Ayuda en Acción
Objetivo da posição
A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar projectos naquelas ações e atividades a implementar pela Ayuda en Acción que contribuíram ao desenvolvimento da educação e proteção daqueles coletivos mais vulneráveis nas suas áreas de intervenção na província de Maputo.
Patrocinado:
Estudar em PORTUGAL de Graça: Bolsas de Estudo Para Abertas
Estudar na Europa de Graça: Bolsas de Estudo Disponíveis
Mais de 100 Cursos Online Gratuitos
O/a Coordenador/a será responsável por liderar a gestão do projeto de educação com foco de proteção, assegurando o alinhamento com as políticas institucionais e dos doadores, promovendo o fortalecimento de capacidades dos parceiros locais e impulsionando metodologias participativas, seguras e baseadas em direitos.
O candidato escolhido trabalhará no departamento de programas de desenvolvimento da Fundação “Ayuda en Acción”, gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis no projecto, respeitando a normativa vigente aplicável para cada doador; apoiando aos parceiros, comunidades, instituições públicas e outros atores relevantes para atingir os objetivos da organização.
Principais responsabilidades:
- Gestão Estratégica e Técnica
- Garantir a prossecução dos objectivos da organização para as áreas de educação e proteção.
- Liderar a conceção, implementação e avaliação de projetos educativos e de proteção com forte enfoque comunitário.
- Assegurar a integração de abordagens centradas na criança e mecanismos de proteção comunitária (ex: Comités de Proteção, Linha Verde Institucional, espaços seguros).
- Contribuir para a inovação metodológica em educação e proteção com base em boas práticas locais e internacionais.
- Fortalecimento de Capacidades
- Desenvolver planos estruturados de capacitação para parceiros locais, professores, líderes comunitários e técnicos governamentais, promovendo ownership local e sustentabilidade.
- Facilitar processos de aprendizagem mútua, mentorias e intercâmbio de boas práticas.
- Coordenação e Parcerias
- Coordenar com instituições públicas, ONGs, plataformas locais e clusters relevantes (educação, proteção, VBG) para garantir ações articuladas e coerentes.
- Representar institucionalmente a Ayuda en Acción em fóruns técnicos e estratégicos nas áreas de educação e proteção.
- Gestão de Recursos
- Em coordenação com a Gestora Financeira, preparar e monitorar os orçamentos dos projetos.
- Garantir o uso eficiente e transparente dos recursos humanos, financeiros e materiais.
- Monitoria, Avaliação e Accountability
- Recolher, sistematizar e reportar evidências de impacto com base em indicadores técnicos de educação e proteção.
- Contribuir para a implementação do sistema MEAL (Monitoria, Avaliação, Aprendizagem e Accountability) com foco em aprendizagem institucional.
- Apoiar a operacionalização da Linha Verde Institucional e outros mecanismos de accountability para crianças, professores e comunidades.
Requisitos
Conhecimento e experiência
- Licenciatura em Educação, Ciências Sociais, Desenvolvimento Internacional, Proteção ou áreas relacionadas.
- Mínimo de 5 anos de experiência comprovada na gestão de projetos/programas y na gestão de equipas multidisciplinares, no âmbito nacional ou provincial, em educação e/ou proteção.
- Experiência na monitoreo e na justificação de doadores internacionais, ao nível técnico e orsamental.
- Experiência prática em trabalho com parceiros locais e autoridades educativas/distritais, assim como em processos de capacitação e empoderamento da sociedade civil e autoridades.
- Domínio de metodologias participativas e ferramentas de capacitação em contextos vulneráveis.
- Conhecimento em normas mínimas da INEE (educação em emergências) e princípios de proteção da criança e VBG.
- Experiência em contextos de intervenção humanitária ou nexus.
Para se candidatar a esta vaga visite link.intercarreira.com.