Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Descrição do programa:
A Ayuda en Acción está buscando candidatos/as experientes para o cargo de Técnico/a de comunicação, seguimento e avaliação para o Programa Work for Progress em Cabo Delgado, Moçambique. O programa contribuirá para ampliar esforços para melhorar a situação económica da juventude e das mulheres através do aumento do emprego e de actividades geradoras de renda. Especificamente, o programa apoiará aos empreendedores e asociaçoes na configuração da fase inicial das empresas e à na sua criação, aos camponeses na melhora das técnicas de produção, e aos jovens nas áreas urbanas na formação; através de assistência técnica, tutoria, treinamento empresarial e ligações de mercado entre outros.
Descrição do posto:
Ayuda en Acción (AeA) busca a um/a Técnico/a de comunicação, seguimento e avaliação a tempo inteiro para liderar a área de comunicação do Programa Work for Progress (W4P). A função do técnico/a será de garantir a consecução dos objetivos estabelecidos pelo doador e pela Ayuda en Acción.
As suas responsabilidades específicas incluem:
- Conceber e implementar o Plano de Comunicação do W4P, em coordenação com a equipa do programa em Moçambique e Espanha.
- Identificar e recolher dados, fotografias, vídeos, testemunhos, histórias de vida, etc. para alimentar as diferentes peças de comunicação e os relatórios de monitorização e avaliação do Programa W4P.
- Fazer peças de comunicação a nível interno e externo da organização: boletins, entrevistas e textos para a web, entre outros.
- Preparar os relatórios internos e externos do Programa W4P.
- Organizar eventos para a visibilidade da AeA e o Programa W4P
- Participar nas reuniões da AeA e W4P e fornecer o apoio requerido para a gestão das operações locais.
- Apoiar na gestão as relações com os parceiros e participantes do programa.
- Participar em reunioes com o sector privado e governo.
Termos da oferta:
Incorporação imediata
Contrato de duração do projeto
Jornada completa de trabalho
Local de trabalho: Pemba, Cabo Delgado.
Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción.
Requisitos
Requisitos necessários:
- Licenciatura en Periodismo y Comunicación, Estudios de Desarrollo
- Mínimo 5-10 anos de experiência em comunicação
- Experiência na concepção, implementação e monitorização de planos de comunicação
- Elevadas competências na captação e edição de fotografias e vídeos para a imprensa, redes sociais e diferentes meios de comunicação social. Seria necessária experiência demonstrável.
- Excelentes competências na redacção de textos adaptados a diferentes formatos e contextos de comunicação: comunicados de imprensa, entradas em blogues, entrevistas em profundidade, etc.
- Relações e conhecimento dos meios de comunicação importantes a nível de Cabo Delgado e do país.
- Experiência em M&A (Capacidade demostrada para a avaliação e seguimento de projetos de desenvolvimento internacional financiados por doadores (elevado conhecimento do uso de quadro logico, ciclo do projetos, etc); ou para trabalho corporativo com características similares).
- Conhecimento sobre start-ups /PMEs e boas práticas de apoio ao empreendedorismo incluído, mas não limitados ao reforço de capacidades, coaching e tutoria entre o sector privado.
- Habilidade para estruturar e gerir funções complexas, incluindo experiência na planificação de trabalho e na orçamentação das actividades.
- Excelente capacidade analítica e excelente capacidade de se adaptar às mudanças.
- Habilidade para trabalhar de forma independente e para tomar iniciativas.
- Disponibilidade para viajar localmente e internacionalmente.
- Excelentes conhecimentos informáticos (Office e Outlook imprescindíveis), valorável conhecimento de ediçao de fotos, vídeos e documentos visuais.
- Fluente nas línguas Português e um nível avançado de Inglês e conhecimento básico de Espanhol;
- Fluência na língua local, Macua, será um valor acrescentado.
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais.
- Flexibilidade
Como se candidatar:
A Candidatura deve ser feita através do site do empregador clicando no botão “Candidatar-se”
Local: Pemba