FAO
Enquadramento Organizacional
A vaga está sediada em Moçambique, especificamente nos distritos de Mecanhelas, Cuamba e Marrupa, na província do Niassa, onde está a ser implementado o projecto Emergency Agricultural Livelihoods Support to Vulnerable Displaced Households, Host Communities and Smallholder Farmers in Niassa Province (OSRO/MOZ/147/JPN). O objectivo é mitigar o impacto de conflitos e choques climáticos nos meios de subsistência das comunidades vulneráveis, criando simultaneamente bases para fortalecer, de forma sustentável, a resiliência face a futuros choques e pressões.
Na província do Niassa, onde as principais ameaças estão relacionadas com riscos climáticos — nomeadamente a seca induzida pelo fenómeno El Niño e, posteriormente, chuvas intensas que afectaram gravemente a produção agrícola nos distritos do sul — o projecto prevê uma intervenção mista orientada para a recuperação dos meios de subsistência (produção de culturas, horticultura, pequenos animais) e o reforço de capacidades, ao mesmo tempo que promove ligações ao mercado local para melhorar a produção alimentar, o auto-sustento e a integração em cadeias de valor sustentáveis.
No terreno, a FAO prestará assistência técnica aos Parceiros de Implementação, incluindo os Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE), Organizações Não Governamentais (ONG) e Organizações de Produtores, promovendo insumos melhorados e práticas agrícolas inteligentes face ao clima (agricultura de conservação, agrofloresta, gestão sustentável do solo, entre outras), bem como o fortalecimento das capacidades das famílias e comunidades beneficiárias, utilizando metodologias participativas de extensão, incluindo a abordagem das Escolas na Machamba do Agricultor (Farmer Field Schools – FFS).
Linhas de Reporte
O Técnico Distrital de Campo reportará directamente ao Coordenador Nacional do Projecto, em estreita colaboração com os Especialistas do Projecto e sob supervisão geral do Gestor do Programa de Emergência e Resiliência.
Foco Técnico
Metodologias participativas de extensão, agricultura inteligente face ao clima (CSA), gestão sustentável do solo, multiplicação de sementes, produção pecuária, ligações ao mercado, segurança alimentar e nutrição.
Tarefas e Responsabilidades
- Apoiar o Coordenador Nacional do Projecto na gestão diária, implementação e monitorização das actividades ao nível distrital.
- Participar na identificação das áreas-alvo e dos beneficiários, com base nos critérios de vulnerabilidade definidos pela FAO.
- Coordenar as actividades do projecto em cada distrito-alvo.
- Articular a implementação das actividades com os especialistas que prestam apoio técnico ao projecto.
- Contribuir para a organização de acções de formação dirigidas a técnicos distritais e membros da comunidade sobre práticas de produção animal e agrícola.
- Identificar agregados familiares, associações e grupos agrícolas promissores para actuarem como parceiros, promovendo boas práticas.
- Supervisionar agricultores e grupos/associações envolvidos na multiplicação local de sementes.
- Realizar Field Days a nível distrital para promover a troca de conhecimentos sobre Boas Práticas Agrícolas e Práticas Inteligentes face ao Clima, visando uma gestão sustentável do solo.
- Avaliar as necessidades de formação dos beneficiários e preparar programas de reciclagem (MIP, GSS, pós-colheita, valor acrescentado, processamento e conservação).
- Coordenar com supervisores distritais de extensão a promoção de actividades de extensão participativa (grupos FFS, redes de associações) nas cadeias de valor e desenvolvimento agroempresarial.
- Monitorizar o trabalho dos prestadores de serviços contratados pelo projecto, garantindo que as actividades sejam concluídas dentro do prazo e com qualidade.
- Acompanhar a implementação dos Acordos de Parceria (LOA) a nível distrital.
- Facilitar reuniões regulares para partilha de informação com as partes interessadas, garantindo que todas as equipas estejam alinhadas com os planos de trabalho.
- Recolher dados sobre a implementação e progresso do projecto, incluindo o desenvolvimento de histórias de sucesso e lições aprendidas.
- Executar outras tarefas atribuídas.
OS CANDIDATOS SERÃO AVALIADOS COM BASE NOS SEGUINTES CRITÉRIOS
Requisitos Mínimos
- Licenciatura em Agricultura ou Produção Animal.
- Pelo menos três anos de experiência técnica e prática em duas das seguintes áreas: extensão rural/FFS, produção de sementes, horticultura, armazenamento e pós-colheita, produção pecuária e ligações ao mercado.
- Conhecimento de trabalho de Inglês e Português.
- Nacionalidade moçambicana.
Competências Centrais da FAO
- Foco em Resultados
- Trabalho em Equipa
- Comunicação
- Construção de Relações Eficazes
- Partilha de Conhecimento e Melhoria Contínua
Competências Técnicas/Funcionais
- Grau de experiência em metodologias participativas de extensão.
- Experiência prévia em funções de supervisão, com capacidades de resolução de problemas e tomada de decisão.
- Experiência profissional abrangente em projectos de desenvolvimento e gestão de projectos.
- Experiência relevante na implementação de programas FFS.
- Experiência na execução de projectos de adaptação e/ou mitigação das alterações climáticas.
- Experiência comprovada no relacionamento com autoridades governamentais, parceiros de desenvolvimento e outras entidades ao nível distrital.
- Capacidade para desenvolver relações de trabalho, coordenar actividades e resolver problemas.
- Experiência comprovada em equipas multidisciplinares e multiculturais.
- Experiência prévia em igualdade de género.
Critérios de Seleção
- Experiência nas áreas de multiplicação de sementes, abordagens de cadeias de valor, agrofloresta e produção orientada para o mercado em projectos de emergência ou desenvolvimento, implementados por ONG ou agências das Nações Unidas.
- Experiência na participação em inquéritos utilizando Kobo Collect e/ou avaliações participativas para identificação de necessidades e prioridades em contextos de desenvolvimento rural ou reconstrução.
- Competências informáticas (MS Office e Internet Explorer).
- Carta de condução para motorizada 125cc e experiência de condução em terrenos difíceis (obrigatório).
- Capacidade de comunicação eficaz com diferentes tipos de públicos.
Data de Encerramento: 25/11/2025, 00:59
Para se candidatar a esta vaga visite jobs.fao.org.
