FNB
O FNB está a recrutar para o seu quadro de pessoal um/a Gestor de Risco de Activos e Passivos
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Resumo da Posição:
O Gestor de Risco de Passivos e Activos (ALM) apoiará a análise e gestão do risco de ALM dentro do banco. O titular da função será responsável por certos aspetos operacionais da função de Risco ALM, tais como a conformidade com as Políticas dos bancos; conformidade com os limites de risco; e operar os procedimentos para aderir ao apetite de risco acordado.
Quadros e mandatos
- Responsável pelo estabelecimento e manutenção dos Frameworks de Risco de Tesouraria do FNBM para Gestão de Ativos e Passivos. Os referidos riscos de Tesouraria incluem o Risco de Liquidez, o Risco Cambial e o Risco de Taxa de Juro da Carteira Bancária.
- Garantir a conformidade total com os requisitos regulamentares e do grupo.
- Propor limites de risco de ALM, garantindo que os mandatos de carteira estão em vigor em todo o FNBM em linha com o apetite pelo risco de FNBM
- Investigar as melhores práticas e formular recomendações sobre a implementação de novos desenvolvimentos e melhorias nos processos de gestão do risco de FNBM.
Governança e conformidade
- Monitorizar os riscos de ALM e assegurar que a exposição e utilização estão em conformidade com os limites de risco
- Assegurar que as violações de mandato e limite e o seu incumprimento sejam encaminhados a fóruns apropriados
- Garantir a implementação dos requisitos de Basileia II em todos os portfólios
- Assegurar a existência de processos de governação adequados (quadros e regulamentos)
- Fornecer supervisão independente sobre os riscos de Activos e Passivos do FNBM
- Assegurar a coordenação com o trabalho de Auditoria Interna e Externa
Análise e medição de riscos
- Desenvolver métricas apropriadas para cada um dos Riscos de Tesouraria
- Avaliar continuamente a adequação de métricas e metodologias de medição
- Rever a metodologia do capital económico relacionada com a Activos e Passivos
- Rever os testes de esforço dos pressupostos e os resultados do backtesting da BAU para cada Risco de Tesouraria
- Supervisionar os cálculos do limite de risco
Relatórios e comunicação
- Coordenação e produção das secções e apresentações do pacote ALCCO relacionadas com os riscos de ALM, bem como facilitar e normalizar a comunicação de informações em fóruns apropriados com a frequência apropriada, tanto no país como para o Grupo
- Coordenação e submissão dos relatórios trimestrais do Processo de Gestão Chave relativos aos riscos de ALM na carteira bancária ao Comité de Risco e
- Conformidade do Conselho de Administração do FNBM
- Propriedade de todos os relatórios regulatórios de ALM Risk
- Relatórios ad hoc relacionados com a comunicação de riscos de ALM relacionados com:
- Gestão de balanços (requisitos de capital económico)
- Demonstrações financeiras anuais (secções relevantes do Relatório de Risco)
- Comunicar resultados de análise e medição de risco ao Tesoureiro, ALCCO e ao Portfólio Macro
- Ligação com a indústria (nacional e internacional)
Relações estratégicas
- Responsável pelo desenvolvimento e manutenção de relações estratégicas com:
- Quadros superiores (ALCCO – Assets and Liabilities Committee)
- Regulador
- FRM (Financial Resource Management), Risco e Conformidade, Unidades de Negócio
- Gestão de Risco ALM do Grupo
- Desenvolver e manter relações com pares em ERM (Enterprise Risk Management) mais amplos para se manter atualizado com os desenvolvimentos mais recentes em estruturas de risco FirstRand
Qualificações & Experiência
- Pós-graduação em finanças/matemática/atuarial/estatística/gestão de riscos financeiros.
- A qualificação CFA ou FRM seria uma vantagem.
- Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de ativos/passivos ou gestão de riscos.
- Conhecimento profundo dos produtos bancários e instrumentos financeiros.
- Experiência em análise avançada e medição de riscos.
- Conhecimento e paixão para acompanhar as últimas tendências, notícias, ambientes econômicos (globais e locais) e capacidade de traduzir o impacto da mudança no risco de liquidez e apetite pelo risco, e operações bancárias;
- Experiência em análise de dados;
- Excel Avançado, VBA, PowerPoint e Word, e com excelentes habilidades de comunicação (particularmente escrita) e boas habilidades organizacionais;
- Conhecimentos básicos de notações e metodologias de notação;
Validade: 23/04/25
Para se candidatar a esta vaga visite link.intercarreira.com.