ADPP Moçambique
ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), pretende recrutar um/a candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Oficial de monitoria e avaliação no Projecto ADPP – AgroVida baseado na Província de Cabo Delgado.
Sobre a ADPP
A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas deeducação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missãoda ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os Projectos da ADPP utilizam uma abordagem holísticae inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento.
Para mais informações sobre o trabalho e Projectos da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso últimorelatório anual.
Objetivo do trabalho
Desenvolver um sistema de Monitorização e Avaliação para o programa financiado pela EKN sobre Fortalecimento dos Sistemas de Produção Alimentar em Cabo Delgado (AgroVida). A ADPP é subparceira de um consórcio liderado pela Aga Khan. O oficial de M&A da ADPP será responsável por liderar as tarefas gerais relacionadas com a monitorização e avaliação no projecto através da concepção e implementação de um sistema de monitorização para recolher/rastrear actualizações regulares do progresso e informar a gestão através de aspectos formais de relatórios. O oficial de M&A reportará ao Gestor de Projecto da ADPP.
Sobre a posição:
O responsável pela Monitorização e Avaliação (oficial de M&A) ficará baseado em Pemba, província de Cabo Delgado e será responsável pela concepção, coordenação e implementação do quadro de monitorização e avaliação, investigação e aprendizagem da AgroVida para a ADPP.
O oficial de M&A reportará ao Gestor do Projecto e trabalhará com outros oficiais de M&A dentro da ADPP e do consórcio para garantir a implementação adequada das actividades de M&A do projecto e para produzir relatórios de qualidade.
As tarefas do Oficial de Monitoria e Avaliação incluem, mas não estão limitadas a:
- Contribuir para o desenvolvimento, implementação e discussões internas sobre questões de M&A no projeto;
- Configuração do sistema de M&A;
- Auxiliar na revisão da matriz lógica do projeto, particularmente nas áreas de indicadores de desempenho e sua medição;
- Auxiliar no desenvolvimento e/ou finalização do Plano de Trabalho do projeto e mantê-lo atualizado de acordo com as atividades e prazos do projeto, conforme relevante;
- Juntamente com o líder de M&A do consórcio e o Gestor de M&A da ADPP desenvolver o quadro geral para M&A do projecto, por exemplo, linha de base, revisão intercalar do projecto, avaliação de impacto, avaliação final, desenvolver o Plano de Monitorização do Desempenho do projecto (PMP) com sistema de recolha de dados relevante;
- Rever a qualidade dos dados existentes nas áreas temáticas do projecto, os métodos de recolha dos mesmos e o grau em que fornecerão boas estatísticas de base para avaliação de impacto;
- Apoiar e desenvolver dados de base para cada componente do projecto e todos os indicadores do projeto;
- Com os parceiros colaboradores, rever as suas abordagens e sistemas de informação de gestão existentes e chegar a um acordo sobre quaisquer alterações, apoio e recursos necessários;
- Desenvolver um plano para a capacitação relacionada com o projecto em M&A e para qualquer apoio informático que possa ser necessário.
- Organizar e realizar formação com parceiros colaboradores em M&A, conforme necessário.
- Implementação de M&A e Coordenação
- Coletar dados regularmente para medir os resultados em relação aos indicadores de desempenho;
- Verificar a qualidade dos dados, manter e administrar a base de dados de M&A; analisar e agregar descobertas;
- Apoiar relatórios de progresso do projeto, revisão do projeto e avaliação final;
- Identificar áreas onde é necessário apoio técnico ao pessoal do projecto;
- Identificar lições aprendidas e desenvolver estudos de caso para capturar resultados qualitativos do projeto;
- Aconselhar o supervisor sobre como melhorar o desempenho do projecto utilizando resultados de M&A;
- Produzir relatórios sobre as conclusões da M&A e preparar apresentações baseadas nos dados da M&A, conforme necessário;
- Fornecer ao Gerente de Projeto informações de gerenciamento que possam ser necessárias.
- Verifique se os dados de monitorização são discutidos no fórum apropriado e em tempo útil em termos de implicações para ações futuras. Se necessário, crie tais discussões para preencher qualquer lacuna;
- Desempenhar outras funções que possam ser atribuídas pelo Gerente de Projeto e pelo líder de M&A do consórcio.
Requisitos:
- Formação em estatística, demografia, economia ou áreas afins.
- Certificados/diploma em Planeamento e Gestão de Projetos, Monitorização e Avaliação, ou áreas afins serão considerados uma vantagem para esta posição.
- Um mínimo de três (3) anos de experiência profissional numa posição de M&A responsável pela implementação de actividades de M&A de projectos de desenvolvimento em clubes de agricultura/agricultores.
- Experiência em planejamento estratégico e medição de desempenho, incluindo seleção de indicadores, definição de metas, relatórios, gerenciamento de banco de dados e desenvolvimento de planos de M&A e monitoramento de desempenho.
- Compreensão e conhecimento de aplicativos básicos de informática, como MS Words, Excel e gerenciamento de banco de dados.
- Experiência na concepção, implementação e operação de sistemas de M&A de projetos desde o início do projeto até as fases de encerramento.
- Experiência na concepção e gestão de sistemas de monitorização de beneficiários e de bases de dados.
- Conhecimento das principais metodologias de avaliação (qualitativa, quantitativa, método misto e impacto) e metodologias de recolha e análise de dados.
- Experiência no planejamento e gerenciamento de pesquisas, com conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de coleta de dados.
- Experiência na gestão e fornecimento de formação ao pessoal do projecto e aos beneficiários alvo.
Localização: Província de Cabo Delgado, Cidade de Pemba.
Data de início: Imediatamente
Os candidatos interessados deverão enviar os seus CV, acompanhados da carta de manifestação de interesse, para o e-mail: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org até 24 de Março de 2024, indicando no assunto do e-mail para além do título de posição deve conter o código: “OFICIAL DE MONITORIA E AVALIAÇÃO – OM&A0324”.
Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados