CCS
O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), pretende contratar pessoal para a posição de Gestor de caso, baseado na província de Gaza nas áreas de HIV e Tuberculose, com as seguintes qualificações:
1. Programa de HIV (1 vaga)
- Provincia – Gaza
- Distrito – CHOKWE
- US – CS Barragem
- Gestor de Casos HIV – 1 Vaga
2. Programa da Tuberculose (1 vaga)
- Provincia – GAZA
- Distrito – CHOKWÉ
- US – CS Carmelo
- Gestor de Casos TB – 1 Vaga
O Gestor de casos é responsável pela implementação e monitoria das actividades de ligação entre Unidades Sanitárias (US) e a Comunidade. Trabalha diariamente em estreita ligação com os responsáveis dos diferentes actores da US (TB, ATS, APSS, C&T e SMI-CCR) facilitando a recepção e encaminhamento dos pacientes referidos da comunidade.
Principais Responsabilidades
- Ser o representante do CCS na US;
- Em coordenação com o Ponto Focal de APSS e TB da US, verificar a assiduidade de todos actores comunitários do CCS nos diferentes sectores da US e monitorar a operacionalização dos seus planos diários;
Extração, triangulação e distribuição das Listas de pacientes no APSS aos actores comunitários
- Liderar o processo de geração de listas semanais de pacientes faltosos e abandonos ao nível dos sectores de TARV, SMI-CCR extraídos manualmente e cruzar com Ficha mestra, FILA da farmácia e o livro de chamadas e visita domiciliar da US;
- Elaborar semanalmente as listas dos pacientes novos inícios, em risco de adesão e faltosos e abandonos ao TARV e disponibilizar ao supervisor de campo ou activista de HIV/TB da área de saúde da U.S (com o conhecimento do supervisor distrital) para realizar-se o seguimento preventivo e reintegração.
- Providenciar as listas semanais de casos índices TB e TB/HIV aos supervisores de campo ou activistas de TB para a realização de rastreio de contactos;
- Providenciar as listas semanais de pacientes TARV faltosos e abandonos e entregar aos supervisores de campo ou activistas de HIV para garantirem a distribuição aos activistas de modo a realizarem as visitas de reintegração.
- Assegurar a recepção de todos os pacientes faltosos e abandonos referidos da comunidade para US e verificar a concordância entre a guia de referência emitido pelo activista com os registos dos livros de chamadas telefónicas e visita domiciliar da us, livro de VD do ACS e o resumo mensal do ACS;
- Apoiar as US na implementação do fluxograma de recepção e reintegração de pacientes retornados à US através do preenchimento do livro de Gestor de Caso e controlo das guias de referência contra referência, garantindo o seu arquivo na pasta disponível na US;
Tarefas em outros Sectores
- Orientar pacientes TARV referenciados da comunidade para o Apoio Psicossocial;
- Participação regular em encontros multidisciplinares de coordenação para os diferentes serviços de acordo com guia de referência e contra referência;
- Facilitar o fluxo de atendimento e acompanhamento dos utentes entre os diversos serviços da Unidade Sanitária (PNCT, Serviço TARV adulto e pediátrico, Enfermaria, CPN, SAAJ, CCR, etc.);
- Apoiar os conselheiros leigos nos sectores de ATS, APSS, TB e SMI (mães mentoras e os homens mentores) no registo dos instrumentos de reporte de dados diário/mensal e monitorar os planos de ações elaborados durante as discussões semanais de dados;
- Apoiar a US na monitoria diária do registo das chamadas telefónicas e visitas domiciliar no livro de Chamadas e visita domiciliar dos sectores de APSS, TB e SMI-CCR;
- Apoiar a US na recepção dos casos de violação de Direitos Humanos e barreiras referidos da comunidade para US;
- Reportar semanalmente, ao supervisor distrital, dificuldades e boas práticas nas suas actividades para melhoria e partilha com outros locais;
- Apoiar a US na recepção dos homens referidos na comunidade e encaminhar para os serviços de saúde de HIV e TB (saúde sexual masculino).
- Acolhimento inicial. Abertura de processo clínico a crianças e adultos (incluindo grávidas) encaminhados ao Serviço TARV;
- Realizar aconselhamento a pacientes que iniciam TARV (sessões pré-TARV);
- Realizar aconselhamento a pacientes que apresentam risco de baixa adesão no contexto clínico (internamento, consultas, TB e outros serviços).
- Arquivar diariamente a ficha mestra e verificar informações relevantes quanto aspecto psicossocial de cada paciente;
- Realizar sessões de seguimento de adesão de rotina de acordo com o fluxo recomendado, sessões especificas para pacientes em risco de adesão
- Realizar diariamente chamadas de apoio e de reintegração registar devidamemente e garantir referencias para seguimento na comunidade através de visitas ao domicilio e registar devidamente
- Realizar sessões de aconselhamento para pacientes retornados da buscas
Actividades de M&A
- Verificar semanalmente a concordância entre o resumo semanal dos ACS e o registo de casos de TB referidos da comunidade no livro do PNCT da unidade sanitária;
- Realizar a triangulação de dados semanalmente entre os dados reportados pelos ACS de HIV e os registados nos livros de Chamadas e visitas domiciliárias da US;
- Encaminhar todos contactos TB menores de 15 anos (da comunidade e US) a CCR;
- Realizar o cruzamento semanal entre as crianças encaminhadas a CCR e as que iniciaram tratamento preventivo de TB;
- Compilar o resumo semanal/mensal dos casos recebidos como referência da comunidade U.S e de todos os pacientes entregues aos activistas para busca activa ou seguimento;
- Compilar o resumo semanal/mensal dos pacientes em TARV reintegrados na US após a intervenção na comunidade por parte do activista;
- Participar dos encontros do Comité TARV e discussão de estatística realizada na U.S;
- Participar dos encontros semanais com os ACS na unidade sanitária (feedback aos ACS sobre os casos referidos da comunidade), assegurando a monitoria da qualidade e registo de dados reportados pelos ACS;
- Apoiar as US a coordenarem com OCB, outras instituições e grupos activos na comunidade as actividades de visitas domiciliárias, de referência e de ligação entre comunidade e US;
- Apoiar a U.S em outras actividades que possam ser consideradas cruciais por esta, desde que não interfira na qualidade ou impeça as actividades para as quais for contratado;
Requisitos Básicos
- Ter mínimo de 12ª classe de escolaridade;
- Ter domínio das temáticas de HIV e TB desde formas de transmissão, prevenção e tratamento;
- Saber ler e escrever em Português;
- Saber falar a (s) língua (s) local (ais) do distrito ou província onde estiver inserido constitui uma vantagem;
- Ser membro da comunidade onde vai trabalhar;
Qualificações Adicionais
- Estar envolvido em ações voluntárias na comunidade;
- Saber preencher fichas de M&A ;
- Saber fazer leitura de livros de registos da U.S (livro de chamadas telefónicas e livro de visitas domiciliárias);
- Conhecer o fluxo de atendimento dos serviços de HIV, TB, SMI e outros relacionados na U.S;
- Conhecer os algoritmos de testagem. APSS, seguimento das mulheres grávidas e rastreios de TB;
Qualidades do gestor de Caso
- Ter flexibilidade para criar boas ligações com pessoal de saúde interno das U.S;
- Ser comunicativo, proactivo ;
- Saber comunicar com pessoas que visitam a US sem discriminação;
- Ser idóneo, aceite e reconhecido pela comunidade;
- Ter boa ligação com os líderes comunitários e
- Ser uma pessoa que inspira respeito desde o activistas ao pessoal de saúde.
Experiência exigida
- Ter trabalhado como activista em actividades de HIV ou TB constitui uma vantagem;
Local de actividade:
- O gestor de caso trabalhará na US em coordenação com os responsáveis dos sectores de HIV, TB e SMI.
Gestão e seguimento de pacientes em MDS-Modelos diferenciados de serviço
- Apoiar equipe clínica e conselheiros leigos na sensibilização dos pacientes com critérios para inclusão nos Modelos Diferenciados de Serviços;
- Receber os pacientes referenciados da comunidade para integrar nos MDS e encaminhar a consulta de APSS;
- Apoiar os conselheiros leigos no reforço do APSS dos pacientes em seguimento nos MDS com fraca adesão ao TARV (avaliar adesão ao TARV de forma individual ou grupal);
Formas de Candidatura:
Os interessados deverão enviar o CV em envelope fechado, acompanhado da Carta de apresentação de interesse, Certificados de habilitações e documentos que comprovem a experiência na área pela qual se propõe a concorrer, nos escritórios do CCS, na província de Gaza, Rua da Praia de Xai-Xai, Bairro Chununguine C, das 7:30 as 16:30h, até o dia 13 de Janeiro de 2025.
Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.
Em todos os processos de recrutamento e selecção de candidaturas, o CCS pauta pelos princípios de ética, transparência, imparcialidade e igualdade de oportunidades. Nenhuma transação monetária, nem pedidos de favores em espécie, nem outros tipos de favoritismo serão tolerados no processo de recrutamento. CCS reserva-se o direito de recusar a contratação de um candidato que tenha se beneficiado de tais actos. Todas as demandas ilícitas desse tipo podem ser processadas por meio do sistema judiciário.