ADPP Moçambique
Anúncio de Vaga – Director Técnico
A ADPP é uma Organização Não-Governamental moçambicana, criada em 1982. Com mais de 35 anos de trabalho em Moçambique. A ADPP está comprometida com a sua missão de promover o desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, incluindo crianças, órfãos, pessoas carenciadas, em particular raparigas e mulheres nas zonas rurais.
A ADPP Moçambique apoia quatro sectores principais, nomeadamente: Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Comunitário. No âmbito da saúde a ADPP implementa actividades de saúde comunitária nas áreas de nutrição, HIV/SIDA, Tuberculose e malária.
Descrição do projecto e da posição
A ADPP Moçambique pretende recrutar um/a Director/a Técnico/a para um futuro projecto na área de prevenção e combate à malária financiado pela USAID em Moçambique (Social Behavior Change -SBC Malaria Program). O objectivo deste projecto é aumentar a implementação e monitoria das intervenções de Mudança Social e Comportamental (SBC) baseadas em provas; e melhorar a concepção, implementação e monitoria da SBC da malária demonstrada pelo Ministério da Saúde e parceiros de implementação nas Províncias de Nampula, Zambézia e Manica. O impacto de alto nível pretendido com este programa é aumentar a adopção e manutenção de comportamentos de prevenção e tratamento da malária em áreas específicas de Moçambique. O/A Director(a) Técnico(a) será responsável por fornecer liderança técnica e estratégica ao projecto e parceiros de implementação garantindo intervenções e serviços de elevada qualidade. Esta posição estará baseada em Maputo com viagens frequentes às províncias de implementação do projecto.
Tarefas e responsabilidades:
- Fornecer orientação técnica, criar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e ferramentas para padronizar e garantir a qualidade das actividades e intervenções do projecto em todos os locais de implementação.
- Estabelecer mecanismos de garantia de qualidade técnica e monitoria para garantir a implementação com qualidade em todos os níveis, introduzindo medidas correctivas e adaptativas onde e quando necessário.
- Coordenar actividades de assistência técnica para o pessoal técnico do projecto e OCBs de forma a aumentarem a sua capacidade de implementar com eficácia o projecto e alcançar a mudança de comportamento na prevenção da malária.
- Trabalhar em estreita coordenação com o Gestor Sénior de M&A para garantir a monitoria regular dos resultados versus metas e o uso de dados para a tomada de decisões.
- Apoiar a equipe técnica no desenvolvimento de instrumentos de monitoria e avaliação do projecto.
- Apoiar na documentação e disseminação das inovações e boas práticas do projecto.
- Liderar o desenvolvimento de planos de trabalho, relatórios trimestrais e outros documentos técnicos importantes do projecto.
- Manter comunicação regular com o doador, Ministério da Saúde, DPS, parceiros clínicos do PEPFAR e outras partes relevantes, para garantir sinergias e coordenação.
- Representar o projecto em reuniões técnicas, conferências e plataformas de coordenação nacional.
Requisitos mínimos:
- Mestrado em Saúde Pública, Ciências Sociais ou áreas afins, com pelo menos 8 anos de experiência profissional na assistência técnica durante a implementação de projectos de saúde.
- Pelo menos 5 anos de experiência como Director(a) Técnico(a) ou outro cargo sénior na implementação de projectos ou programas de malária.
- Experiência de implementação de projectos nas comunidades e no nível distrital.
- Capacidade demonstrada em monitorar programas similares, interpretar e utilizar dados de desempenho para tomada de decisão e orientação.
- Capacidade demonstrada para apoiar, orientar e supervisionar a equipe.
- Domínio da Teoria de Mudança Social de Comportamento.
- Experiência de trabalho e supervisão de equipas de campo e gestores.
- Habilidades em planificação, implementação, monitoria e avaliação de projectos.
- Capacidade demonstrada para criar e manter relações de trabalho eficazes com pessoal chave do MISAU, DPS, SDSMAS, ONGs parceiras e OCBs.
- Capacidade para elaborar relatórios em português e inglês e incluir boas práticas e histórias de sucesso.
- Demonstrar fortes capacidades de liderança, habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipa que incluem formação e motivação da equipa para um elevado nível de desempenho a fim de atingir objectivos.
- Ter fortes capacidades de comunicação oral e escrita em inglês e português.
- Ser criativo, proactivo e com fortes capacidades de organização e análise, capacidade de estabelecer prioridades e de trabalhar com diferentes equipas, gerindo eficazmente a carga de trabalho.
- Forte domínio de Microsoft Office
- Disponibilidade e capacidade de viajar frequentemente dentro do país.
Processo de candidatura
Os candidatos interessados devem enviar o resumo do CV e uma carta de motivação indicando a referência da vaga e com dados de contacto de três referências profissionais para adpp.recrutamento@adppmozambique.org até 18 de Novembro 2021 .
NOTA: a contratação do candidato selecionado para a vaga está dependente da aprovação da proposta da ADPP por pa rte do doador.
Na ADPP as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para adpp.recrutamento@adppmozambique.org