A Creative Associates International é uma organização de desenvolvimento global e dinâmica, de rápido crescimento, especializada em educação, crescimento econômico, instituições democráticas e estabilização. Com sede em Washington, DC, a Creative tem presença em mais de 15 países, com uma forte carteira de clientes que inclui a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o Departamento de Estado, entre outros. Desde a sua fundação em 1977, a Creative ganhou uma sólida reputação entre seus clientes e é bem-considerado por concorrentes e parceiros.
Resumo do Projecto:
A Creative Associates está implementando o projeto de leitura nas classes inicias, financiado pela USAID, com duração de cinco anos, com o objetivo de melhorar os resultados de leitura nas classes referidas nas províncias de Nampula e Zambézia.
O projecto centrar-se-á em três áreas principais de intervenção para atingir o seu objectivo de melhorar a fluência e compreensão da leitura dos alunos na língua materna até ao final do segundo ano de escolaridade:
1) melhorar a qualidade da instrução de leitura no nível primário,
2) melhorar os quadros de políticas e sistemas de entrega para leitura de na segunda classe, e
3) aumentar o envolvimento dos pais e da comunidade na leitura nas classes iniciais. O projecto terá uma sede em Maputo, com escritórios de campo em Nampula e Zambézia.
Resumo da Posição:
O Oficial Distrital irá promover o cometimento nos esforços de capacitação Institucional bem como nas actividades do programa para garantir que as estratégias e actividades estejam completamente integradas nas estruturas de implementação de nível distrital bem como garantir maior envolvimento dos actores da educação e a sustentabilidade das actividades do programa a nível do distrito.
O oficial distrital estará baseado em Murrupula.
Supervisão:
O/A Oficial Distrital reportará ao/á Oficial de Gestão Escolar e Fortalecimento Institucional e estará alocado em Murrupula, ao nivel do SDEJT (Serviços Distritais da Educação, Juventude e Tecnologia) na Repartição de Educação Geral.
Responsabilidades Primárias:
- Capacitar os profissionais da Repartição nas áreas de planificação, implementação, monitoria e avaliação aos colegas de Repartição de Educação Geral do SDEJT;
- Coordenação da implementação das actividades ao nível distrital;
- Partipação em/ou organização de encontros de planificação ligados ao programa Vamos Ler! com os técnicos dos SDEJT e representantes do governo distrital;
- Garantir a integração dos planos do programa Vamos Ler! nos planos distritais
- Preparar, desenvolver e actualizar continuamente, os planos de actividades e de trabalho anuais e mensais;
- Dar assistência técnica-estratégica ao SDETJ, ZIPs (Zonas da Influência Pedagógicas), escolas na preparação, coordenação, administração, implementação e monitoria das actividades do programa Vamos Ler! e nas áreas transversais como igualdade de género, educação inclusiva ao nível distrital na base da identificação das necessidades de apoio técnico;
- Colaborar com os técnicos de SDEJT e representantes de governo distrital na facilitação de parceria e implementação eficaz das actividades do programa;
- Organizar a logística das actividades do programa Vamos Ler! (formações, visitas as escolas ou comunidades, pesquisas, monitoria e avaliações etc.) ao nível distrital (identificação de local, participantes, alimentação, alojamento, material);
- Supervisionar a aplicação dos fundos alocados as jornadas pedagógicas;
- Garantir que o uso dos adiantamentos de fundos está sendo feito de acordo com as políticas e procedimentos da USAID e Vamos Ler!;
- Apoiar e supervisionar o processo de entrega e uso de livros às escolas;
- Organizar atempadamente os processos de justificação de todos os adiantamentos recebidos para as formações, jornadas pedagógicas, avaliações, pesquisas, supervisões e visitas de apoio ao nível distrital;
- Recolher os dados de Monitoria e Avaliação nas ZIPs e escolas nas todas áreas do programa Vamos Ler (leitura, fortalecimento dos sistemas, mobilização das comunidades);
- Apoiar na recolha, compilação, finalização, edição dos relatórios sobre os sucessos e desafios no programa;
- Providenciar informação estratégica ao pessoal do programa, especialmente aos Coordenadores de Leitura, Liderança Educacional, Mobilização Comunitária e Monitoria e Avaliação, para garantir clara compreensão de situação actual nas províncias, nos distritos, ZIPs e escolas;
HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
- Nível de licenciatura em Educação ou Gestão escolar, Ciências Sociais, psicopedagógias, linguistícas ou aréas afins;
- Experiência comprovada de pelo menos 3 anos na formação, capacitação e assistência técnica aos representantes ou aos institutos do Governo no sector da Educação á diferentes níveis ( Nacional, Provincial, Distrital e Escolas/ Comunidades) ex: MINEDH, DPEDH, SDEJT e/ou Instituições locais de Educação; tais como: IFP, UP e UEM;
- Experiência e conhecimento sobre educação Bilíngue;
- Habilidade de falar, ler e escrever em Emakhuwa de acordo com o padrão ortográfico;
- Habilidades de produzir relatórios trimestral, no tempo oportuno com proficiência da língua portuguesa;
- Conhecimento e experiência na Monitoria e Avaliação;
- Proficiência no uso dos pacotes de Software do computador tais como: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.;
- Experiências em trabalhar com ONGs Internacionais ou OSC locais e/ ou doadores;
- Experiência e conhecimento sobre as estratégias de formação , acompanhamento, capacitação, fortalecimento das Organizações, comunicação para os adultos e mobilização das comunidades;
- Licença com validade para motorizadas.
É desejavel:
- Ter residência no distrito pelo qual se candidata;
- Ter proficiência na comunicação oral da língua inglesa é uma vantagem;
- Flexibilidade de trabalhar em diferentes locais e horário de trabalho irregular.
Processo de candidatura
Os candidatos interessados elegíveis devem enviar uma carta de manifestação de interesse e motivação, e o Curriculum Vitae, para rh@vamoslermoz.com; até ao dia 31 de Maio de 2021.