Aldeias de Crianças SOS Moçambique
A Aldeias das Crianças SOS Kinderdorf International é uma das maiores Organizações Sociais e Humanitárias de apoio as crianças que perderam os cuidados parentais ou em risco de perdêlos. A nível mundial, a SOS Kinderdorf International existe em mais de 134 paises, sendo que em Moçambique estão actualmente estabelecidas 6 Aldeias em Maputo, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Pemba incluindo a Escola SOS Maputo. No âmbito da implementação de projectos de assistência humanitária na Província de Cabo Delgado, a Aldeias de Crianças SOS Moçambique pretende admitir um(a) Oficial de Educação a basear-se em Pemba.
Responsabilidades
- Sob supervisão directa do Coordenado do Projecto e seguindo as políticas, regulamentos e normas da organização, o(a) incumbente terá, entre outras, as seguintes responsabilidades:
- Trabalhar em estreita colaboração com os Serviços Distritais da Educação, Governo Local, Organizações Não-Governamentais (ONG) que atuam no Sector da Educação, Organizações Comunitárias e outros parceiros sociais;
- Garantir a implementação das actividades do projecto obedecendo a política de educação e da política de inclusão da Aldeias de Crianças SOS em Moçambique;
- Criar estruturas comunitárias de apoio que melhorem os direitos de acesso à educação para as crianças mais vulneráveis e com necessidades educativas especiais;
- Realizar campanha de sensibilização para promover a educação de raparigas e a educação inclusiva;
- Trabalhar ativamente em conjunto com os pais/cuidadores, encarregados de educação e outras partes interessadas através da sensibilização sobre os direitos e benefícios da educação;
- Realizar treinamentos e sensibilizações de professores e membros das comunidades para participação na implementação e operacionalização de atividades educacionais inclusivas;
- Criar parcerias com outras organizações que trabalham na educação para aumentar o apoio aos beneficiários do projecto no acesso à educação;
- Interagir com redes locais de educação, defender e ser ativo no planejamento, implementação e monitoramento da implementação de iniciativas e atividades locais para supervisionar o progresso académico das crianças e prevenir o abandono escolar, a gravidez precoce e o casamento prematuro;
- Apoiar a equipe técnica do projeto na preparação de relatórios do projeto e doadores em tempo hábil para as atividades do projeto em conformidade com os requisitos internos e externos.
Requisitos
- Licenciatura em áreas relacionadas com a educação, Educação Inclusiva, Ciências Sociais ou Desenvolvimento Comunitário;
- Mínimo de 3 anos de experiência em gestão prática de programas de educação e implementação de programas de desenvolvimento comunitário;
- Experiência de trabalho comprovada na área de Educação Inclusiva;
- Experiência de formação de professores nos níveis primário e/ou secundário e conhecimentos e competências comprovados em aprendizagem ativa, metodologias centradas na criança e inclusivas e educação para necessidades especiais;
- Experiência de trabalho comprovada com os SDEJT, funcionamento de Conselhos de Escola e Clubes da Rapariga, incluindo a criação de Centros de Aprendizagem e Recursos;
- Experiência comprovada de trabalho com crianças e adolescentes dentro e fora do Sistema Educativo;
- Proficiência na redação de relatórios técnicos e programáticos;
- Proficiência em Emakhuwa, Kimwani ou outra língua local de Cabo Delgado é fundamental;
- Possuir carta de condução de motociclo é mandatário;
- Residência em Pemba e disponibilidade imediata.
Como se candidatar?
Os candidatos interessados poderão submeter em LÍNGUA PORTUGUESA os seus CV’s, acompanhados pela carta de manifestação de interesse e de Certificados de Habilitações e/ou Diplomas, através do seguinte correio electrónico: Recruitment.SOS@soscvs.org.mz, indicando no assunto ” PEMBAOED2024″ até ao dia 30/07/2024.