A Right To Play (RTP) é uma Organização Não-Governamental global que protege, educa e capacita as crianças, a superarem as adversidades, usando o poder de jogos e brincadeiras. Dando enfase ao jogo, uma das forças mais poderosas e fundamentais na vida de uma criança, ajudamos, no ano passado, mais de 2,3 milhões de crianças a permanecerem na escola e fora do circuito do trabalho infantil, e a protegê-las contra doenças que ameaçam a vida bem como contra a exploração e abuso de menores. À escala global, somos a única organização de desenvolvimento focada exclusivamente no uso do poder da brincadeira para transformar a vida das crianças e jovens e a ajudar a superar os efeitos da pobreza, guerra, doenças e desigualdades. Fundada em 2000, a Right To Play está sediada em Toronto no Canadá e oferece programas em 22 países da América do Norte, Europa, Médio Oriente, África e Ásia. Com uma paixão partilhada pela nossa missão, o nosso Código de Cultura orienta-nos sobre como agir e interagir com base nos cinco pilares fundamentais seguintes:
- Aceitar a todos – Ser intencionalmente inclusivo
- Fazer as Coisas Acontecerem – Procurar oportunidades de liderar e inovar
- Mostrar Coragem – agir com integridade
- Demonstrar Afecto- cuidar de si e dos outros Ser Divertido – Divertir-se trabalhando
Posicão: Especialista de Comunicação – Moçambique
Organização: Right To Play Mocambique Departamento / Divisão: Programas
RESUMO DO TRABALHO
O Especialista de Comunicação reporta diretamente a Diretora Nacional (CD).
Ele / ela recebe orientações da equipe de marketing e comunicação da sede da RTP. O/a Especialista de Comunicação é responsável pelo desenvolvimento e implementação do plano de comunicação e atividades no país.
Ele / ela também apoia esforços de defesa de direitos e de arrecadação de fundos no Escritório do país. Espera-se que ele /ela ajude a melhorar a imagem pública geral da organização no país.
Este /a trabalha em estreita colaboração com o /a Gestor /a de Programas, o / a Especialista de Monitoria, Avaliação e Aprendizado e o /a Oficial de Treinamento.
RESPONSABILIDADES DIRECTAS
De acordo com as políticas e procedimentos aprovados pela RTP, o titular:
1 Planificação e conformidade (35% do Tempo)
- Desenvolve uma estratégia de Comunicação para RTP Moçambique, e lidera na sua devulgaçãoo e implementação nos programas de RTP.
- Desenvolve e implementa um plano anual de comunicações, de acordo com os planos estratégicos nacionais e do escritório regional para garantir conformidade, identifica áreas de lacunas e recomenda soluções.
- Fornece liderança para comunicações gerais relacionadas à RTP no respectivo país.
- Garante a documentação dos materiais de comunicação e a disseminação adequada de informações para eventos e histórias de sucesso.
- Garante que a promoção da RTP em vários “Dias” internacionais, como o Dia da Criança, o Dia do Diabetes, etc estejam em linha com a estratégia nacional e com os objetivos comportamentais e sociais.
- Facilita a construção de relacionamentos com líderes de opinião e celebridades do país e da comunidade, incluindo Atletas Embaixadores, para endossar e disseminar mensagens de modificação de comportamento para campanhas de mobilização social na região.
2 Comunicação (35% do Tempo)
- Desenvolve sistemas para comunicações efetivas e eficientes e compartilha de melhores práticas dentro do escritório do país.
- Desenvolve um sistema para produzir histórias pessoais, citações e fotografias de Coaches e crianças em nossos programas; supervisiona o arquivo de fotos.
- Desenvolve material informativo e promocional nos programas da RTP.
- Atua como um ponto focal na intranet “play-space”, onde aplicável.
3 Media e relações públicas (25% do Tempo)
- Estabelece contatos e mantém relacionamentos com a mídia e involve a midia no lancamento das actividades de RTP em Mocambique
- Monitora e rastreia de perto a cobertura da mídia para actividades da RTP e jogos e brincadeiras para aprendizagem e desenvolvimento no país.
- Realiza atividades de desenvolvimento de mídia no país para fortalecer a capacidade da mídia local de defender o papel do desporto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e o papel que os jogos e brincadeiras podem desempenhar para atingir as metas de desenvolvimento.
- Promove parcerias em toda a organização e além, e representa a RTP em todas as redes de comunicação relevantes.
- Trabalha com a equipe de gestão sénior para desenvolver e implementar estratégias de relações com a mídia para qualquer visita de alto nível ao país / região, incluindo a preparação de materiais de apoio e pacotes relevantes.
4. Realização de outras tarefas que lhe forem incumbidas (5% do Tempo)
Qualificações Mínimas (DEVE TER)
(A) Educação/ Formação/ Certificação
Licenciatura em Comunicação, Relações Púbicas, Jornalismo ou quaisquer áreas relacionadas.
(B) Experiência
- Anos de experiência com ONG’s no país, incluíndo relações com a mídia e desenvolvimento de planos e materiais de comunicação.
- Capacidades tecnicos de desenho gráfico, fotografia e experiência de impressão.
(C) Idiomas:
- Fluência escrita e falada em Português e inglês.
E em Compensação:
Uma oportunidade de trabalhar com uma equipa apaixonada, inovadora e colaborativa, onde terá a possibilidade de fazer as coisas acontecerem.
Vai ganhar experiência de trabalho com uma organização reconhecida a nível global, com uma cultura saudável e bas eada num Código de Cultura (aceitar a todos, fazer as coisas acontecerem, demonstrar coragem, demonstrar afecto e ser divertido).
Ademais, oferecemos um pacote salarial e de benefícios competitivo.
Tipo de Contrato: A prazo certo (12 meses) com possibilidade de renovação
Disponibilidade Imediata
Permanente/Tempo Inteiro
Como se candidatar
Os interessados (m/f) podem candidatar de apresentação para o email se enviando o seu currículo vitae e uma carta de apresentação para o email: info_mozambique@righttoplay.com
Data de encerramento: 28 de Março de 2021
Local: Maputo
A Right To Play oferece oportunidades iguais de emprego para todos, independentemente de sexo, raça, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou estado civil e em conformidade dos requisitos laborais locais.
Encoraja-se a candidatura das mulheres para esta vaga.
Somos uma organização centrada na criança. Os nossos procedimentos de recrutamento e selecção reflectem o nosso compromisso com a segurança e protecção das crianças nos nossos programas.