Aldeias de Crianças SOS Moçambique
A Aldeias das Crianças SOS Moçambique é membro da SOS Kinderdorf International, uma das maiores Organizações não governamentais dedicadas a apoio de crianças sem cuidados parentais adequados ou em risco de perdê-los. Em Moçambique, a Organização está estabelecida em seis províncias, designadamente Maputo, Inhambane, Sofala, Manica, Tete e Cabo Delgado.
Patrocinado:
Estudar em PORTUGAL de Graça: Bolsas de Estudo Para Abertas
Estudar na Europa de Graça: Bolsas de Estudo Disponíveis
Mais de 100 Cursos Online Gratuitos
- TITULO DO CARGO: OFICIAL DE MONITORIA E AVALIAÇÃO
- LOCAL DE TRABALHO: BEIRA E TETE
- SUPERVISOR: GESTOR LOCAL DE PROGRAMAS
As Aldeias das Crianças SOS Kinderdorf International é uma das maiores organizações sociais e humanitárias de apoio às crianças órfãs e/ou desamparadas. A nível mundial, a SOS Kinderdorf Internacional existe em mais de 134 países, sendo que em Moçambique estao actualmente estabelecidas 6 Aldeias, nomeadamente: Maputo, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Pemba, incluindo a Escola SOS Hermann Gmeiner em Maputo. Assim sendo, a Aldeias de Crianças
SOS Moçambique pretende admitir um oficial de monitoria e avaliação para Aldeia de Tete e outro para Aldeia da Beira, com deslocações para o campo.
Resumo do cargo:
A SOS Aldeias de Crianças Moçambique pretende recrutar um(a) assistente de M&A para as Aldeias de Tete e Beira,
responsável por apoiar tecnicamente os processos de recolha, tratamento, análise e reporte de dados, contribuindo para a monitoria eficaz e avaliação sistemática das intervenções da organização. O profissional será responsável por apoiar na implementação dos planos de M&A, recolher dados em
campo, garantir a qualidade e integridade da informação, alimentar e manter actualizadas as bases de dados dos projectos, elaborar relatórios periódicos e fornecer evidencias quantitativas e qualitativas que orientem a gestão e a tomada de decisão estratégica.
Trabalhará em estreita articulação com as equipas técnicas, de implementaçao e parceiros locais, assegurando que os sistemas de M&A respondam aos indicadores definidos e aos requisitos dos financiadores
Principais responsabilidades
- Criação de uma estrutura de trabalho (framework) e procedimentos locais para o monitoria e avaliação das actividades dos programas;
- Apoiar os programas na definição e implementação dos principais indicadores de desempenho, bem como monitora-los ao longo da duração dos programas/ projectos
- Propor estratégias para aumentar o uso de dados e demanda entre o pessoal dos programas e o Coordenador Nacional de Monitoria e Avaliação;
- Apoiar a equipa dos programas na documentação, organizar e capturar adequadamente o progresso do programa;
- Elaborar ferramentas e suas revisões, bem como treinar os membros do programa nos procedimentos de recolha de dados (por exemplo, estrutura/quadro
lógico, acompanhamento do desempenho do projecto, indicadores, fluxograma de dados, manuais de M&A); - Rever o desempenho dos sistemas de informação de gestão existentes para ajudar a identificar possíveis modificações ou recursos a nível local.
Gestão e análise de dados
- Manter-se a par dos desenvolvimentos nas mudanças e progressos do programa local, a fim de aconselhar e recomendar ferramentas e estratégias para aumentar o desempenho e os resultados do programa;
- Sugerir maneiras de facilitar a recolha de dados e o fluxo de dados dentro das equipas de campo dos
programas nos locais; - Identificar pontos fortes e fracos nos sistemas existentes de recolha e gestão de dados e desenvolver/ propor soluções (ao nível local e nacional);
- Realizar visitas regulares de campo para garantir a qualidade dos dados recolhidos pelas partes interessadas, pelos oficiais de campo ou outros
funcionários do programa e para verificar a precisão dos dados reportados; - Gerir a base de dados, incluindo a introdução de dados na base de dados e treinamento dos usuários locais;
- Analisar mudanças e padrões em dados indicadores- chave de performance dos programas e relatórios locais de desempenho, a fim de apoiar a equipa do
programa; - Garantir que os ficheiros dos beneficiários estejam conforme os padrões da organização (inclui anexar os principais documentos necessários);
- Apoiar o programa local para garantir que as consultas de dados de doadores, parceiros (comunidade e outros) e gestão sénior sejam abordadas de maneira precisa e oportuna;
- Enviar relatórios/informes sistemáticos sobre o estágio de implementação dos programas;
- Apoiar e participar activamente das avaliações e relatórios dos programas local.
Requisitos
- Nacionalidade moçambicana;
- Ter no mínimo o grau de licenciatura em Ciências Sociais, Informática, Estatística, Matemática e outras relevantes;
- Mínimo de dois anos de experiência de trabalho na área num ambiente de ONG, numa posição e nível similares;
- Comprovada experiência anterior;
- Capacidades fortemente comprováveis em desenho de projectos, domínio das ferramentas (Quadro Lógico, Gestão Baseada em resultados, MS Word, MS
Excel, Ms PowerPoint); - Proficiência nas línguas portuguesa e inglesa.
Como se candidatar?
Os candidatos interessados poderão submeter os seus CV’s, acompanhados pela Carta de Interesse e demais documentos que possam reforçar a sua candidatura:
- Fotocópia do BI, certificado de habilitações, 3 Cartas “Oficiais” de referencias, com assunto: SOS-M&A-TT (para Tete) e SOS-M&A-BE (para Beira) através do seguinte correio electrónico: Recruitment.sos@soscvs.org.mz ate o dia 7 de Agosto. Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados!
- A Aldeias de Crianças SOS tem tolerância zero em relação à exploração sexual, assédio e abuso, à fraude e corrupção, entre outros aspectos de salvaguarda.
- Também oferecemos oportunidades iguais de emprego a todos os funcionários e candidatos qualificados, independentemente de raça, cor, religião, sexo, idade, deficiência e estado civil. Esta posição envolve trabalhar em uma ONG internacional, comprometida com os direitos das crianças e humanos e está sujeita a rigorosos processos de recrutamento. O/a candidato/a seleccionado/a terá de passar por verificações de antecedentes criminais e
referências para garantir sua aptidão para trabalhar na - Aldeias de Crianças SOS. Durante o processo de selecção, para além das competências profissionais, serão avaliadas a motivção do/a candidato /a e sua abordagem em relação a Salvaguarda da Criança.
Encoraja-se a candidatura de Pessoas de Sexo Feminino