ForAfrika
- Cargo: Assistente Financeiro de Projecto
- Departamento: Finanças
- Reporta principalmente a: Contabilista Provincial
- Local: Distritos de Mueda e Montepuez Província de Cabo Delgado
- Disponibilidade: Imediata
A ForAfrika, é uma organização internacional sem fins lucrativos que presta assistência humanitária e de desenvolvimento nas províncias de Sofala, Inhambane e Cabo Delgado. O trabalho da ForAfrika em Moçambique evoluiu para programas integrados multissectoriais que visam erradicar a pobreza, a fome e a desnutrição, Empoderamento Económico nos sectores de Segurança Alimentar e Meios de Subsistência (FSL), Saúde e Nutrição, Educação, Água, Saneamento e Higiene (WASH), Resposta à Emergência.
Descrição do Trabalho
Responsável pela colecta diária de dados primários, elaboração de relatórios preliminares e processamento de transacções financeiras.
TAREFAS CHAVES
Processamento e Arquivo de Documentos
- Verificar se todas as solicitações de pagamento possuem a documentação adequada.
- Submeter as solicitações de pagamento para revisão em nível provincial.
- Verificar se todas as despesas pagas estão alinhadas ao doador ou projecto correto.
- Garantir a preparação da documentação, fazer cópias e digitalizá-las antes de enviá-las ao doador.
- Garantir o envio das facturas ao escritório do PMA mensalmente.
- Preparar e enviar relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais.
- Reportar semanalmente e mensalmente o progresso das rubricas orçamentárias e informar a equipe do programa.
- Garantir que os fornecedores indiquem nome e assinatura ao confirmarem o pagamento.
- Garantir que os comprovantes de pagamento sejam arquivados, carimbados como pagos e o recibo anexado antes de serem arquivados.
- Garantir que todos os arquivos estejam organizados e de fácil acesso para todas as partes interessadas.
Captura de Dados.
- Garantir que todas as requisições sejam registradas no sistema financeiro (SAGE ) antes do pagamento.
- Garantir que todas as faturas enviadas aos doadores sejam codificadas corretamente e registradas no sistema.
- Garantir que todas as facturas enviadas sejam devidamente registradas, conciliadas e relatadas mensalmente.
- Acompanhar os pagamentos pendentes junto ao escritório do PMA e reportá-los conforme necessário.
- Inserir as Requisições de Compra (PRs) diariamente e garantir que a documentação de suporte completa e correta esteja anexada antes de enviá-las para revisão ou aprovação
- Registrar todos os adiantamentos feitos aos funcionários e codificá-los correctamente.
Gestão de Caixa
- Todas as tarefas bancárias ou financeiras
- Responsável pela gestão do orçamento do projecto
- Executar quaisquer outras tarefas que lhe forem solicitadas
Habilidades/Competências Essenciais
- Proficiência em diversos aplicativos de planilhas e processadores de dados.
- Esta posição exige uma pessoa proactiva, capaz de realizar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão.
O(A) candidato(a) deve ser diligente com a documentação, ter integridade e ser capaz de cooperar com pessoas de todos os níveis dentro da organização.
- Idiomas Necessários: Inglês (oral e escrito) é essencial; o idioma local, português, é obrigatório.
Formação Académica Necessária
- Diploma de nível médio em contabilidade básica ou equivalente e experiência comprovada na área.
- Requisitos académicos mínimos: Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Experiência Necessária
- Sólida experiência em facturamento em projectos do PMA (Programa Mundial de Alimentação).
- Mínimo de 2 anos de experiência em área relacionada, preferencialmente em ONGs.
- Habilidade em usar o Microsoft Excel.
- Experiência em contabilidade básica e aritmética, tanto teórica quanto prática.
Como candidatar-se:
Os candidatos interessados devem enviar uma carta de apresentação e CV em português, incluindo três referências profissionais, para vagas.moz@forafrika.org .
- O prazo de candidatura termina a 18 de Novembro 2025.
- NOTA: A ForAfrika é uma ONG que preza por igualdade de oportunidades e incentiva a candidatura de mulheres.
