PATHFINDER INTERNATIONAL
1. Contextualização
A Pathfinder International é uma organização não-governamental internacional que atua em Moçambique há mais de 20 anos, com foco na promoção da saúde sexual e reprodutiva, na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento comunitário, junto de populações-chave e outros grupos em situação de vulnerabilidade. No âmbito do projecto Hands Off, a Pathfinder desenvolve ações específicas voltadas para a redução da violência, discriminação e violações dos direitos humanos contra trabalhadores(as) do sexo. Este projecto prioriza a criação de ambientes seguros, inclusivos e respeitosos, ao mesmo tempo que promove a valorização do protagonismo das próprias comunidades na defesa de seus direitos.
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Um dos pilares estratégicos do projecto tem sido o robustecimento das capacidades institucionais e operacionais das Plataformas Provinciais de Trabalhadores (as) do Sexo em Nampula, Manica e Maputo. Estas plataformas desempenham um papel fundamental como espaços de representação, mobilização, advocacia e articulação entre trabalhadores(as) do sexo, parceiros da sociedade civil e instâncias governamentais. Para que possam cumprir plenamente este papel, é essencial que disponham de informação qualificada, comunicação estratégica e visibilidade institucional, que contribuam para aumentar a sua credibilidade, ampliar a sua influência política e social, e reforçar a sustentabilidade das suas intervenções.
É neste contexto que a Pathfinder pretende contratar um(a) Consultor(a) especializado(a) em produção de informação, comunicação e visibilidade, que trabalhará em estreita colaboração com as Plataformas Provinciais. Apoiando, deste modo, a consolidação da sua presença pública e institucional em Moçambique.
2. Objectivo Principal
Documentar ações de impacto, resultados e boas práticas das Plataformas Provinciais de Trabalhadores(as) do Sexo, contribuindo para transformar estas estruturas em movimentos sociais robustos, com maior visibilidade pública, legitimidade e capacidade de influência social
3. Objectivos Específicos
O(a) consultor(a) terá como objetivos:
- Analisar as actividades desenvolvidas pelas Plataformas Provinciais, identificando histórias de sucesso, boas práticas e resultados com potencial de impacto;
- Recolher conteúdos (testemunhos, dados, mudanças, historias de sucesso, evidências, análise de casos) junto das plataformas;
- Conduzir sessões de auscultação com membros das plataformas e partes interessadas, assegurando que as narrativas refletem as vozes e perspetivas das próprias comunidades;
- Produzir materiais de informação e comunicação adaptados a diferentes públicos-alvo;
- Reforçar a visibilidade institucional das plataformas, através da elaboração de produtos estratégicos de comunicação;
- Contribuir para o fortalecimento da imagem pública das plataformas como actores legítimos na defesa dos direitos humanos e na promoção de ambientes mais inclusivos e livres de violência.
4. Destinatários dos conteúdos
O processo de produção dos materiais de informação e comunicação (produtos estratégicos), deverá considerar que os mesmos serão destinados ás próprias plataformas de trabalhadores de sexo e seus beneficiários, a comunidade, a sociedade civil, a mídia, os decisores políticos e doadores.
5. Resultados Esperados
Como resultados dos exercicios de recolha e analise de conteúdos, o/a consultor (a) produzirá e entregará os seguintes materiais (produtos) de informação e comunicação:
- Factsheet
- One-pager
- Policy Brief
- Apresentação em Powerpoint baseado no Policy Brief
6. Qualificações, Experiência e Competências Técnicas
6.1. Qualificações Acadêmicas
- Formação em Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário, Sociologia, Gestão de Projetos, Saúde Pública, Publicidade, Marketing Publicas ou áreas afins.
6.2. Experiência Profissional
- Actuação em advocacia e engajamento comunitário, incluindo articulação com parceiros da sociedade civil, governo e doadores;
- Produção de conteúdos estratégicos de comunicação e visibilidade (relatórios, brochuras, fichas informativas, estudos de caso, materiais digitais);
- Trabalho com grupos vulneráveis, marginalizados ou de difícil acesso, garantindo inclusão, participação efectiva e confidencialidade;
- Habilidade em facilitar sessões participativas, workshops, grupos focais e entrevistas;
- Competência na redação de relatórios de actividades, planos estratégicos e outros documentos normativos;
- Conhecimento do contexto de trabalhadores (as) do sexo e populações-chave em Moçambique será considerado uma vantagem.
6.3. Competências Técnicas
- Domínio de técnicas de comunicação estratégica, design de materiais informativos e visibilidade institucional;
- Capacidade de adaptar mensagens e conteúdos a diferentes públicos-alvo;
- Habilidade em usar ferramentas digitais para produção e difusão de conteúdos (fotos, vídeos, gráficos, apresentações).
7. Critérios de Avaliação e Selecção:
I. Qualificações, Experiência e Portfólio (Peso: 35%):
- Experiência em Comunicação Estratégica e Visibilidade (15%)
- Experiência com Grupos Vulneráveis (10%)
- Conhecimento Temático (5%)
- Formação Académica (5%)
II. Qualidade da Proposta Metodológica e Técnica (Peso: 40%):
- Abordagem Participativa e Ética (15%)
- Estratégia de Recolha de Conteúdos (15%)
- Adaptação de Conteúdos (10%)
III. Proposta Financeira (Peso: 25%)
8. Processo de Candidatura
Os Candidatos interessados em aplicar para esta oportunidade deverão enviar até ao dia 15 de Outubro de 2025, pelo endereço mozconsultancy@pathfinder.org, os seguintes documentos:
- Proposta Técnica Detalhada, incluindo metodologia, cronograma de execução, CV e Cartas de Referência do/a(s) Consultor(es) e Portfólio de Trabalhos Similares;
- Proposta Financeira detalhada, incluindo todos impostos aplicáveis.
Nota: Por favor indique no assunto do e-mail: “Consultoria – Comunicação & Visibilidade“
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para mozconsultancy@pathfinder.org