
Ayuda en Acción
Principais Responsabilidades
- Apresentar relatórios financeiros de acordo com as directrizes e prazos estabelecidos conforme aos regulamentos de Ayuda en Acción e dos doadores;
- Desenvolvimento de instrumentos financeiros internos, da criação ao atualização constante
- Velar pela apropiada superviçao das entidades bancarias, solicitando relatorios e reconcialiçoes bancarias das contas dos projectos
- Garantir o execução dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor;
- Interagir com os Coordenadores de Projectos (Impacto) para acautelar o adequado desenvolvimento do projecto a nível financeiro;
- Dar acompanhamento periódico dos projectos (seguimento diário), apoiando a equipa técnica dos projectos por meio da capacidade de análises na gestão dos seguimento financeiro;
- Preparar o plano orçamental dos projectos, e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização;
- Averiguar a justificação dos fundos conforme a normativa interna de Ayuda en Acción e dos doadores e interagir com os Coordenadores de Projectos (Impacto) para acautelar o adequado desenvolvimento do projecto a nível financeiro;
- Elaborar o plano orçamental dos projectos, em colaboração com a Sede na Espanha e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização;
- Efectuar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossas equipas locais e com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de los acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores;
- Seguimento na gestão e controlo das actividades de tesouraria, acautelando os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projectos;
- Fazer o follow-up periódico dos projectos (seguimento diario), apoiando a equipa técnica dos projectos por meio da capacidade de análises na gestão dos seguimento financeiros
- Apoio na gestão e controlo das actividades de tesouraria, acautelando os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projectos;
- Proceder ao pedido de fundos aos doadores, respeitando as regras contratuais com os mesmos
- Em colaboração com o departamento de suporte, controlar e regularizar as despesas, a fim de assegurar a correspondência entre os dados financeiros dos projetos e as contas;
- Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contáveis, de gestão e de execução dos projetos;
- Monitorar e efetuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão e gestão administrativa financeira, desenvolvendo e garantindo sustentabilidade dos processos promovidos;
- Facilitar e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos;
- Monitorar e efetuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão e gestão administrativa financeira, desenvolvendo e garantindo sustentabilidade dos processos promovidos;
- Contribuir e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos;
Requisitos
Conhecimento e experiencia
- Mínimo 04 anos de experiência em gestão financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG).
- Conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor.
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente).
- Formação Universitária em Economia/Contabilidade/Finanças ou Administração de empresas.
- Capacidade de análises rápidas no seguimento de projectos do ámbito humanitario;
- Experiência na preparação de relatórios financeiros e rendição de contas com doadores internacionais (agências de desenvolvimento estrangeiras, UE, Nações Unidas, etc);
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito);
- Alto domínio da informática (Excel, Power Point, Word, etc.).
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique.
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