Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Descrição da Vaga
Ayuda en Acción (AeA) busca a um/a Coordenador/a de Programas de geração de actividades economicas a tempo inteiro para o desenvolvimento e implementação do Programa W4P. A função do Coordenador/a de Programas de geração de oportunidades economicas será de garantir a consecução dos objetivos estabelecidos pelo doador e pela Ayuda en Acción.
O/a Gestor/a do Programa fornecerá uma orientação estratégica global ao Programa e será o responsável final pela obtenção de resultados. As suas responsabilidades especificas incluem:
- Estabelecer a estrategia do programa para os proximos dois anos de acordo com o resto de membros da plataforma W4P.
- Coordenar o programa W4P em Cabo Delgado.
- Coordenar e gerir o funcionamento da Plataforma W4P composta por diferentes parceiros locais e internacionais.
- Monitoreo e seguimento de projectos ou prototipos do Programa W4P. Assessorar para a escalabilidade dos projectos ou prototipos.
- Representar a AeA e a plataforma W4P a nivel regional, nacional e internacional.
- Desenvolver e implementar a estratégia para o trabalho económico e de desenvolvimento da Ayuda en Acción em Cabo Delgado.
- Participar nas reuniões da Ayuda en Acción e fornecer o apoio requerido para a gestão das operações locais.
- Identificar e desenvolver canais para novos negócios/geração de oportunidades de emprego.
- Preparar novas propostas de projetos.
- Gerir as relações com as organizações doadoras. Recrutar, motivar e gerir os empreendedores.
- Criar e implementar sistemas para a gestão da informação e dos recursos nos projetos de emprego e desenvolvimento.
- Construir parcerias com sócios na implementação/execução. Monitorar a implementação de todos os projetos.
- Preparar e gerir os orçamentos para todos os projetos.
- Preparar e revisar os relatórios internos e externos de todo o trabalho da AeA.
- Aprovar pedidos de despesas e requisições de compras para o trabalho da AeA. Avaliar todos os projetos e retornar conhecimentos para a AeA.
- Recolher dados para alimentar os relatorios de seguimento do Programa.
Requisitos
- Um mínimo de B.Sc/BA em agricultura, economia, sociologia, DRM, estudos sociais, agronegócios ou cadeia de valor ou campos relacionados. M.SC/MA em campos semelhantes é desejado.
- Capacidade demonstrada para a liderança e gestão de projetos de desenvolvimento internacional financiados por doadores (elevado conhecimento do uso de quadro logico, ciclo do projectos, etc.); ou para trabalho corporativo com características similares.
- 5-10 anos de experiência de trabalho no sector privado ou no desenvolvimento de pequenas e media empresas (PMEs), particularmente no reforço de capacidades, no acesso ao financiamento e a comercializaçao.
- Vasta experiência de trabalho com start-ups/PMEs e conhecimentos profundos de boas prácticas de apoio ao empreendedorismo incluído, mas não limitados ao reforço de capacidades, coaching e tutoria entre o sector privado e/ou o sector de desenvolvimento.
- Experiência demonstrada na planificação estratégica e desenho de programas, de preferência com experiência em programas financiados por doadores.
- Sólidos conhecimentos do sector privado/ panorama das PME em Moçambique/África. O conhecimento do ambiente empresarial da provincia de Cabo Delgado será avaliado positivamente.
- Capacidade demonstrada para envolver a actores do ecossistema, e construir modelos de parceria efetivos.
- Habilidade para estruturar e gerir funções complexas, incluindo experiência na planificação de trabalho e na orçamentação das actividades.
- Excelentes capacidades para a criação de redes e construção de parcerias. Excelente capacidade analítica e excelente capacidade de se adaptar às mudanças.
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito)
- Excelentes conhecimentos informáticos (Office e Outlook imprescindíveis).
- Disponibilidade para viajar local e internacionalmente e para deslocar-se às zonas rurais
- Conhecimento da linga local (macua) sera valorado positivamente.
Como se candidatar:
A Candidatura deve ser feita através do site do empregador clicando no botão “Candidatar-se”
Local: Pemba