Fundação AVSI
A figura será responsável pela mobilização e sensibilização comunitária, bem como pela promoção da inclusão, removendo barreiras à participação. Irá apoiar a formação e o funcionamento dos comités, assim como a realização de campanhas adaptadas à cultura e ao idioma locais. Acompanhará a implementação no terreno, identificando eventuais dificuldades.
Patrocinado:
Estudar em PORTUGAL de Graça: Bolsas de Estudo Para Abertas
Estudar na Europa de Graça: Bolsas de Estudo Disponíveis
Mais de 100 Cursos Online Gratuitos
Principais Responsabilidades
Organização e Mobilização Comunitária:
- Apoiar a mobilização e engajamento das comunidades locais para garantir sua participação efetiva nos encontros para a elaboração participativa dos Planos Integrados de Resiliência Urbana (PIRU).
- Acompanhar a preparação e realização de eventos comunitários, actividades lúdicas, culturais e road shows, promovendo a sensibilização ambiental e a divulgação dos objectivos e resultados dos PIRU junto às comunidades.
Educação e Sensibilização Ambiental:
- Assistir na organização e monitoramento de campanhas de educação ambiental urbana, costeira e escolar, atuando em estreita colaboração com parceiros locais para garantir o alcance e impacto das acções.
- Apoiar a adaptação dos materiais educativos às especificidades culturais e contextuais das comunidades e escolas, facilitando sua compreensão e aplicação prática.
- Facilitar sessões de capacitação para comunidades e lideranças locais sobre práticas ambientais sustentáveis e estratégias de resiliência às mudanças climáticas.
Acções Piloto e Resiliência Climática:
- Acompanhar a execução participativa de acções piloto como arborização urbana, agricultura urbana, instalação de cisternas e construção de latrinas, garantindo a adesão comunitária.
Monitoria e Avaliação Participativa:
- Apoiar a recolha e organização de dados sobre as acções implementadas nas comunidades para contribuir para o monitoramento contínuo.
- Assistir na facilitação de processos de avaliação participativa, como grupos focais e entrevistas, incentivando a reflexão conjunta e o compartilhamento de feedback das comunidades.
- Contribuir para a documentação das boas práticas e lições aprendidas, promovendo a melhoria contínua dos processos de mobilização e desenvolvimento comunitário.
Coordenação e Comunicação:
- Facilitar o diálogo e a articulação entre comunidades, autoridades locais, técnicos e parceiros para garantir o entendimento, apropriação e sustentabilidade das soluções propostas.
- Participar ativamente do grupo de comunicação da AVSI, produzindo e enviando regularmente materiais, relatos e atualizações sobre as atividades comunitárias.
- Colaborar nas reuniões de coordenação com supervisores e equipes técnicas, integrando esforços com outras áreas da organização para o sucesso dos projectos.
Outro:
- Realizar outras tarefas compatíveis com as suas qualificações, conforme indicação da AVSI.
- Ter a Carta de condução para motociclos é uma vantagem.
Requisitos Essenciais
- Nível técnico (mínimo) em Desenvolvimento Comunitário, Ciências Sociais, Planeamento Urbano, Ambiente ou áreas afins, obtido em instituição de ensino reconhecida.
- Experiência Profissional e comprovada em mobilização comunitária e promoção da participação inclusiva em contextos urbanos e periurbanos.
- Experiência de facilitação comunitária, incluindo um bom entendimento das políticas comunitárias.
- Language: Português, Emakue, Shimakonde, KImwani, Suahili, Macua.
Experiência
- Facilitação de processos participativos de diagnóstico comunitário e recolha de dados primários e secundários para fins de planeamento territorial.
- Apoio à criação e funcionamento de comités comunitários, incluindo comités de gestão de riscos (CLGRC) e grupos locais de resiliência.
- Implementação de campanhas de sensibilização sobre mudanças climáticas, biodiversidade, arborização urbana e gestão ambiental.
- Acompanhamento e monitoria de acções-piloto comunitárias em adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas.
- Experiência na elaboração de relatórios de actividades.
- •’Colaboração com universidades, autoridades locais e parceiros técnicos em processos de formação e capacitação comunitária.
- Experiência em projectos de cooperação internacional e actuação em contextos multiculturais e interinstitucionais.
- Gestão de Projetos: Apoio directo na implementação de actividades comunitárias, recolha e sistematização de dados e suporte à monitoria.
- Ferramentas Digitais: Domínio básico de ferramentas Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook) e de ferramentas de recolha de dados (ex. KoboToolbox).
- Comunicação e Sensibilização: Capacidade de elaborar materiais de educação ambiental e facilitar sessões de formação e sensibilização com comunidades e instituições locais.
- Identificação com princípios e valores da AVSI; honestidade Fluente em Português falado e escrito, o conhecimento de outras línguas locais é uma mais-valia.
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma e proactiva.
- Capacidade e disposição para viajar regularmente para o campo.
- Boa capacidade de organização e planificação, e flexibilidade.
- Elevado grau de responsabilidade, iniciativa e capacidade de trabalhar sob pressão.
- Atenção aos detalhes e cumprimento de prazos.
- Espírito de equipa, com boa capacidade de relacionamento e comunicação;
- Disponibilidade imediata.
Validade: 28 de Setembro de 2025
Localização: Pemba / Ibo / Beira
Para se candidatar a esta vaga visite www.avsi.org.