Ajuda Popular da Noruega (APN)
A Ajuda Popular da Noruega (APN) é uma organização politicamente independente, baseada em afiliacão de membros, que opera na Noruega e em mais de 30 países em todo o mundo. Fundada em 1939 como organização de solidariedade humanitária do movimento operário, a APN tem como objectivo
melhorar as condições de vida das pessoas e criar uma sociedade democrática, justa e segura. Recentemente, a APN lançou operações de resposta humanitária no norte de Moçambique para atender às necessidades de Pessoas Deslocadas Internamente (IDPs) e das comunidades de acolhimento.
Actualmente, a resposta humanitária no norte de Moçambique está focada na Segurança Alimentar e Meios de Subsistencia, bem como no seu programa emblematico de Preparacao e Proteccao para Conflitos (CPP).
Patrocinado:
Estudar em PORTUGAL de Graça: Bolsas de Estudo Para Abertas
Estudar na Europa de Graça: Bolsas de Estudo Disponíveis
Mais de 100 Cursos Online Gratuitos
Para dar continuidade com os trabalhos que vem desenvolvendo a APN pretende contratar um/a Oficial de Protecção baseado em Pemba.
2. OFICIAL DE PROTECÇÃO
Responsabilidades:
- Apoiar o Coordenador de Preparação para Conflitos e Protecção (CPP) na implementação diária e no acompanhamento das actividades do projecto financiado pela ECHO (formações, actividades comunitárias, etc.).
- Assegurar o acompanhamento adequado e atempado dos parceiros locais da APN nos vários distritos, garantindo que os programas sejam implementados conforme os planos acordados e reportar quaisquer desvios ao Coordenador CPP/EORE.
- Trabalhar em estreita colaboracao com o Oficial de Monitoria e Avaliacao (M&E) e o Coordenador CPP/EORE para garantir que todos os dados das actividades implementadas sejam registados no painel da APN, facilitando o acompanhamento dos indicadores e resultados de todos os projectos.
- Fornecer suporte técnico em SGBV (Violência Sexual e Baseada no Género) aos parceiros locais da APN na implementação das intervenções relacionadas, incluindo:
- Liderar a realização de avaliações SGBV (como Grupos Focais de Discussão – FGDs, Entrevistas com Informantes-Chave – KIIs, auditorias de segurança e mapeamento comunitário) para identificar os riscos de SGBV enfrentados por meninas, meninos e mulheres nos distritos-alvo da província de Cabo Delgado.
- Trabalhar com o Consultor de SGBV da APN no desenvolvimento de materiais de formação sobre conceitos básicos de SGBV, princípios, encaminhamentos e estratégias de prevenção e resposta em consonância com os riscos identificados nas comunidades-alvo.
- Prestar apoio técnico ao parceiro local da APN na organização de actividades comunitárias de prevenção de SGBV, incluindo ações de sensibilização, debates, teatros comunitários, entre outros.
- Apoiar tecnicamente os parceiros locais no desenvolvimento de estratégias de prevenção da SGBV, como diálogos comunitários, campanhas de sensibilização porta-a-porta e outras acções voltadas para enfrentar os desafios enfrentados por mulheres e meninas nos distritos-alvo.
- Estabelecer parcerias e colaboracao com líderes comunitarios e outros actores relevantes para fomentar a participação e o apoio às actividades do programa de SGBV.
- Apoiar os parceiros locais da APN na recolha de dados regulares, garantindo a actualização do painel da organização e a submissão atempada de relatórios necessários para a NPA e doadores.
- Com o apoio do Coordenador CPP/EORE, trabalhar com o parceiro local no desenvolvimento de planos de trabalho semanais e mensais para uma implementação eficiente do programa.
Requisitos:
- Pelo menos 3 anos de experiência como Oficial de Protecção, com foco em SGBV, em uma organizaçao humanitaria internacional, preferencialmente na província de Cabo Delgado ou em contexto semelhante.
- Sólido conhecimento do contexto humanitário em Moçambique, especialmente em Cabo Delgado.
- Licenciatura numa área relevante (Ciências Sociais, Direito/Direitos Humanos, Relações Internacionais, etc.).
- Histórico comprovado de realizações em uma posição semelhante e em contexto similar.
- Fluência em inglês e português, tanto oral como escrita,
- Conhecimento de outros idiomas locais de Cabo Delgado será uma vantagem.
Forma de Candidatura:
Os candidatos interessados devem enviar o seu CV e carta de apresentação descrevendo a experiência para o e-mail: npamozjobs@npaid.org, indicando o título da vaga no assunto do e-mail, até sexta feira, dia 18 de Abril de 2005.
Encoraja-se candidaturas de mulheres
Para a vaga de Motorista, os candidatos residentes em Pemba / Cabo Delgado podem entregar as candidaturas pessoalmente no Escritorio da APN em Pemba, sita no Bairro E. Mondlane-Expansao, Rua EM 025.
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para npamozjobs@npaid.org