Vaga Para Director do Projecto (m/f)

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ADPP Moçambique

ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), pretende recrutar um/a candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Director, baseado na zona Centro e Norte do país.

Sobre a ADPP

A ADPP é uma Associação Não-Governamental moçambicana que trabalha nas áreas da Educação de Qualidade, Saúde e Bem-estar, Ambiente e Agricultura Sustentável. Foi criada em 1982 e tem crescido de forma constante durante seus mais de 40 anos de existência. A ADPP emprega actualmente mais de 2.000 funcionários e implementa projectos em todas as províncias do país. Todos os anos, os projectos da ADPP Moçambique beneficiam mais de 8 milhões de moçambicanos.

A ADPP Moçambique trabalha em estreita cooperação com o Governo de Moçambique e com parceiros locais e internacionais para melhorar as condições de vida do povo moçambicano e promover o desenvolvimento social e económico equitativo no país.

Para mais informações sobre o trabalho e Projectos da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatórioanual.

Sobre o projecto:

SUCESSO (SUstaining Control of the HIV Epidemic through quality Services, resilient Systems, and Community Outreach) é um projecto de 155 milhões de dólares divididos em duas propostas (Tete/Manica & Sofala/Niassa), para apoiar e contribuir para o Governo da República de Moçambique, para alcançar e/ou manter o controlo da epidemia de HIV em quatro províncias seleccionadas apoiadas pela programação clínica da USAID. O principal objectivo do SUCESSO é apoiar uma resposta nacional sustentada ao HIV para alcançar e/ou manter o controlo da epidemia de HIV até 2031 nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Niassa, enquanto faz a transição de até 90% da carteira de serviços de HIV para os Serviços Provinciais de Saúde (SPS) e Direcções Provinciais de Saúde (DPS).

O período de desempenho é de cinco anos (2026 – 2031) e o valor total estimado a ser concedido é de 155.000.000 milhões de dólares. O SUCESSO terá como objetivo alcançar os seguintes resultados até 2031:

  • Melhor desempenho e qualidade dos serviços de HIV;
  • Maior resiliência dos sistemas de saúde provinciais para apoiar a resposta ao HIV;
  • Reforço dos serviços de prevenção e tratamento do HIV de elevada qualidade e abrangentes, baseados na comunidade.

Sobre a Posição:

A ADPP Moçambique procura um Director do Projecto para fornecer visão, liderança e direcção para garantir a integridade estratégica, programática, técnica e financeira de uma futura oportunidade da USAID em Moçambique. O Director do Projecto terá a principal responsabilidade de gerir os objetivos do programa e a equipe, reportar as actividades do projeto, tomar decisões importantes e resolver problemas, garantindo a qualidade e integridade operacional e do programa. O Director do Projecto também servirá como o primeiro ponto de contato com a USAID em questões rotineiras e estratégicas e garantirá também uma gestão organizacional eficaz e comunicação com os governos dos países anfitriões e as principais partes interessadas em todos os níveis, incluindo entidades internacionais. Espera-se que o Director do Projecto identifique prontamente problemas e riscos relacionados à implementação do programa, sugira ajustes apropriados no programa e garanta que os sistemas estejam em vigor para mitigar o risco de fraude e abuso.

As tarefas do Director do Projecto incluem, mas não estão limitadas a:

  • Fornecer liderança estratégica e técnica, e fazer supervisão das actividades do projecto para garantir que sejam implementadas de acordo com os padrões e directrizes do PEPFAR / USAID;
  • Garantir o rigor técnico e o cumprimento eficiente dos objectivos definidos;
  • Orientar, apoiar, supervisionar e gerir o pessoal-chave e alinhar os seus esforços para garantir resultados rápidos e sustentáveis;
  • Servir de líder da equipa do projecto e assegurar uma forte comunicação e coordenação entre todos os membros da equipa para atingir eficazmente os objectivos do programa;
  • Desenvolver e manter fortes relações de trabalho e alianças com o governo, a USAID, organizações locais, outros parceiros de implementação do Governo dos EUA, parceiros do sector privado e outras partes interessadas importantes no país para maximizar os recursos e evitar a duplicação de esforços;
  • Desenvolver e manter comunicação de rotina com a equipe do projecto, incluindo subcontratados e agentes comunitários para facilitar a identificação rotineira de lacunas de qualidade e fornecer suporte para melhorar a prestação de serviços aos beneficiários;
  • Trabalhar com a equipe financeira e do projecto para desenvolver e acompanhar os orçamentos do projecto para garantir que os recursos para a implementação do projecto estejam disponíveis e que o projecto seja implementado dentro do orçamento definido;
  • Projetar e supervisionar um ciclo anual de projectos seguindo os ciclos anuais de planificação da USAID;
  • Garantir o desenvolvimento de mecanismos fortes de M&A, ferramentas de monitora de programas e sistemas eficientes para análise de dados usados para garantir uma implementação de alta qualidade e apoiar a equipe de M&A a rastrear efectivamente dados e resultados, e para que a equipe do projecto tenha uma cultura de análise de dados para a tomada de decisões;
  • Representar os interesses do Projecto SUCESSO e apresentar progressos, conquistas e lições aprendidas às principais partes interessadas, incluindo o Ministério da Saúde e outros Ministérios relevantes, USAID e parceiros de implementação em fóruns públicos e profissionais por meio de reuniões, workshops e conferências;
  • Garantir a qualidade e a sustentabilidade das intervenções por meio de diferentes canais de prestação de serviços, particularmente nas áreas de prevenção, testagem, cuidados e serviços de tratamento do HIV;
  • Liderar sessões de planificação em estreita colaboração com a USAID, a equipe do projecto e os parceiros do projecto, e consulta com as partes interessadas e beneficiários
  • Supervisionar a preparação e garantir a alta qualidade dos relatórios do projecto para a USAID, de acordo com os requisitos de relatórios da USAID;
  • Garantir a conformidade das políticas e regulamentos operacionais da USAID, bem como dos processos e procedimentos internos da ADPP;
  • Desenvolver e manter uma cultura de equipe positiva e respeitosa.

Requisitos:

  • Pelo menos 10 anos de experiência progressiva em uma função sénior gerindo grandes programas, complexos e integrados em um escopo semelhante, incluindo actividades bem-sucedidas de HIV/AIDS, TB e outras áreas de saúde;
  • Profundo conhecimento do sector da saúde moçambicano;
  • Experiência na gestão e liderança de programas financiados pelo USG, com um orçamento acima de 20 milhões por ano;
  • Conhecimento profundo dos projectos, regulamentos, conformidade e relatórios da USAID;
  • Experiência comprovada na gestão de consórcios e na capacitação de organizações locais;
  • Experiência comprovada no trabalho com o Ministério da Saúde;
  • Experiência e conhecimento demonstrados no estabelecimento de sistemas operacionais;
  • Experiência comprovada em funções de liderança, promovendo planeamento estratégico, formação de equipes e gestão cuidadosa do orçamento;
  • Experiência na contratação e supervisão de pessoal e garantia de que eles adquiram o treinamento e as habilidades necessárias para atender às necessidades em evolução do projecto;
  • Experiência na identificação de melhores práticas e na sua adaptação à realidade dos projectos;
  • Excelentes habilidades diplomáticas e capacidade comprovada de estabelecer e manter relacionamentos interpessoais e profissionais com missões da USAID, homólogos do Ministério da Saúde e representantes de outras partes interessadas importantes, como organizações locais e outros parceiros de implementação do USG;
  • Excelente relacionamento interpessoal, fortes habilidades de comunicação escrita e oral, incluindo fluência em inglês;
  • Capacidade de trabalhar em um ambiente complexo com múltiplas tarefas, prazos curtos e muita pressão para executar;
  • Proficiência em aplicativos do Microsoft Office, incluindo plataformas virtuais online;
  • Disponibilidade para viajar dentro e fora do país, conforme necessário;
  • Fluência em inglês e português.

Qualificações exigidas:

  • Mestrado ou outro grau avançado (PhD, MD) em uma área relevante, como Saúde Pública; Administração em Saúde, Saúde Internacional ou áreas afins.

Os candidatos interessados deverão enviar os seus CV, acompanhados da carta de manifestação de interesse, para o e-mail: director.projecto@adpp-mozambique.org até 31 de Dezembro de 2024,

Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.

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