Vaga Para Oficial de Proteção e Engajamento Comunitário (m/f)

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Fundação AVSI

A Fundação AVSI é uma ONG Italiana que trabalha para a promoção do desenvolvimento humano em mais de 40 países do mundo. A AVSI está presente em Moçambique desde 2010 e opera nas áreas de desenvolvimento urbano, redução da pobreza, eficiência energética, protecção e educação, segurança alimentar, nutrição, água e saneamento.

Para o fortalecimento da sua equipa, a AVSI pretende recrutar para o seu quadro um/a Oficial de Proteção e Engajamento Comunitário.

Principais tarefas e responsabilidades

  • Participar e apoiar a realização de treinamentos no âmbito do projeto;
  • Mapear as necessidades em termos de Proteção e registros de incidentes dentro dos locais de reassentamento, em particular os grupos mais vulneráveis ​​da comunidade;
  • Assegurar a coordenação com as autoridades locais para implementação de atividades nas comunidades e nos sítios de reassentamento onde opera o projeto;
  • Participar das reuniões do Cluster Distrital;
  • Contribuir na introdução e supervisão de um mecanismo de reclamações e sugestões ( CFM) em nível comunitário, em coordenação com a população afetada ( AAP);
  • Apoiar no acompanhamento de ativistas de campo e PFP, dentro do local de reassentamento, comunidade e supervisão de suas atividades no campo na área de proteção;
  • Acompanhar processos comunitários com os líderes e a comunidade fornecendo conteúdos e metodologia relevantes para implementação de atividades de Proteção e promoção de direitos humanos, coesão social paz e estabelecer a criação de comitês de paz na comunidade e nos sítios de reassentamento;
  • Apoiar a equipe de mobilização comunitária e de jovens nas atividades de envolvimento e participação comunitária (eventos, encontros, campanhas e outros);
  • Preparar os relatórios narrativos das atividades do projeto alocado em conformidade com os requisitos dos doadores e os procedimentos da AVSI;
  • Realizar visitas de campo regulares, revisar o progresso das atividades e determinar/receber feedback da equipe e dos beneficiários em relação a desafios emergentes e lacunas nos planos originais;
  • Representar a AVSI em nível local na coordenação com doadores e outros parceiros ou outros grupos de coordenação da área temática, tendo participação ativa;
  • Organizar atividades de monitoria e avaliação do impacto das atividades no terreno em colaboração com a equipe do projeto;
  • Apoiar na coleta de dados para elaboração de relatórios;
  • Apoiar os processos de elaboração de instrumentos, mecanismos de coleta de informações, 5Ws, acompanhamento e análise de dados das atividades realizadas no projeto;
  • Garantir coleta, organização e arquivo das fichas de presenças, justificativos e outra documentação a suporte das actividades de terreno segundo os processos da AVSI e do doador.
  • Respeitar e cumprir com todas as regras de Procurment e logísticas da AVSI;
  • Participar das reuniões de coordenação do projeto, reunião semanal e qualquer outro evento quando solicitado;
  • Participar do processo de avaliação de meio termo e final (anual) previsto pela AVSI como avaliado;
  • Colaborar para o bom funcionamento da estrutura da AVSI no País ou na área de trabalho específica.

Requisitos essenciais

  • Licenciatura/Pós-Graduação em Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Estudos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento ou áreas relacionadas, obtida numa instituição de ensino de reputado mérito;
  • Mínimos dois (2) anos de experiência em programas de Educação, Suporte Psicossocial, Protecção em contextos de desenvolvimento e de emergência para ONGs;
  • Competências linguísticas: Português, Emakue, Shimakonde, KImwani, Suahili, Macua

Habilidades e experiência necessárias

  • Experiência em serviço social, desenvolvimento comunitário e na implementação de programas de Protecção, protecçcão comunitária;
  • Habilidades de treinamento e capacitação, capacidade de realizar treinamentos formais, estruturados e informais;
  • Capacidade e experiência para efetivamente fornecer treinamento em PSS, PSEA, identificação e referência de casos, etc.;
  • Experiência de facilitação e mobilização comunitária, incluindo um bom entendimento das políticas comunitárias e redes de proteção;
  • Capacidade de articular e coordenar efetivamente com o governo, ONGs locais e internacionais, e outros atores;
  • Conhecimento efetivo e profundo dos pacotes Word, Excel, PowerPoint e Outlook;
  • Capacidade de trabalhar de forma autônoma e proativa;
  • Capacidade e disposição para viajar regularmente para o campo;
  • Boa capacidade de organização e planejamento, e flexibilidade;
  • Alto grau de responsabilidade, iniciativa e capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Atenção aos detalhes e cumprimento de prazos;
  • Espírito de equipe, com boa capacidade de relacionamento e comunicação;
  • Identificação com os princípios metodológicos e valores da AVSI;
  • Falar pelo menos 02 Idiomas locais (Macua, Maconde, Swahili, Mwani, Emakue)
  • Disponibilidade imediata.

Prazo para inscrição: 04.04.2025

Marcado como: ,

Localização: Cabo Delgado

Para se candidatar a esta vaga visite link.intercarreira.com.

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