Fundação Terre des Hommes – Itália (TDHI)
Fundação Terre des Hommes – Itália (TDHI) em Consórcio com Humanity Inclusion (HI), CIES Onlus, Fondazione Mondo Digitale e INAGE, com o financiamento da Agência Italiana de Cooperação Para o Desenvolvimento, no âmbito do projecto denominado “Abraço Digital! Capacitar as comunidades para uma transformação tecnológica e uma aprendizagem acessível e inclusiva”, virado para o crescimento inclusivo da província de Nampula, pretende recrutar 1 Educador digital para implementação de atividades ao longo dos clubes digitais constituídos nas escolas secundárias da cidade de Nampula.
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Posição: Educador Digital
Contexto organizacional
Terre des Hommes-Itália (TDHIT) começou a desenvolver suas actividades em Moçambique no ano 2000, trabalhando em benefício das crianças vulneráveis, nos sectores da protecção da infância, da educação pré-escolar e escolar, da formação profissional e da mudança de comportamento. As atividades são promovidas em colaboração com o Ministério de Género, Criança e Acção Social e com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e os correspondentes Departamentos Provinciais e Distritais.
Actualmente TDH IT está a promover atividades na Cidade de Maputo e nas Províncias de Maputo, Sofala e Nampula.
Relações organizativas e de coordenação
O Educador Digital responde ao Oficial de Projecto e a Coordenadora do projecto, definindo as intervenções do projecto com o objectivo de atender às necessidades programáticas e garantir que todos os aspectos do projecto sejam planeados e implementados de maneira eficiente, de acordo com os procedimentos e políticas relevantes pelo doador, autoridades locais e a TDHIT.
Contexto do projeto
No âmbito de um projeto de promoção da educação digital e do uso responsável das tecnologias entre adolescentes, serão implementados Clubes Digitais em 10 escolas secundárias na província de Nampula. Estes clubes serão espaços dinâmicos e participativos, onde os alunos irão criar campanhas de sensibilização sobre temáticas digitais, utilizando ferramentas multimédia (memes, vídeos, podcasts, entre outros). Cada clube será dinamizado por um ativista digital.
Principais responsabilidades, funções e tarefas relacionadas
O Educador Digital será responsável por coordenar, supervisionar e apoiar o trabalho de 5 ativistas digitais, assegurando a qualidade e a coerência das atividades realizadas nos clubes digitais. Também será encarregado da organização, produção e disponibilização de ferramentas pedagógicas e metodológicas a serem utilizadas nas escolas.
As principais responsabilidades do/a educador/a digital serão as seguintes:
- Coordenar e supervisionar o trabalho dos 5 ativistas digitais alocados aos clubes digitais escolares.
- Acompanhar regularmente as atividades nos 10 clubes e fornecer apoio técnico e pedagógico.
- Desenvolver, adaptar e disponibilizar materiais formativos, guias e ferramentas de trabalho para os ativistas.
- Garantir que as campanhas de sensibilização criadas pelos alunos estejam alinhadas com os temas definidos (ex.: segurança digital, ciberbullying, uso consciente das redes sociais, desinformação, etc.).
- Suportar os ativistas na planificação anual e mensal de atividades do clube digital
- Facilitar sessões de formação e capacitação para os ativistas digitais.
- Estabelecer e manter uma boa articulação com as direções das escolas e outros atores locais.
- Documentar boas práticas, desafios e resultados das atividades dos clubes.
- Elaborar relatórios periódicos sobre o progresso das atividades.
- Reportar ao Oficial e ao ponto focal da escola qualquer desafio enfrentado na realização de actividades nos clubes;
Requisitos
- Licenciatura em Ciências da Educação, Comunicação, Tecnologias de Informação ou áreas afins.
- Experiência comprovada em trabalho educativo com adolescentes ou em contexto escolar.
- Experiência em coordenação de equipas ou grupos de trabalho.
- Conhecimentos em educação digital e produção de conteúdos multimédia (vídeo, podcast, design gráfico, etc.).
- Fortes competências organizacionais e de planificação.
- Autonomia, proatividade e sentido de responsabilidade.
- Domínio de ferramentas digitais e plataformas online.
- Capacidade de trabalhar em contextos multiculturais e com diferentes atores (escolas, comunidades, ONGs).
- Ter nacionalidade moçambicana;
- Capacidade de trabalhar em equipa;
- Flexibilidade e capacidade de resolver problemas;
Disponibilidade: Imediata
Local de trabalho: Nampula, com intervenção nas 10 escolas secundarias envolvidas no projeto
Os interessados podem enviar o CV e uma Carta de apresentação, indicando no mínimo 3 referências, até o dia 11 de Abril de 2025, indicando no assunto “Educador Digital”, ao seguinte endereço eletrónico: n.domingos@tdhitaly.org com cópia de o.storaci@tdhitaly.org
Recomenda-se que apenas candidatos que reúnam os requisitos acima indicados respondam ao anúncio.
Somente os candidatos selecionados serão contactados.