A FHI 360 é uma organização de desenvolvimento humano sem fins lucrativos dedicada a melhorar vidas de forma duradoura promovendo soluções integradas e conduzidas localmente. O nosso pessoal inclui especialistas na área da saúde, educação, nutrição, ambiente, desenvolvimento económico, sociedade civil, igualdade de género, juventude, investigação, tecnologia, comunicação e marketing social – criando uma combinação única de capacidades para enfrentar o actual desafio do desenvolvimento inter-relacionado e humanitário em mais de 70 países. A equipa de resposta às crises da FHI 360 está a responder à emergência humanitária em Cabo Delgado, Moçambique, através de um programa integrado de saúde, o WASH, e protecção, centrado na diminuição da morbilidade e mortalidade entre a população afectada pelo conflito.
VISÃO GERAL DA POSIÇÃO
Sob a responsabilidade do Coordenador de Resposta, o Coordenador de Monitoria e Avaliação (M&A) é responsável pelo estabelecimento de um forte sistema de M&A do Programa Humanitário da FHI 360 em Moçambique. O Coordenador de Monitoria e Avaliação (M&A) é responsável pelo estabelecimento de um forte sistema de M&A do Programa Humanitário da FHI 360 em Moçambique, que irá conceber e utilizar uma base de dados electrónica utilizando o MS Access para capturar dados do programa e produzir relatórios relevantes para fins internos e externos; assegurar a qualidade dos dados utilizando diferentes mecanismos de garantia da qualidade dos dados, documentar todos os ficheiros relacionados com M&A e assistir todas as equipas técnicas da FHI 360 no estabelecimento dos seus respectivos sistemas de documentação apropriados.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Conceber e implementar sistemas de M&A participativos e baseados em resultados que irão gerar informação e observações atempados às equipas de programação e gestão.
- Coordenar e supervisionar o desenvolvimento e manutenção de bases de dados apropriadas para rastrear com precisão os dados recolhidos de várias intervenções ao longo das actividades do programa. Assegurar a manutenção de sistemas de cópias de segurança e recuperação de dados; preparar uma base de dados do programa que possa ser utilizada tanto interna como externamente.
- Estabelecer uma base de dados segura que capte todos os indicadores, metas e progressos acordados em relação a cada objectivo do projecto.
- Realizar, gerir e administrar estudos de levantamento de base, seminários de revisão e qualquer outra avaliação regular das necessidades, que fornecerá continuamente informações e desenvolvimentos mais recentes.
- Assessorar e orientar o pessoal em questões de M&A para uma melhor implementação e partilha de boas práticas; providenciar liderança técnica para todas as actividades de M&A do projecto. Em particular, apoiar os assistentes de campo baseados nos locais do projecto para fazer um acompanhamento mais regular dos objectivos e dos progressos.
- Preparar listas de controlo de monitoria e orientações para medir o desempenho e acompanhar os progressos.
- Liderar o desenvolvimento do projecto/plano anual de M&A, consistente com o plano de trabalho anual.
- Conduzir a análise de dados e preparar relatórios, conceber, supervisionar e/ou conduzir estudos e inquéritos especiais; conceber e implementar a investigação de operações lideradas pelo projecto.
- Realizar visitas regulares de campo para acompanhar e supervisionar a implementação do projecto, identificar estrangulamentos e histórias de sucesso.
- Recolher regularmente diferentes relatórios (mensais, trimestrais e anuais) de locais operacionais/de campo, verificar a coerência entre a parte narrativa e a parte quantitativa, compilar a parte quantitativa e fazer a introdução de dados na base de dados do Programa.
- Em colaboração com a equipa do projecto, identificar e documentar sucessos programáticos, melhores práticas, desafios e lições aprendidas.
- Assegurar que os dados de M&A sejam incorporados nos processos de planeamento e revisão dos programas; supervisionar a recolha de dados para assegurar resultados de alta qualidade para a aprendizagem e relatórios dos doadores.
- Reforçar o sistema de documentação de M&A do programa FHI 360 de forma centralizada, documentando todos os documentos de M&A no escritório nacional.
- Desempenhar quaisquer outras funções atribuídas pelo supervisor.
QUALIFICAÇÕES DESEJADAS
- 9 a 11 anos de experiência na área de monitoria e avaliação.
- Licenciatura ou experiência equivalente em estatística.
- Altamente familiarizado em diferentes pacotes de software estatístico (SPSS, STATA, Epi-info, e R).
- Experiência Prática em aplicações Microsoft.
- Compreensão sólida da Gestão do Ciclo do Projecto.
- Boa compreensão da integração da perspectiva de género.
- Experiência na concepção e/ou implementação de sistemas de recolha de dados e gestão de dados.
- Análise demonstrada com análise de informação e elaboração de relatórios.
- Experiência com métodos de recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos de M&E, incluindo o rastreio de indicadores de resultados e a realização de avaliações de programas utilizando um método misto.
- Boa compreensão do Sistema Cluster da ONU; normas mínimas internacionais e nacionais de serviços em contextos humanitários.
- Fluente em português e boas habilidades para comunicar em inglês.
Para se Candidatar, clique no Botão “Candidatar-se” abaixo antes da data de validade.
Local: Cabo Delgado