Parque Nacional da Gorongosa
ANÚNCIO DE VAGA
(Contratação do Gestor de Operações)
Localização: Parque Nacional da Gorongosa (Província de Sofala)
Tipo de Contrato: Indeterminado
Sector: Fiscalização
Departamento: Conservação
TERMOS DE REFERÊNCIA
Contextualização
O Parque Nacional de Gorongosa é uma área de proteção total de domínio público. A Fundação Greg Carr e o Governo de Moçambique assinaram um acordo de Longa Duração para a gestão do Parque em 2008, o qual foi prorrogado por 25 anos em 2018 e está em vigor até 2043.
I. Perfil da Posição
O Gestor de Operações, ajudará a supervisionar as operações do sector da fiscalização, formação e o bem-estar dos seus fiscais. Esta posição é estimada em 80% baseada no campo e 20% baseada no escritório, com deslocações frequentes a vários sectores e postos estabelecidos dentro do Parque e na sua Zona de Desenvolvimento Sustentável (Zona Tampão).
II. Principais Responsabilidades
- Aconselhar os Gestores de Sector, Chefes de Operações e Líderes de Patrulha.
- Trabalhar com todos os níveis do corpo de Fiscalização, na planificação e implementação de operações e todos os programas de formação.
- Avaliar rigorosamente os esforços das unidades de patrulha por meio de inspecções regulares sectoriais semanais de campo e coordenação diária com a Sala de Controle utilizando tecnologias, como o EarthRanger.
- Reportar com periodicidade diária, semanal e mensal ao Director de Conservação e Chefe da Fiscalização.
- Garantir uma rigorosa implementação e avaliação de “SOPs” para todo sector da fiscalização.
- Coordenar com a equipa de Assuntos Legais e os Recursos Humanos do Parque para garantir a adesão dos Fiscais aos códigos de conduta.
- Desenvolver e implementar processos de avaliação interna e um programa de formação de fiscais com ênfase nas capacidades operacionais críticas exigidas aos fiscais.
- Estabelecer e implementar um programa de exercícios físicos rigorosos e regulares de acordo com os critérios da formação.
- Em coordenação com o sector de transportes garantir uma gestão da frota da Fiscalização, eficiente logística e “stock” de todos os suprimentos e equipamentos.
- Supervisionar os protocolos e procedimentos de controle de armas de fogo.
- Trabalhar em estreita colaboração com a equipa médica para alcançar a saúde e o bem-estar dos fiscais, incluindo o treinamento básico em primeiros socorros e outras medidas.
- Melhorar a capacidade dos fiscais para monitorar e gerir encontros com fauna bravia e encontros com animais selvagens perigosos.
- Avaliar as condições de campo diariamente e identificar quaisquer ameaças e desafios em desenvolvimento/mudança e desenvolver propostas para melhorar a capacidade operacional e de segurança da Fiscalização.
III.Requisitos e experiência
- Licenciatura ou Bacharelato em gestão de flora e fauna, ou áreas similares relevantes;
- Nacionalidade Moçambicana;
- Mínimo 10 anos de experiência profissional em gestão e conservação de áreas protegidas e, especificamente na fiscalização;
- Habilidades de comunicação na escrita para reportar aos superiores ou chefes de departamento no âmbito da preparação dos documentos e orçamento;
- Habilidades em línguas, principalmente Português e Inglês falado e escrito;
- Capacidades de organização, escrita e manutenção de registos;
- Alto nível de condicionamento (físico e mental) e capacidade para trabalhar em ambientes selvagens;
- Sólida compreensão da legislação de conservação, de direitos humanos e todos os quadros jurídicos aplicáveis que regem as áreas de conservação em Moçambique.
Convida-se os interessados a enviar uma carta de interesse, explicando as suas qualificações e experiência relacionada à posição, CV’s (incluir cópias dos certificados e 3 referências), até o dia 25/02/2023, através do endereço electrónico: recruitment@gorongosa.net
A prioridade na selecção será dada ao candidato (a) que preencher os requisitos gerais para ocupação da vaga, através da avaliação do Curriculum Vitae.
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para recruitment@gorongosa.net