Ayuda en Acción
Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Objectivo da Posição:
Ayuda en Accion, como forma de responder a este crescimento e aumento de necessidades, bem como reforçar a nossa capacidade de resposta, lança a presente vaga de Coordenador de Ajuda Humanitária em Moçambique.
O objetivo geral desta posição é coordenar e liderar a implementação das operações de emergência e recuperação da Ayuda en Accion no norte de Moçambique, em resposta à violência armada na província de Cabo Delgado.
Com sede em Pemba (Cabo Delgado), as principais tarefas do cargo de Coordenador Humanitário são garantir que as operações de emergência e recuperação da Ayuda en Acción sejam implementadas com sucesso de acordo com os respectivos cronogramas, orçamentos e cronogramas do projeto, bem como as regras dos doadores e AeA e estratégias estruturas, para assegurar a coordenação com agências e outros atores humanitários no país e para identificar, formular, assegurar a implementação e monitorar projetos.
Relacionamento com os principais interessados
- Redes, coordena e negocia com partes interessadas externas (governos locais, agências da ONU, ONGs nacionais e internacionais, representantes de grupos beneficiários, consultores, etc.).
- Convoca, organiza e/ou participa de reuniões com partes interessadas externas conforme necessário no âmbito da ajuda humanitária.
- Identifica e mantém espaços que facilitam a troca de informações e experiências da AeA com outras organizações.
- Prepara ToRs para acordos entre AeA e entidades externas.
- Apoia os gestores de programas nacionais na representação institucional.
Gerenciamento de segurança
- Coleta, monitora e analisa sistematicamente com toda a equipe humanitária a situação de segurança nas regiões de implantação.
- Relata situações de risco e incidentes ao seu supervisor direto em tempo hábil
- Coordena/lidera a avaliação de riscos e medidas de mitigação para a área humanitária
- Gerencia a área humanitária minimizando riscos por meio de medidas de mitigação e mitigação compartilhadas com a equipe.
Comunicando
- Elabora e envia mensalmente o planejamento e o acompanhamento periódico do andamento da execução das atividades e dos beneficiários diretos, juntamente com um breve relatório narrativo qualitativo.
- Prepara relatórios para doadores de projetos com qualidade, pontualidade e de acordo com os formatos e regulamentos existentes.
- Prepara notas de incidentes ou situações de segurança
- Coordena, revisa e comenta os relatórios da equipe e dos parceiros do projeto.
Identificação e formulação do projeto
- Monitoramento e análise da situação humanitária
- Compilação de informações primárias e secundárias sobre o grau de impacto e necessidades humanitárias.
- Coordena/lidera e/ou participa da concepção, preparação, organização e implementação de estudos de identificação de projetos (necessidades, vulnerabilidade, viabilidade, risco, etc.) quando necessário.
- Coordena/lidera e/ou participa da formulação de projetos relacionados.
- Coordena/lidera e/ou participa da reformulação do projeto quando necessário.
Estratégia
- Participa na definição da estratégia da AeA no país.
- Identifica, analisa e relata as estratégias dos principais atores presentes no país.
- Aconselha e promove a troca de conhecimento e informações úteis com outros escritórios da AeA na região para facilitar a melhoria da qualidade e eficiência da gestão de projetos de ajuda humanitária.
Outro
- Assegura a aplicação, cumprimento e promoção das normas, princípios e condições dos marcos internacionais para a ação humanitária, incluindo o Direito Internacional Humanitário e proteção.
- Participa de reuniões.
- Executa as tarefas inerentes ao cargo que são solicitadas de acordo com a situação e necessidades.
Requisitos
Educação:
- Estudos universitários profissionais na área de Engenharia, Ciências Sociais ou áreas afins.
- Pós-graduação em Gestão de Projetos de Ajuda Humanitária e/ou Cooperação para o Desenvolvimento
Conhecimento e experiência:
- Gestão de projetos de cooperação internacional e, principalmente, de ajuda humanitária (mínimo 5 anos de experiência).
- Conhecimento do contexto humanitário em geral e, em particular, nos países da África Subsariana, com especial ênfase nas zonas de conflito.
- Experiência de trabalho em projetos de ação humanitária em Moçambique será um diferencial.
Características pessoais
- Fortes habilidades de representação e networking
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma (organização e planeamento do seu trabalho)
- Capacidade de análise, síntese e expressão escrita.
- Atitude proativa e positiva
- Visão estratégica e inovadora
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Bom senso, tato e diplomacia
- Alta sensibilidade a problemas de segurança
- Sensibilidade e vocação humanitária
- Vontade de viajar
Línguas
Inglês falado e escrito
Desejável:
Proficiência nos idiomas espanhol e português.
Para se candidatar a esta vaga visite empleoayudaenaccion.talentclue.com.