Vagas Para (05) Facilitadores Comunitários (m/f)

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CESC

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil  é uma organização moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

 

No âmbito da implementação de Programas e Projectos, o CESC pretende recrutar 5 (Cinco) Facilitadores Comunitários para Província de Niassa por um período de 6 meses (Abril – Setembro 2025).

Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que os candidatos devem reunir para o adequado exercício da mesma.

1. Missão

O/A Facilitador(a) Comunitário tem a missão de estabelecer comunicação e interação entre uma organização ou Projecto e a comunidade local, promovendo o diálogo, a participação e o desenvolvimento social de modo a garantir que as acções e iniciativas sejam relevantes, eficazes e sustentáveis para a comunidade.

2. Responsabilidades e Tarefas

O/A Facilitador(a) Comunitário será responsável pelas seguintes tarefas:

  • Implementar as actividades previstas nos planos de trabalho, tais como mobilizar e preparar as comunidades para a criação de Agendas e Projetos Comunitários;
  • Apoiar as comunidades no desenvolvimento de Agendas Comunitárias;
  • Identificar projetos viáveis dentro da comunidade;
  • Assistir comunidades, grupos comunitários e Organizações Comunitárias de Base (OCBs) na elaboração de propostas de subvenção;
  • Conduzir estudos de viabilidade com o apoio de especialistas do projeto, quando aplicável;
  • Apoiar a implementação de projetos comunitários pelas comunidades, grupos e OCBs;
  • Ajudar na documentação e prestação de contas dos projetos comunitários;
  • Elaborar/produzir relatórios regulares (mensais, trimestrais, semestrais e anuais);
  • Realizar visitas de monitoramento em conjunto com autoridades locais para acompanhar o progresso das comunidades;
  • Prestar suporte e comunicar-se de maneira eficaz com outras áreas administrativas e programáticas da organização para alinhar prioridades e necessidades;
  • Realizar outras funções relacionadas ao cargo e indicadas pelo supervisor(a).

3. Requisitos Profissionais

3.1 Habilitações Académicas
  • Licenciatura em áreas relevantes (Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Rural, Ciências Sociais ou outras);
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
  • Conhecimento aprofundado do quadro legal e institucional relacionado à gestão de recursos naturais e aos Órgãos Locais do Estado.
  • Familiaridade com a constituição, organização e funcionamento de associações, Fundos Comunitários e Comitês de Gestão de Recursos Naturais.
  • Experiência prévia em projetos semelhantes será uma vantagem.
  • Habilidade na elaboração de relatórios.
  • Experiência em formação de actores locais (Comitês, OCBs, OSCs, etc.).
  • Capacidade de trabalho em equipa.
  • Experiência em trabalhar de forma autônoma.
  • Conhecimento de línguas locais da província de Niassa e experiência como paralegal são vantagens adicionais.
  • Habilidades/capacidades de informática a nível de usuário.
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais

O/A Facilitador(a) Comunitário deverá possuir as seguintes competências Comportamentais:

3.3.1 Competências Comportamentais
  • Integridade e Transparência.
  • Boa capacidade de comunicação, capaz de comunicar conceitos complexos de forma clara e concisa aos gestores e coordenadores, e outros.
  • Orientação para resultados planeados;
  • Criativo e com flexibilidade de adaptação a mudanças.
  • Relacionamento Interpessoal.
  • Resiliência, Inovação e Aprendizagem continua.
  • Observância de Normas e Procedimentos
3.4 Tempo de Experiência
  • A função requer uma experiência profissional mínima de 3 anos em Projectos de desenvolvimento comunitário com experiência na interação e formação de actores comunitários.
3.5 Expectativa Salarial
  • O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
  • Abril de 2025
5. Documentação a submeter pelo candidato
  • CV actualizado em português (incluindo referências)
  • Carta de Motivação da candidatura
  • Cópia do Certificado de Habilitações

Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa.

Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.

Aviso:

O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.

Expira a 28 de fevereiro de 2025

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Para se candidatar a esta vaga visite app.whirelab.com.

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