ADPP Moçambique
Anúncio de Vaga – Director/a do Projecto (Chief of Party)
A ADPP é uma Organização Não-Governamental moçambicana, criada em 1982. Com mais de 35 anos de trabalho em Moçambique. A ADPP está comprometida com a sua missão de promover o desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, incluindo crianças, órfãos, pessoas carenciadas, em particular raparigas e mulheres nas zonas rurais.
A ADPP Moçambique apoia quatro sectores principais, nomeadamente: Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Comunitário. No âmbito da saúde a ADPP implementa actividades de saúde comunitária nas áreas de nutrição, HIV/SIDA, Tuberculose e malária. Descrição do projecto e da posição A ADPP Moçambique pretende recrutar um/a Director/a para um futuro projecto na área de prevenção e combate à malária financiado pela USAID em Moçambique (Social Behavior Change -SBC Malaria Program).
O objectivo deste projecto é aumentar a implementação e monitoria das intervenções de Mudança Social e Comportamental (SBC) baseadas em provas; e melhorar a concepção, implementação e monitoria da SBC da malária demonstrada pelo Ministério da Saúde e parceiros de implementação nas Províncias de Nampula, Zambézia e Manica. O impacto de alto nível pretendido com este programa é aumentar a adopção e manutenção de comportamentos de prevenção e tratamento da malária em áreas específicas de Moçambique.
O/A Director/a do Projecto será responsável pela liderança estratégica e supervisão do projecto, gerindo todas as actividades, tomando decisões importantes e resolvendo problemas em prazos curtos e assegurando a qualidade operacional do programa. A posição será baseada em Maputo, Moçambique.
Tarefas e Responsabilidades
- Fornecer a visão e liderança técnica estratégica do projecto.
- Representar a ADPP junto da USAID, Ministério da Saúde, PNCM, e Agências Governamentais Locais, organizações multilaterais e bilaterais, ONGs, OCBs e partes interessadas da comunidade responsáveis por assegurar a comunicação atempada com a USAID e a apresentação de relatórios à mesma.
- Assegurar que as actividades do projecto estejam de acordo com das expectativas do PNCM e das partes interessadas e que os resultados do projecto são difundidos proactivamente.
- Responsável por abordar questões relacionadas com contratos, incluindo assegurar a conformidade com os sistemas financeiros da ADPP e com as práticas financeiras e contabilísticas geralmente aceites e que cumprem as normas da USAID.
- Responsável pelo planeamento global, implementação e gestão do projecto, e assegurar o progresso para o alcance das metas e objectivos do projecto.
- Assegurar a conclusão atempada e qualidade dos relatórios exigidos.
- Desenvolver e implementar o trabalho anual do programa e planos de marcos de desempenho e negociar um acordo desses planos com a USAID, parceiros e outras partes interessadas.
- Responsável pela supervisão e orientação de todo o pessoal de longo e curto prazo ao abrigo do contrato.
Requisitos mínimos:
- Mestrado em Saúde Pública, Ciências Sociais ou nível superior em uma área relevante.
- Pelo menos 10 anos de experiência na gestão de projectos integrados de saúde e malária em Moçambique.
- Pelo menos cinco anos de experiência como Director de Projecto ou outra posição sénior de projectos de âmbito e complexidade semelhantes, tais como o Director Adjunto de Projectos ou Assessor Sénior de Projectos. A experiência de trabalho como Director de projectos financiados pelos USG é altamente desejável, com capacidade comprovada para gerir eficazmente o pessoal e os fundos do projecto.
- Conhecimento técnico e profundo da malária e de uma ou mais das seguintes áreas: saúde materna e infantil, saúde pública, Mudança Social e Comportamental (SBC) e desenvolvimento comunitário.
- Excelente conhecimento das questões nacionais com impacto na prestação de serviços de saúde, com foco na prevenção da malária e no reforço das instituições governamentais locais.
- Experiência profissional demonstrada na gestão de programas de saúde, incluindo o desenvolvimento de planos de trabalho, orçamentos e gestão de equipas de assistência técnica.
- Capacidade demonstrada para construir e manter relações de trabalho produtivas com colegas, parceiros e partes interessadas, incluindo pessoal chave dos ministérios.
- Forte conhecimento dos procedimentos e sistemas administrativos, de gestão e de informação da USAID, juntamente com o planeamento estratégico de programas, gestão, supervisão e perícia orçamental.
- Demonstrar fortes capacidades de liderança, habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipa que incluem formação e motivação da equipa para um elevado nível de desempenho a fim de atingir objectivos.
- Ter fortes capacidades de comunicação oral e escrita em inglês e português.
- Ser criativo, proactivo e com fortes capacidades de organização e análise, cap acidade de estabelecer prioridades e de trabalhar com diferentes equipas, gerindo eficazmente a carga de trabalho.
- Forte domínio de Microsoft Office.
- Experiência prática no arranque de projectos e na contratação e supervisão de pessoal para satisfazer as n ecessidades programáticas.
- Disponibilidade e capacidade de viajar frequentemente dentro do país.
Processo de candidatura
Os candidatos interessados devem enviar o resumo do CV e uma carta de motivação indicando a referência da vaga e com dados de contacto de três referências profissionais para adpp.recrutamento@adppmozambique.org até 18 de Novembro 2021 .
NOTA: a contratação do candidato selecionado para a vaga está dependente da aprovação da proposta da ADPP por pa rte do doador.
Na ADPP as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para adpp.recrutamento@adppmozambique.org