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Vaga Para Director De Crédito (m/f)

Postado a 3 meses atrás
Maputo

Descrição da Vaga

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O First Capital Bank encontra-se em processo de recrutamento de um Director de Crédito, para a sua equipa em Moçambique.

O First Capital Bank é um dos Bancos com níveis de crescimento mais relevantes em Moçambique e pretendemos fazer crescer a nossa equipa com profissionais experientes que possam contribuir para fomentar esta trajectòria de afirmação da nossa operação enquanto Banco Regional presente no Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Botswana para além de Moçambique. O nosso foco na prestação de um serviço de excelência, a nossa proximidade e agilidade, a flexibilidade na apresentação de soluções inovadoras têm-se revelado factores cruciais no crescimento da nossa operação.

 

2. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

  • Assumir a responsabilidade de conduzir a estratégia de Crédito do First Capital Bank, que inclui a gestão do risco de crédito e o modelo de risk appetite;
  • Assegurar o cumprimento dos mandatos e do regulamento geral de crédito;
  • Implementar na integra os modelos eficientes de gestão de carteira, de modo a garantir a qualidade da carteira de crédito;
  • Apoiar o aumento da carteira de crédito que se adequa ao modelo de gestão de risco de crédito e de risk appetite;
  • Participar em vários comités de risco e de gestão;
  • Assegurar a boa qualidade das propostas de crédito submetidas para aprovação e o cumprimento dos níveis de serviço estipulados;
  • Assegurar que os membros aprovem as propostas, no âmbito dos poderes delegados;
  • Assegurar que as propostas de crédito sejam devidamente analisadas;
  • Participar em reuniões com clientes, sempre que necessário, para orientar as negociações e assegurar que todas as informações necessárias sejam recolhidas para análise de risco;
  • Ter um conhecimento consolidado da carteira de crédito, especialmente dos grandes riscos, da distribuição da carteira por sector de actividade e, tendo em vista o conhecimento geral do ambiente de negócios no país, orientar debates construtivos com a equipa comercial em torno do impacto da PD, LGD, convénios e preços na conta de exploração;
  • Identificar riscos específicos das operações de crédito e adoptar medidas de mitigação de risco como inputs para operações de modelo de crédito, de acordo com a filosofia de risco do Banco;
  • Participar em comités de crédito para defender e motivar as operações de crédito;
  • Participar em reuniões trimestrais do Comité de Crédito do Conselho de Administração;
  • Manter uma compreensão completa do risco do país, indústrias, regulamentos e ambiente económico, bem como relacionar estas questões com o perfil de risco dos créditos individuais;
  • Determinar e comunicar o appetite do Banco pelo risco de crédito a todas as partes interessadas relevantes para assegurar a sua correcta implementação;
  • Assegurar que a equipa de crédito seja devidamente formada e orientada;
  • Assegurar que a equipa está motivada;
  • Contribuir para a actualização e melhoria dos modelos de crédito, incluindo: limites internos de concentração de risco, modelos e metodologias de rating e LGD, estrutura de mandato de crédito, etc;
  • Assegurar o cumprimento de modelos de crédito, políticas e procedimentos no processo de originação de crédito;
  • Assegurar a segmentação adequada dos clientes de acordo com as regras de segmentação de carteira acordadas;
  • Assegurar a gestão da carteira de crédito actual: dar prioridade aos pedidos e planear análises de crédito;
  • Assegurar a manutenção ou adaptação dos processos e relatórios de monitorização e gestão de crédito;
  • Assegurar a preparação do relatório regular da carteira de crédito e a gestão da carteira, de acordo com os parâmetros definidos;
  • Assegurar o registo e arquivo de todas as decisões de crédito;
  • Construir e manter relações de trabalho profissionais com todos os Clientes, demonstrando excelentes competências para iniciar o diálogo, ouvir, aconselhar, influenciar e negociar para alcançar resultados em que todos ganham;
  • Participar em reuniões com Clientes para monitorizar o progresso, gerir as expectativas e assegurar que as necessidades dos Clientes são satisfeitas;
  • Preservar relações, na presença de opiniões contraditórias ou da necessidade de gerir uma reclamação ou insatisfação, procurando obter ganhos mútuos;
  • Antecipar as consequências e adaptar as soluções aos problemas com base num feedback contínuo;
  • Adaptar um estilo de comunicação para satisfazer as necessidades de diferentes público-alvo.

 

3. REQUISITOS TÉCNICOS:

  • Licenciatura em Gestão Bancária e Financeira, Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas ou equivalente;
  • Pelo menos 5 anos de experiência na função, ou experiência relevante noutra função de crédito sénior;
  • Fluente em inglês.

 

4. REQUISITOS GENÉRICOS:

  • Boa capacidade de liderança;
  • Excelente capacidade de comunicação escrita e verbal;
  • Gosto pela comunicação com clientes;
  • Perspicácia comercial;
  • Excelente capacidade de argumentação / negociação;
  • Capacidade de pensamento analítico, conceptual e estratégico;
  • Capacidade de apresentação de soluções e de tomada de decisão;
  • Competência na Gestão, Organização e Cumprimento de Prazos.

 

Processo de candidatura

Localização: Maputo

Data limite: 11 de Agosto de 2021

O CV e carta de apresentação deverão ser enviados para o endereço electrónico: recrutamento@firstcapitalbank.co.mz

Referência: First Capital Bank S.A., Vaga/007

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