A ELIZABETH GLASER PEDIATRIC AIDS FOUNDATION (EGPAF) é uma ONG que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde, na implementação do Programas de Prevenção de Transmissão Vertical (PTV) de HIV e cuidados e tratamento para pessoas vivendo com o HIV. A sua missão é assegurar a inclusão de crianças, prevenindo a transmissão do HIV de mãe para filho e garantir-lhes o acesso a serviços de qualidade.
No âmbito das suas actividades, a Fundação pretende recrutar um (1) Técnico de Laboratório baseado na Província de Gaza, com contrato de Prestação de Serviços.
Descrição Sumária
A EGPAF é uma organização sem fins lucrativos, que opera actualmente na área rural de Gaza e Inhambane em Moçambique. Trabalhando em parceria com o governo local e organizações do sector civil. A EGPAF tem como objectivo implementar programas de saúde usando estratégias mais sustentáveis no longo prazo, de forma a melhorar o bem-estar da comunidade.
Em colaboração com o Ministério da Saúde de Moçambique, o Instituto Nacional de Saúde e o PEPFAR a EGPAF irá participar num estudo que visa melhorar o diagnóstico das ITS entra as raparigas e adolescentes jovens em Moçambique. O estudo irá decorrer em 4 unidades sanitárias do país entre Junho e Outubro de 2021.
Província Distrito Unidade de Saúde
Maputo Província: Namaacha, CS de Namaacha
Sofala Cidade da Beira, CS da Munhava
Gaza Limpopo, Hospital Rural de Chicumbane
Zambézia Quelimane, CS Urbano de Coalane
O técnico de laboratório irá implementar e coordenar actividades de laboratório no Distrito de Limpopo na província de Gaza. Nesta posição, o técnico de laboratório irá trabalhar em estreita colaboração/coordenação com os demais técnicos de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos e outros provedores leigos da unidade sanitária, pessoal da SDSMAS, da DPS, do MISAU e do INS na implementação de actividades que visam a melhoria do diagnóstico das ITSs usando o teste rápido e o teste molecular na plataforma GeneXpert em raparigas adolescentes e mulheresjovens (RAMJ) em Moçambique (estudo ITS).
Além das qualificações técnicas referidas, o técnico de laboratório deverá coordenar com os diferentes sectores de apoio da Unidade sanitária de suporte envolvidos no estudo, com vista a estabelecer o melhor fluxo de atendimento dos participantes do estudo e garantir que os procedimentos padrão do estudo e do Ministério da Saúde sejam seguidos.
Funções Essenciais e Responsabilidades
- Realizar diariamente o diagnóstico de Sífilis, Herpes, HIV, Clamídia, Gonorreia e Tricomoníase em participantes do estudo ITS usando testes rápidos.
- Garantir a emissão atempada dos resultados dos testes rápidos.
- Garantir o registo correcto e completo de todos os formulários do estudo quer eles sejam electrónicos ou impressos.
- Fazer alíquotas de amostras de plasma, urina e secreções endocervicais e conserva-las nas condições adequadas de refrigeração e humidade, conforme protocolo.
- Monitorar os padrões de qualidade de preparação, acondicionamento e conservação das amostras.
- Garantir o empacotamento correcto das amostras biológicas e o seu envio ao laboratório do INS-Maputo de acordo com as normas nacionais e internacionais.
- Garantir a conservação e armazenamento dos arquivos de documentos provenientes do estudo ITS;
- Obedecer todos os procedimentos de controlo interno/externo de qualidade do laboratório, incluindo no manuseamento dos equipamentos.
- Gerir o stock de teste rápidos e material de laboratório do estudo
- Coordenar o fluxo funcional dos pedidos, colheitas e resultados dos testes do estudo.
- Coordenar todas as actividades do laboratório no âmbito do estudo ITS.
- Produzir relatórios semanais das actividades referente ao estudo ITS.
- Apoiar o laboratório da US em outras actividades não relacionadas com o estudo sempre que possível.
Qualificações Requeridas
- Possuir certificado de habilitações literárias de técnico de laboratório. Técnico médio de laboratório.
- Ser formado e ter a certificação do MISAU para conduzir aconselhamento e testagem rápida do HIV
- Ter experiência comprovada de pelo menos 3 anos na área de formação.
- Facil capacidade de se integrar na equipa técnica distrital
Conhecimentos, Competências e Habilidades
- Conhecimento e experiência no diagnóstico de patologias usando testes rápidos.
- Conhecimentos de normas nacionais e internacionais para o empacotamento e envio de amostras biológicas.
- Conhecimento e habilidades no uso de computador e do software Microsoft Word, Excel e Power Point na óptica do utilizador.
- Capacidade de estabelecer uma boa comunicação com a equipa de trabalho.
- Habilidades de formação e desenvolvimento de capacidades.
- Excelentes habilidades de comunicação.
- Espírito de trabalho em equipa.
As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 14 de Junho de 2021.
Na Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência.
A Fundação recomenda e encoraja vivamente a denúncia imediata de quaisquer actos contrários a estes princípios. Eventuais pedidos de esclarecimentos poderão ser feitos através dos números: +25821488901/02.
Para Candidatar-se por favor clique AQUI!