Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Objectivo da Posição:
Fortalecer os sistemas de monitoria e avaliaçao, assegurando o desenvolvimento de mecanismos, ferramentas e indicadores apropriados para o seguimiento dos programas/projectos, baseado no conhcimento organizacional em conformidade com o marco de resultados institucional.
Apoiar os programas e outras funções a implementar os sistemas de monitoria e avaliação, incluindo a documentação das realizações e construção de processos de aprendizagem.
O (A) Oficial de Monitoria e Avaliação vai reportar ao Coordenador Regional da Província de Cabo Delgado e irá trabalhar em colaboração com outras funções e programas da organização.
Responsabilidades:
- Garantir que documentação da informação esteja de acordo com as políticas, procedimentos, regulamentos da AeA e dos doadores.
- Assegurar que os sistemas de monitoria e avaliação a serem desenvolvidos facilitem o seguimento dos programas/projectos.
- Desenvolver acções consistentes para a monitoria dos programas/projectos e a avaliação pratica sobre o desenvolvimento das actividades incluindo a elaboração dos respectivos relatórios.
- Desenhar planos de Monitoria e avaliação que sejam consistentes com a implementação das actividades incluindo o desempenho dos parceiros.
- Garantir a implementação dos planos trienais e planos operacionais anuais, através dos mecanismos de M&E e quadro de resultados da AeA.
- Assegurar a documentação de toda informação relativa a monitoria e avaliação incluindo a elaboração dos respectivos relatórios de implementação.
- Apoiar na concepção de novos projectos, definindo novos indicadores, ferramentas e instrumentos para a monitoria e avaliação.
- Apoiar na elaboração e desenvolvimento de relatórios narrativos de qualidade, casos e histórias de sucesso, documentação e partilha de boas práticas.
- Capacitar pessoal da AeA e parceiros de implementação (responsáveis por funções programática) sobre Monitoria e Avaliação, documentação e partilha de informação.
- Desenhar e implementar acções para garantir a qualidade dos dados. Conduzir avaliações e auditorias da qualidade dos dados Assegurar a revisão, limpeza e validação dos dados recolhidos, e manter um registo de todas as revisões efectuadas.
- Analisar a possibilidade de avaliação dos projectos do programa nacional e fazer sugestões à equipa de concepção para a melhoria da possibilidade de avaliação dos projectos formulados.
- Conceber instrumentos de recolha, análise e divulgação de informação para que seja possível observar e monitorizar os resultados dos projectos a curto, médio e longo prazo.
- Desenhar e/ou validar técnicas e ferramentas de recolha de dados utilizadas no programa nacional.
- Propiciar a avaliação, sistematização e esforços de aprendizagem com pessoal de implementação de projectos e pessoas externas, facilitando a replicabilidade e a escalabilidade.
- Desenvolver, juntamente com a equipa de implementação do projecto, os termos de referência para as avaliações a realizar, assegurando que cumprem as normas e abordagens de qualidade institucional e, quando apropriado, os requisitos do financiador, e que contribuem sempre para a geração de provas.
- Prestar aconselhamento técnico e apoio, quando necessário, à equipa da Unidade de M&A da empresa na criação e desenvolvimento de sistemas, metodologias e ferramentas institucionais de monitorização e avaliação.
- Desenvolver, juntamente com M&E (corporate), materiais de divulgação e manuais de formação e implementar um plano de formação interna.
- Identificar e propor melhorias e adaptações à unidade de M&E (empresarial).
- Proteger a integridade da documentação dos programas/projectos durante os processos de implementação, aprendizagem, elaboração de relatórios dos projectos regulares e dos co – financiados.
Termos da oferta
Incorporação imediata
Bom ambiente de trabalho
Duração do contrato segundo a implementação do projecto com período probatório Baseado na lei de trabalho de Moçambique
Local de trabalho: Pemba, Cabo Delgado e presta assistência as ADTs das outras Províncias
Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción.
Outras regalias em vigor na organização
Requisitos
- Habilidades e Experiência Necessárias:
- Licenciatura em estatística, comunicações, gestão, administração de empresas, e áreas afins;
- Mínimo de 8 anos de experiência de trabalho comprovado na monitoria e avaliação de projectos/programas de curto/longo prazo, incluindo a elaboração de relatórios;
- Experiência na concepção e aplicação de instrumentos de investigação social, tanto quantitativos como qualitativos,
- Experiência comprovada com inquéritos, metodologias de amostragem, recolha de dados, gestão de dados, desenvolvimento de sínteses, análise de dados e elaboração de relatórios
- A sua experiência no tratamento de bases de dados, programas de análise qualitativa, ferramentas de análise e visualização de dados (Tableu, power BI); a utilização de ferramentas como ODK ou Kobo é valiosa.
- Experiência demonstrada no desenvolvimento de projectos para angariação de fundos de preferência no sector das ONG;
- Domínio de aplicação prática de abordagens de desenvolvimento participativo, ferramentas de monitoria e avaliação;
- Capacidade de realizar tarefas complexas, trabalhar de forma independente e tomar iniciativas;
- Boa experiência na capacitação de pessoal e parceiros em M&A;
- Capacidade de redacção de relatórios na língua portuguesa e de documentação de informação relevante;
- Boa comunicação e conhecimentos informáticos.
Outros requisitos:
- Disponibilidade para viajar e trabalhar nas zonas rurais;
- Bom comportamento e atitude;
- Capacidade de trabalhar em equipa, de forma independente e sob pressão;
- Conhecimento da língua inglesa é uma vantagem.
Como se candidatar:
A Candidatura deve ser feita através do site do empregador clicando no botão “Candidatar-se”
Local: Pemba