Vaga Para Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (m/f)

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Parque Nacional da Gorongosa

POSIÇÃO: (1) Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem
SUBORDINAÇÃO: Directora de Departamento
LOCAL: Parque Nacional da Gorongosa, província de Sofala, Moçambique
DEPARTAMENTO: Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência
SECTOR: Agricultura
BASEADO: Gorongosa; Nhamatanda; Muanza e Cheringoma
TIPO DE CONTRATO: Prazo Incerto (Duração do Projecto)

TERMOS DE REFERÊNCIA

I. Descrição da Organização

Gorongosa Restoration Project (GRP) co-gere o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) com o Governo de Moçambique. A GRP tem um mandato duplo para fortalecer a conservação da biodiversidade e ajudar o Governo a promover o desenvolvimento humano na Zona Tampão do PNG, uma área de cerca de 600.000 hectares com 200.000 pessoas divididas em 6 distritos, nomeadamente Gorongosa, Nhamatanda, Cheringoma, Muanza, Dondo e Maringué em 16 regulados. Essas iniciativas de desenvolvimento humano catalisam o desenvolvimento económico, fortalecem os sistemas locais de saúde e educação e apoiam iniciativas de conservação baseadas na comunidade.

Gorongosa Restoration Project (GRP) e os seus parceiros Right to Play (RTP) e Resilience estão a implementar um novo programa denominado “Desenvolvimento de Meios de Subsistência Sustentáveis para as Comunidades da Zona Tampão da Gorongosa”, abreviado como SLD
Gorongosa, que visa contribuir para a redução sustentável da pobreza socioeconómica das comunidades que vivem no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e nos distritos circundantes da Gorongosa, Dondo, Nhamatanda, Cheringoma, Muanza, Maringue e Serra da Gorongosa, com ênfase nas mulheres e nos jovens. Além disso, o programa contribuirá para a reflorestação e a recuperação da biodiversidade.

O programa irá adoptar uma abordagem integrada para a agricultura sensível à alimentação e nutrição, agrofloresta, gestão da água e gestão dos recursos naturais, melhorando o acesso à informação, formação, insumos, mercado e finanças e, consequentemente, proporcionar benefícios económicos para as pessoas que vivem na paisagem da Gorongosa através do aumento da produtividade agrícola, renda, eficiência de custos e oportunidades de mercado, comunicação e inclusão, uso optimizado de recursos, bem como adaptação às mudanças climáticas e choques
emergentes.

Neste contexto, a GRP pretende contratar (1) Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem com experiência em sistema de monitorização, avaliação e aprendizagem (MEL) para comunicar o progresso em relação aos indicadores esperados para se juntar à equipa do sector de Agricultura.

Sumário da Posição

O Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem supervisionará o sistema de monitorização, avaliação e aprendizagem (MEL) para comunicar o progresso em relação aos indicadores esperados e manterá os procedimentos e directrizes de comunicação em conformidade com os sistemas e regulamentos acordados dos diferentes doadores. Ajudará as equipas de projecto a aperfeiçoar o plano e o sistema de acompanhamento e avaliação em conformidade com o quadro de resultados do projecto, coordenará a recolha e a validação de dados, controlará a exaustividade dos conjuntos de dados e acompanhará o desempenho do projecto em relação aos objectivos.

Contribuirá para os esforços de reforço das capacidades do pessoal e dos parceiros do projecto em actividades relacionadas com a MEL, que podem incluir a recolha, a utilização e a divulgação de dados.

II. Requisitos Gerais

  • Nível superior em estudos de desenvolvimento, agricultura, economia ou áreas relacionadas, com bons conhecimentos de estatística;
  • Ter pelo menos 5 anos de experiência comprovada na concepção e implementação de actividades de monitoria e avaliação com boas capacidades analíticas e de elaboração de relatórios, de preferência no centro de Moçambique;
  • Experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas móveis de recolha de dados como Commcare, FMIS;
  • Experiência na implementação, acompanhamento e monitoria de projectos agrícolas;
  • Excelentes capacidades de comunicação, escrita e apresentação em Português e Inglês;
  • Conhecimento dos protocolos de recolha de dados para garantir a exatidão da recolha e verificação de dados; capacidade para identificar tendências de dados e comunicar esta informação para a tomada de decisões estratégicas na implementação do programa;
  • Fortes competências de análise de dados com capacidade comprovada para identificar tendências de dados e comunicar esta informação para a tomada de decisões estratégicas na implementação do programa;
  • Excelentes conhecimentos de informática (processamento de texto, folhas de cálculo e bases de dados);
  • Disponibilidade para viajar frequentemente para o terreno;
  • Experiência e relevância da experiência no desenvolvimento de quadros lógicos, ferramentas de monitorização, recolha de dados, análise e redacção de relatórios;
  • A compreensão das diferentes políticas e programas dos doadores é considerada uma vantagem importante;
  • Capacidade de trabalhar numa equipa multicultural.

