O First Capital Bank encontra-se em processo de recrutamento de um Director Financeiro (CFO), para a sua equipa em Moçambique. O First Capital Bank é um Banco com níveis de crescimento mais relevantes em Moçambique e pretende fazer crescer a sua equipa com profissionais experientes que possam contribuir para fomentar esta trajectória de afirmação da sua operação enquanto Banco Regional presente no Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Botswana para além de Moçambique. O foco na prestação de um serviço de excelência, a proximidade e agilidade, a flexibilidade na apresentação de soluções inovadoras têm-se revelado factores cruciais no crescimento da operação.
2. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:
- Coordenar a elaboração e acompanhamento da estratégia, planear e re-estimar o desempenho financeiro do banco, com vista a assegurar que a estratégia se mantenha coerente e bem divulgada para o negócio
- Fornecer uma forte liderança perante a equipa financeira do país e trabalhar para reforçar osrelatórios E2E;
- Responsabilizar-se pela gestão, coordenação e relatórios das funções financeiras do First CapitalBank, incluindo orçamentos, auditoria, relatórios de gestão, demonstrações financeiras externas,despesas de capital/receitas, questões estratégicas e de risco;
- Assegurar um ambiente de controlo forte, o cumprimento dos requisitos fiscais e regulamentares;
- Auxiliar o director-geral a acompanhar e monitorar o desempenho do negócio em direcção aosobjectivos financeiros comprometidos e desafiar continuamente o desempenho dos segmentosempresariais sobre as melhores formas de aumentar o desempenho empresarial global;
- Implementar um plano de networking com os investidores que assegure uma informação justa dosaccionistas e do mercado de investimento, bem como o cumprimento dos regulamentos deadmissão à cotação ao Banco de Moçambique.
- A iniciativa de contacto com investidores deveassegurar uma informação atempada e justa para apoiar uma avaliação justa dos títulos cotados dobanco e optimizar o custo do capital;
- Aconselhar o Conselho de Administração e a EXCO em questões de desempenho empresarial noâmbito e contexto da gestão financeira do banco, bem como em outras áreas de desempenhoempresarial.
- Assegurar que todos os requisitos de relatórios financeiros do Grupo são cumpridos atempo e de acordo com as normas exigidas;
- Auxiliar na formulação da direcção futura do banco e apoiar iniciativas tácticas;
- Monitorar e orientar a implementação de planos estratégicos de negócios financeiros;
- Desenvolver estratégias financeiras e fiscais;
- Gerir os processos de solicitação de capital e de elaboração do orçamento;
- Desenvolver medidas de desempenho e sistemas de monitorização que apoiem a direcção estratégica;
- Cumprir prazos e normas de qualidade tanto numa perspectiva local como de Grupo;
- Assegurar ciclos suaves de auditoria externa com auditores externos, compreendendo e satisfazendo atempadamente as suas necessidades;
- Assegurar que a afectação de capital seja optimizada na forma como os novos projectos são priorizadose através do apoio a actividades que afectam a estrutura do balanço;
- Assegurar a integridade do processo e dos dados em toda a empresa, cumprindo os requisitos degovernação;
- Produzir calendários, que apresentem com precisão informações de gestão regulares e ad-hoc;
- Participar nas decisões-chave como membro da equipa de gestão executiva;
- Garantir que os relatórios regulamentares exigidos pelo Banco de Moçambique são precisos eentregues dentro do prazo;
- Implementar as melhores práticas operacionais;
- Supervisionar a emissão de informação financeira;
- Relatar os resultados financeiros ao Conselho de Administração;
- Manter um forte ambiente de controlo, assegurando que os controlos de informação financeiraestejam em vigor para processos-chave e sejam eficazes;
- Garantir que as reconciliações são feitas a tempo e as questões relacionados às mesmas são assinaladas;
- Garantir que os pagamentos de impostos são efectuados de forma atempada e precisa;
- Actuar através de uma forte liderança com todos os colaboradores dentro da função financeira,assegurando que o papel e a contribuição de cada pessoa para a organização seja claro e compreendido;
- Fornecer uma sólida orientação e feedback a todos os relatórios directos, conduzindo a prática doDesenvolvimento de Desempenho através do exemplo;
- Assegurar o recrutamento das melhores pessoas para alcançar os resultados e o desenvolvimentocontínuo de pessoal com talento e potencial, mantendo planos de sucessão robustos para todas asfunções principais;
- Identificar necessidades de formação adequadas e cursos (internos/externos) para o desenvolvimentoda equipa;
- Participar nas revisões anuais de desempenho;
3.REQUISITOS TÉCNICOS:
- ACCA/ Licenciatura e/ou Mestrado em Contabilidade/ ou Administracção de Empresas;
- Pelo menos 5 anos de experiência na função, ou experiência relevante noutra função de gestãosénior;
- Conhecimento consolidado do sector e serviços financeiros e das políticas e procedimentos derisco;
- Conhecimento consolidado das principais normas internacionais de relato financeiro aplicáveis nosector bancário (IFRS9, IFRS16, etc)
- Conhecimento consolidado no âmbito dos códigos de prática financeira;
- Experiência de relatórios de gestão estatutária e executiva;
- Experiência de trabalho num ambiente multinacional, multi-segmento, com relatórios matriciais.
- Sensibilização para as diferenças culturais e ambientes legais/regulamentares variáveis.•Fluente em inglês.
4.REQUISITOS GENÉRICOS:
- Excelente capacidade de liderança;
- Fortes capacidades de planeamento, organização, implementação e coordenação;
- Fortes capacidades analíticas e um elevado nível de perspicácia empresarial, bom senso ecapacidade comprovada de resolução de problemas;
- Capacidade consolidada de tomada de decisão.
Processo de candidatura
Localização: Maputo
Data limite: 20 de Junho de 2021
O CV e carta de apresentação deverão ser enviados para o endereço electrónico: recrutamento@firstcapitalbank.co.mz
Referência: First Capital Bank S.A., Vaga/008