Banco de Alimentos de Moçambique
O Banco de Alimentos de Moçambique é uma organização nacional não-governamental, fundada em 2020 com o objectivo de promover a segurança alimentar e nutricional. O seu pilar principal centra-se na eliminação de desperdícios alimentares, através da recolha de alimentos excedentes ou sem valor comercial, porém com valor nutritivo. Por sua vez, os alimentos são redirecionados à famílias necessitadas e instituições que atendem pessoas necessitadas.
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Como parte dos seus programas, sob o lema transformando o desperdício em esperança, o BAM está actualmente em busca de um Assistente de Fundraising e Food Source (angariação de fundos) para a realização de um estágio remunerado com duração de 6 meses em Maputo.
Responsabilidades
O Assistente de Fundraising e Food Source Estagiário trabalhará sob supervisão directa do Director de Recursos e Desenvolvimento e terá como responsabilidades:
Angariação de fundos
Planeamento e Execução de Campanhas de Angariação de Fundos:
- Colaborar no planeamento e implementação de campanhas de angariação de fundos, como eventos, apelos online, ou campanhas de sensibilização;
- Criar estratégias para aumentar o envolvimento da comunidade e incentivar doações.
2. Desenvolvimento de Parcerias:
- Identificar e estabelecer parcerias com empresas, organizações e indivíduos dispostos a apoiar financeiramente ou materialmente o banco de alimentos;
- Negociar condições de colaboração e apoios financeiros.
3. Gestão de Doadores e Relações:
- Manter uma base de dados de doadores e garantir a comunicação contínua com os mesmos, informando sobre o impacto das suas contribuições;
- Organizar agradecimentos formais e garantir a satisfação e o compromisso dos doadores.
4. Elaboração de Relatórios:
- Produzir relatórios sobre o desempenho das campanhas de angariação de fundos, incluindo a quantia angariada e a sua utilização.
5. Promoção e Comunicação:
- Desenvolver materiais promocionais (cartazes, folhetos, publicações nas redes sociais) para sensibilizar e atrair doadores.
Captação de Alimentos
1. Identificação de Fontes de Alimentos:
- Procurar novas fontes de alimentos, como doações de supermercados, empresas, produtores locais, e outras organizações solidárias.
2. Negociação de Parcerias com Fornecedores:
- Estabelecer acordos com fornecedores para a doação de alimentos, como empresas do sector alimentar, supermercados, retalhistas ou outros pontos de venda.
3. Gestão de Inventário:
- Acompanhar e controlar o inventário de alimentos recebidos, garantindo que os produtos estejam dentro dos padrões de segurança alimentar.
4. Monitorização da Qualidade dos Alimentos:
- Garantir que os alimentos recebidos sejam adequados para consumo e cumprir as normativas de segurança alimentar.
5. Promoção de Iniciativas de Doação de Alimentos:
- Organizar campanhas de recolha de alimentos, como os “Dias de Doação” e outras datas relacionadas a promoção da segurança alimentar e erradicação da fome, em supermercados, mercados ou outras campanhas comunitárias.
Requisitos
- Ensino médio ou equivalente;
- Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em língua portuguesa (conhecimento de língua inglesa constitui uma vantagem);
- Ter experiência comprovada ou formação na área de marketing digital e filantrópico, constitui uma vantagem.
- Experiência comprovada na realização de trabalhos voluntários;
- Domínio de tecnologias de informação e computação;
- Organização e gestão documental;
- Elaboração de relatórios e planilhas;
- Habilidade de negociação;
- Disponibilidade para deslocações no território nacional;
Candidaturas
- Documentos: CV, Carta de apresentação, Certificado de habilitações literárias;
- Endereço: recrutamento@bam.org.mz (com especificação da vaga no assunto do email);
Data limite: 9 de Maio de 2025
Apenas candidatos selecionados serão contactados.
Att.: Candidaturas enviadas após o prazo não serão consideradas.