A Right To Play (RTP) é uma Organização Não-Governamental global que protege, educa e capacita as crianças, a superarem as adversidades, usando o poder de jogos e brincadeiras. Dando enfase ao jogo, uma das forças mais poderosas e fundamentais na vida de uma criança, ajudamos, no ano passado, mais de 2,3 milhões de crianças a permanecerem na escola e fora do circuito do trabalho infantil, e a protegê-las contra doenças que ameaçam a vida bem como contra a exploração e abuso de menores. À escala global, somos a única organização de desenvolvimento focada exclusivamente no uso do poder da brincadeira para transformar a vida das crianças e jovens e a ajudar a superar os efeitos da pobreza, guerra, doenças e desigualdades. Fundada em 2000, a Right To Play está sediada em Toronto no Canadá e oferece programas em 22 países da América do Norte, Europa, Médio Oriente, África e Ásia. Com uma paixão partilhada pela nossa missão, o nosso Código de Cultura orienta-nos sobre como agir e interagir com base nos cinco pilares fundamentais seguintes:
- Aceitar a todos – Ser intencionalmente inclusivo
- Fazer as Coisas Acontecerem – Procurar oportunidades de liderar e inovar
- Mostrar Coragem – agir com integridade
- Demonstrar Afecto- cuidar de si e dos outros Ser Divertido – Divertir-se trabalhando
Departamento/Divisão: Departamento de Finanças
DESCRIÇÃO DA POSICÃO
O Coordenador de Logística é membro da Unidade/Departamento de Finanças e Administração e subordina-se directamente à estrutura hierárquica do Departamento, ou seja, ao Gestor/Oficial de Finanças e, é responsável pelo procurement e Gestão da Frota no escritório nacional.
O incumbente também é responsável pela gestão do armazém, inventário do stock e activos fixos, pelo apoio à administração e supervisão da execução de projectos de reabilitação.
O Candidato trabalhará em estreita colaboração com o Gestor de Programas e respectivos Oficiais de Projectos, sempre que necessário.
O incumbente deverá igualmente, aconselhar e orientar o Director Nacional bem como toda a equipa de programa nacional em aspectos financeiros relacionados com o seu trabalho, incluindo a elaboração e análise de orçamentos, níveis de fluxo de caixa e garantir o cumprimento dos procedimentos financeiros da RTP O Coordenador de Logística estará baseado em Maputo com viagens domésticas para os escritórios de campo e viagens internacionais, conforme exigido pelo Gestor de Finanças.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO COORDENADOR DE LOGÍSTICA:
Responsabilidade #1: Logística e Gestão da Frota (30% do Tempo)
- Garantir que toda a manutenção, controlo e procedimentos logísticos da RTP / doador sejam seguidos.
- Garantir que a manutenção periódica e oportuna de viaturas / geradores seja realizada de acordo com a cobertura específica da quilometragem e ou tempo de funcionamento.
- Fazer a monitoria da saída e uso do combustível, mantendo um registo preciso, claro e transparente do consumo de combustível versus quilometragem.
- Trabalhar em estreita colaboração com o ponto Focal de Segurança e Protecção em casos de Emergência que possam ocorrer dentro e fora do escritório, como por exemplo no campo e, informar as equipas sobre as condições de transitabilidade nas viagens para as zonas rurais do país de modo a garantir a segurança das mesmas.
- Coordenar o transporte das equipas/trabalhadores e bens para o campo.
- Garantir, em coordenação com o Gestor / Oficial de Finanças, o pagamento pontual de todas as despesas de funcionamento, requisições e outras contas e facturas da RTP.
- Estabelecer contactos com as entidades ministeriais, autoridades aduaneiras e outros departamentos relevantes do Estado para o despacho aduaneiro de bens importados / exportados.
- Apoiar na preparação de visitas, reuniões, conferências, verificação das condições de segurança em eventos especiais.
Responsabilidade #2: Procurement (30% do Tempo)
- Coordenar e facilitar o cumprimento dos requisitos de procurement a nível do escritório segundo o plano de compras e directrizes políticas.
- Anualmente, fazer o mapeamento de fornecedores para cada escritório de campo bem como nas áreas de implementação dos programas da RTP.
- Analisar a lista de fornecedores pré-qualificados segundo a política de procurement.
- Garantir a conformidade com os procedimentos de procurement de acordo com o Manual de Finanças do Escritório.
- Dar orientações ao Director Nacional para a constituição da comissão de procurement e preparar reuniões para a tomada de decisões de compra ou adjudicação.
- Preparar as ordens de compra, assegurando que os procedimentos de procurement relevantes sejam aplicados e toda a documentação comprovativa esteja anexada a cada processo.
- Garantir a reconciliação das facturas recebidas com as ordens de compra, por exemplo: GRN, Termos de Entrega e outros comprovativos.
- Fazer a gestão de contratos em matéria de renovação dos mesmos, pagamento, etc. Garantir o processamento de pagamentos de forma adequada e oportuna.
Responsabilidade #3 Gestão dos Armazéns, Stocks e Activos Fixos (15% do Tempo)
- Supervisionar a gestão do armazém e mantê-lo em boas condições.
- Verificar o stock de bens e equipamentos e comunicar ao Gestor/Oficial de Finanças/ Gestor de Programas e ao Director Nacional.
- Conservar e registar os materiais de projectos usados e devolvidos.
