ADPP Moçambique
Anúncio de Vaga – Director Financeiro e de Operações
A ADPP é uma Organização Não-Governamental moçambicana, criada em 1982. Com mais de 35 anos de trabalho em Moçambique. A ADPP está comprometida com a sua missão de promover o desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, incluindo crianças, órfãos, pessoas carenciadas, em particular raparigas e mulheres nas zonas rurais.
A ADPP Moçambique apoia quatro sectores principais, nomeadamente: Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Comunitário. No âmbito da saúde a ADPP implementa actividades de saúde comunitária nas áreas de nutrição, HIV/SIDA, Tuberculose e malária.
Descrição do projecto e da posição
A ADPP Moçambique pretende recrutar um/a Director/a Financeiro/a para um futuro projecto na área de prevenção e combate à malária financiado pela USAID em Moçambique (Social Behavior Change -SBC Malaria Program).
O objectivo deste projecto é aumentar a implementação e monitoria das intervenções de Mudança Social e Comportamental (SBC) baseadas em provas; e melhorar a concepção, implementação e monitoria da SBC da malária demonstrada pelo Ministério da Saúde e parceiros de implementação nas Províncias de Nampula, Zambézia e Manica. O impacto de alto nível pretendido com este programa é aumentar a adopção e manutenção de comportamentos de prevenção e tratamento da malária em áreas específicas de Moçambique.
O(a) Director(a) Financeiro e de Operações será responsável pelo desenvolvimento, implementação e supervisão de políticas, procedimentos e todas as actividades financeiras e administrativas com vista a garantir a sua conformidade com as políticas e procedimentos do Doador e da ADPP.
O(a) Director(a) Financeiro e de Operações terá a responsabilidade de assegurar o uso eficiente dos recursos do projecto; preparar orçamentos consistentes; monitorar as despesas do projecto e produzir relatórios de qualidade para o Doador.
Tarefas e responsabilidades:
- Garantir a conformidade do projecto com as políticas e procedimentos financeiros e administrativos da USAID, da ADPP e das leis vigentes no país.
- Supervisionar e apoiar a equipe de administração e finanças para garantir que seja capaz de realizar com eficácia as suas tarefas financeiras, administrativas e operacionais do dia-a-dia.
- Fazer a supervisão de todas as operações financeiras da ADPP, incluindo pagamentos de bens e serviços, e o pagamento atempado de salários da instituição.
- Fornecer informações financeiras precisas e oportunas à equipe sénior para a tomada de decisões e aconselhá-los sobre qualquer necessidade de mudanças nos sistemas e processos administrativos e/ou financeiros.
- Liderar o processo de elaboração e disseminação de relatórios financeiros para a USAID e outras partes interessadas, incluindo relatórios de inventário de activos, desembolsos periódicos, relatórios de utilização de fundos, entre outros.
- Garantir que todos os documentos de suporte dos relatórios financeiros, reconciliações bancárias, diários bancários e de caixa, folhas de pagamento, planilhas de horas de trabalho e outros itens sejam devidamente analisados e aprovados de acordo com os procedimentos da ADPP e do Doador.
- Criar e implementar ferramentas, políticas e procedimentos para maximizar o controlo interno de despesas de acordo com todas as regras e regulamentos organizacionais e do Doador.
- Colaborar activamente com as equipes de auditoria interna e externa e garantir que as recomendações relacionadas à gestão financeira e administrativa sejam abordadas dentro dos prazos prescritos.
- Capacitar e fornecer assistência técnica às equipas provinciais e sub parceiros na área de contabilidade, finanças e administração e garantir que as contas dos escritórios provinciais sejam revistas regularmente.
- Garantir que os livros contabilísticos estejam sempre actualizados, bem conservados e prontamente disponíveis para consulta e auditoria, quando necessário.
Requisitos
- Mestrado (ou nível superior) em Administração de Empresas, Finanças, Contabilidade ou outra área relevante.
- Experiência comprovada de 8 anos na gestão de finanças, operações e administração, preferencialmente em organizações com fundos do PEPFAR.
- Familiarização com as regras e regulamentos de gestão financeira da USAID constitui uma vantagem.
- Experiência na gestão e supervisão de equipas financeiras descentralizadas e estabelecimento de sistemas de gestão financeira e de operações nas províncias alvo do projecto.
- Experiência sólida em relatórios financeiros e de conformidade e gestão de auditoria.
- Proficiência em MS Office (especialmente Excel) e experiência na gestão de softwares de contabilidade e de gestão de escritório (Google, Excel, Word, etc.).
- Forte capacidade analítica e capacidade de gerir grandes orçamentos.
- Fortes habilidades de comunicação interpessoal e capacidade de trabalhar com equipas multidisciplinares e com pessoal chave das organizações parceiras.
- Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em português e inglês.
- Disponibilidade para viajar dentro do país para fornecer apoio às equipas financeiras e administrativas do projecto.
Processo de candidatura
Os candidatos interessados devem enviar o resumo do CV e uma carta de motivação indicando a referência da vaga e com dados de contacto de três referências profissionais para adpp.recrutamento@adppmozambique.org até 18 de Novembro 2021 .
NOTA: a contratação do candidato selecionado para a vaga está dependente da aprovação da proposta da ADPP por pa rte do doador.
Na ADPP as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para adpp.recrutamento@adppmozambique.org