CESC
O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
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O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar 5 (Cinco) Facilitadores Comunitários para Província de Niassa por um período de 6 meses (Abril – Setembro 2025).
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.
1. Missão
O/A Facilitador(a) Comunitário tem a missão de estabelecer comunicação e interação entre uma organização ou Projecto e a comunidade local, promovendo o diálogo, a participação e o desenvolvimento social de modo a garantir que as acções e iniciativas sejam relevantes, eficazes e sustentáveis para a comunidade.
2. Responsabilidades e Tarefas
O/A Facilitador(a) Comunitário será responsável pelas seguintes tarefas:
- Implementar as actividades previstas nos planos de trabalho, tais como mobilizar e preparar as comunidades para a criação de Agendas e Projetos Comunitários;
- Apoiar as comunidades no desenvolvimento de Agendas Comunitárias;
- Identificar projetos viáveis dentro da comunidade;
- Assistir comunidades, grupos comunitários e Organizações Comunitárias de Base (OCBs) na elaboração de propostas de subvenção;
- Conduzir estudos de viabilidade com o apoio de especialistas do projeto, quando aplicável;
- Apoiar a implementação de projetos comunitários pelas comunidades, grupos e OCBs;
- Ajudar na documentação e prestação de contas dos projetos comunitários;
- Elaborar/produzir relatórios regulares (mensais, trimestrais, semestrais e anuais);
- Realizar visitas de monitoramento em conjunto com autoridades locais para acompanhar o progresso das comunidades;
- Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades;
- Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).
3. Requisitos Profissionais
3.1 Habilitações Académicas
- Licenciatura em áreas relevantes (Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Rural, Ciências Sociais ou outras);
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Conhecimento aprofundado do quadro legal e institucional relacionado à gestão de recursos naturais e aos Órgãos Locais do Estado.
- Familiaridade com a constituição, organização e funcionamento de associações, Fundos Comunitários e Comitês de Gestão de Recursos Naturais.
- Experiência prévia em projetos semelhantes será uma vantagem.
- Habilidade na elaboração de relatórios.
- Experiência em formação de actores locais (Comitês, OCBs, OSCs, etc.).
- Capacidade de trabalho em equipa.
- Experiência em trabalhar de forma autônoma.
- Conhecimento de línguas locais da província de Niassa e experiência como paralegal são vantagens adicionais.
- Habilidades/capacidades de informática a nível de usuário.
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
O/A Facilitador(a) Comunitário deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência.
- Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
- Orientação para resultados planeados;
- Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
- Relacionamento Interpessoal.
- Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
- Observância de Normas e Procedimentos
3.4 Tempo de Experiência
- A função requer uma experiência profissional mínima de 3 anos em Projectos de desenvolvimento comunitário com experiência na interação e formação de actores comunitários.
3.5 Expectativa Salarial
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
- Abril de 2025
5. Documentação a submeter pelo candidato
- CV actualizado em português (incluindo referências)
- Carta de Motivação da candidatura
- Cópia do Certificado de Habilitações
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa.
Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso:
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Expira a 28 de fevereiro de 2025
Para se candidatar a esta vaga visite app.whirelab.com.