- Produzir relatórios mensais dos níveis de stock e submetê-los ao Gestor de Programas, Gestor/Oficial de Finanças e Director Nacional para sua consideração.
- Desenvolver sistemas e procedimentos apropriados para a gestão de activos do programa e adaptá-los às necessidades específicas de cada local de implementação de projectos.
- Verificar as condições dos equipamentos e aconselhar sobre a sua reparação, descarte e abate.
Responsabilidade #4: Gestão de Projectos de Reabilitação (10% do tempo)
- Fazer a gestão de todos os aspectos técnicos e de programação de projectos de reparação e coordenar com outros membros da equipa para garantir a execução eficaz e eficiente do mesmo.
- Coordenar com os consultores e especialistas contratados pela RTP para garantir a implementação adequada e pontual do projecto para o qual foram contratados.
- Acompanhar a implementação das obras de reabilitação e actualizar continuamente o Gestor de Programas / Director Nacional.
- Monitorar o trabalho dos empreiteiros por forma a garantir a qualidade do trabalho, data da entrega da obra e pagamento final do projecto.
Responsabilidade #5: Gestão da Equipa (10% do Tempo)
- Supervisionar e monitorar todos os motoristas nas suas tarefas diárias, como inspecções diárias das viaturas, relatórios de manutenção preventiva, preenchimento do log book, limpeza de viaturas e aderência às medidas e padrões de segurança.
- Garantir que a equipa de subordinação directa esteja familiarizada com as suas funções e responsabilidades nos seus perfis de trabalho individual e dar todo o treinamento e apoio necessários para o desenvolvimento das suas capacidades.
- Garantir que os motoristas da RTP estejam familiarizados com as políticas da RTP em relação a gestão de frota e informar a Logística sobre qualquer acidente, erros no diário de bordo, etc.
- Fazer avaliação de desempenho da equipa de subordinação directa.
Responsabilidade #6: Realizar outras tarefas que lhe forem incumbidas (5% do Tempo):
NÍVEL ACADEMICO/CURSOS/DIPLOMAS:
Licenciatura em Logística, Gestão, Administração ou áreas afins.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
2 anos de experiência em logística e/ou procurement.
HABILIDADES:
- Excelente capacidade de comunicação, escrita e verbal
- Excelente capacidade de pesquisa e negociação
- Excelente capacidade de tomada de decisões e respeito pelas opiniões dos outros
- Alto nível organizacional
- Capacidade de gestão de equipa
- Alto nível de integridade
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
- Conhecimento de informática nos pacotes de Word, Excel e PowerPoint
- Capacidade de usar sistemas automatizados de procurement
- Conhecimento sobre gestão de frota
- Capacidade de manutenção de registos e documentos
LÍNGUAS:
Capacidade de fazer debates/ participar em reuniões bem como redigir relatórios em Inglês.
OUTRAS HABILIDADES DESAJADAS (É uma vantagem)
- Possuir carta de condução
- Conhecimento de gestão de projectos
- Experiência em trabalhar com ONG ou ONGI
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Espera-se que o candidato resolva problemas e crie soluções criativas. Espera-se que partilhe essas soluções com os demais membros da sua equipa.
IMPACTO FINANCEIRO
Espera-se que o candidato cumpra integralmente com os procedimentos de procurement descritos no manual de finanças e garantir que todas as decisões de procurement se baseiem nos princípios de custo-benefício e transparência.
QUEM VOCÊ É:
É apaixonado pelo compromisso da organização de ajudar crianças e jovens a superar os desafios da vida através do poder da brincadeira? É altamente colaborativo e constrói relacionamento com paixão pelo trabalho humanitário, direitos humanos e mudanças sociais? Esteve por um longo período, envolvido no desenvolvimento e implementação dos orçamentos das Representações ou Escritórios Nacionais, trabalhando em estreita colaboração com as equipas de programas? A sua atenção ao detalhe é óptima e tem uma mentalidade positiva de seguimento? Está focado em colocar estrategicamente a RTP como um parceiro de eleição para nossos doadores?
E em Compensação:
Uma oportunidade de trabalhar com uma equipa apaixonada, inovadora e colaborativa, onde terá a possibilidade de fazer as coisas acontecerem.
Vai ganhar experiência de trabalho com uma organização reconhecida a nível global, com uma cultura saudável e bas eada num Código de Cultura (aceitar a todos, fazer as coisas acontecerem, demonstrar coragem, demonstrar afecto e ser divertido).
Ademais, oferecemos um pacote salarial e de benefícios competitivo.
Tipo de Contrato: A prazo certo (12 meses) com possibilidade de renovação
Disponibilidade Imediata
Permanente/Tempo Inteiro
Como se candidatar
Os interessados (m/f) podem candidatar de apresentação para o email se enviando o seu currículo vitae e uma carta de apresentação para o email: info_mozambique@righttoplay.com
Data de encerramento: 26 de Março de 2021
Local: Maputo
A Right To Play oferece oportunidades iguais de emprego para todos, independentemente de sexo, raça, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou estado civil e em conformidade dos requisitos laborais locais.
Encoraja-se a candidatura das mulheres para esta vaga.
Somos uma organização centrada na criança. Os nossos procedimentos de recrutamento e selecção reflectem o nosso compromisso com a segurança e protecção das crianças nos nossos programas.