumprimento de obrigações fiscais e segurança social
f) Gestão da efectividade e mapa de férias
- Prepara anualmente o Plano de Procurement da FOCUS FISTULA, incluindo as estimativas de custos;
- Dá suporte às Áreas e Equipas na elaboração de Termos de Referência para a contratação de serviços de consultoria, bens e outros serviços;
- Dá suporte às unidades orgânicas na preparação de especificações técnicas para aquisição de bens e equipamentos;
- Elabora documentos de concurso, relatórios de avaliação e respectivos contratos para bens, obras e serviços de consultoria;
- Organiza a logística necessária para implementação dos planos de actividades dos projectos;
- Gere viagens nacionais e internacionais;
- Assegura a aquisição e o fornecimento de bens e serviços, meios de trabalho e consumíveis aos projectos e aos colaboradores;
- Planeia, gere e mantém as infraestruturas de redes, comunicações e micro-informática e serviços de suporte;
- Assegura suporte (helpdesk) aos utilizadores
3. Requisitos Profissionais
3.1 Habilitações Académicas
- Licenciatura nas áreas de Contabilidade, Finanças ou Gestão Financeira.
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Elevados conhecimentos de Gestão Financeira;
- Elevados conhecimentos de Tesouraria e Contabilidade;
- Elevados conhecimentos de Orçamentação e controlo orçamental;
- Bons conhecimentos de Gestão de Projectos;
- Bons conhecimentos das normas administrativas e financeiras dos doadores;
- Conhecimentos médios de Gestão Administrativa e Logística
- Conhecimentos médios de Procurement
- Conhecimentos médios de Gestão Administrativa de RH
- Conhecimento médios de SI/TI
- Bons conhecimentos do estado de desenvolvimento e do contexto social do País em geral;
- Bons conhecimentos de Inglês.
- Conhecimentos médios de informática na óptica do utilizador.
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
O Oficial de Administração e Finanças deverá possuir um nível elevado de proficiência nas seguintes competências Comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
- Orientação para os Resultados
- Orientação para o Beneficiário/Parceiro
- Eficácia Comunicacional
- Relacionamento Interpessoal
- Observância de Normas e Procedimentos
3.4 Tempo de Experiência
- A função requer uma experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares, de preferência em Organizações não Governamentais.
3.5 Expectativa Salarial
- O candidato deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
- Junho/Julho de 2023
5. Documentação a submeter pelo candidato
- CV actualizado em português (incluindo referências)
- Carta de Motivação da candidatura
- Cópia do Certificado de Habilitações
- Cópia de outros certificados de formação profissional relevantes para a vaga
Como se candidatar?
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