III. Responsabilidades chaves

O Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem terá as seguintes responsabilidades chaves no exercício das suas funções:

  • Fornecer apoio técnico para a análise de várias avaliações, estudos e iniciativas do projectos no terreno sobre questões relacionadas com a MEL;
  • Colaborar no desenvolvimento de ferramentas, sistemas, processos e bases de dados melhorados/actualizados em estreita colaboração com o sector do programa;
  • Participar em equipas multidisciplinares e colaborar com parceiros e doadores para promover as melhores práticas de M&A;
  • Fornecer apoio técnico e desenvolvimento de capacidades em matéria de MEL para a equipa do DAF;
  • Promover a partilha de conhecimentos e as melhores práticas em matéria de M&A;
  • Desempenhar quaisquer outras funções relacionadas com a M&A em apoio ao programa, conforme necessário;
  • Elaborar regularmente relatórios de alta qualidade sobre os resultados do projecto em relação aos objectivos traçados para a equipa de gestão e outros, conforme necessário;
  • Apoiar o Departamento de Comunicação, Finanças e Administração do GRP na análise e síntese dos resultados e dos dados relacionados com a aprendizagem para efeitos de elaboração de relatórios e divulgação;
  • Estabelecer e aplicar um quadro MEL baseado nos resultados para os projectos/programas do sector, em conformidade com os processos e procedimentos do doador, incluindo o mapeamento e o calendário dos prazos de informação;
  • Desenvolver as capacidades do pessoal do departamento em matéria de ferramentas e sistemas estabelecidos, função da MEL na garantia de qualidade e reforçar uma cultura de reflexão aberta, aprendizagem e melhoria;
  • Em coordenação com o pessoal no terreno, liderar o processo de recolha de dados, análise, elaboração de relatórios e gestão da informação, incluindo o fornecimento atempado de dados MEL ao programa para elaboração de relatórios;
  • Estabelecer um sistema de responsabilização dos beneficiários e protocolos para o projecto, a fim de garantir que os beneficiários sejam informados e disponham de uma plataforma adequada para dar feedback e participar no projecto;
  • Acompanhar as actividades dos projectos e os progressos no sentido da obtenção de resultados e fornecer informações à gestão do SDD para melhorar a eficiência e a eficácia da execução do projecto, identificando os estrangulamentos e recomendando medidas correctivas;
  • Realizar visitas regulares ao terreno para apoiar a execução dos diferentes programas do Departamento e identificar/recomendar as adaptações necessárias e ajudar na coordenação entre os vários técnicos no terreno para garantir a execução eficaz das actividades MEL;
  • Dirigir o processo de avaliação do projecto, ou seja, gerir as linhas de base, as revisões intercalares e as avaliações, incluindo a elaboração/revisão dos TdR’s e a avaliação para a seleção da equipa MEL;
  • Identificar e formular os ensinamentos retirados das avaliações dos projectos, dos estudos especiais e do acompanhamento a integrar nos esforços mais amplos de gestão dos conhecimentos;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do quadro lógico do projecto e assegurar que a teoria da mudança do projecto é clara e que os indicadores são SMART e sensíveis ao género;
  • Organizar e manter a base de dados MEL como parte do sistema central de gestão baseado no desempenho;
  • Desenvolver e implementar ferramentas de M&A adequadas (ou seja, para recolha, verificação ou análise de dados exactos), de acordo com as melhores práticas;
  • Compilar relatórios mensais, trimestrais e anuais sobre os dados recolhidos, verificados e analisados relativamente a todos os doadores e actividades departamentais e partilhá-los com a Directora do departamento e o responsável pela MEL do Gabinete do Programa;
  • Coordenar com os gestores a recolha de dados através da CommCare, FIMS e outras plataformas em todos os sectores do departamento;
  • Desempenhar quaisquer outras funções que lhe sejam atribuídas.

Ligações e parcerias

  • Construir relações sólidas com organizações locais, partes interessadas do sector privado e agentes internacionais;
  • Participar em workshops, eventos de oratória, eventos mediáticos, digressões e divulgação nas redes sociais para a promoção da organização e dos seus produtos;
  • Construir relações fortes dentro da organização de implementação para assegurar uma operação integrada.

Convida-se aos interessados nesta vaga a enviar CV e carta de motivação até ao dia 04/07/2023, através do seguinte endereço eletrónico: recruitment@gorongosa.net

A seleção será realizada através de avaliação curricular e desempenho na entrevista, e apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados para entrevista.

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