A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADCR) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Contabilista Sénior.
Responsabilidades
- Reconciliar saldos de contas e extractos bancários;
- Manter a razoabilidade orçamental de todos os projectos e prepara procedimentos de fechamento (Balancetes, Demostrações financeiros e Relatórios por doador) de final de cada mês);
- As atribuições do Contabilista Sénior também incluem garantir com exactidão e eficácia em todas as nossas tarefas de contabilidade;
- Verificar, alocar, lançar e reconciliar contas a pagar;
- Produzir relatórios contabilísticos sem erros e apresentar seus resultados;
- Analisar informações financeiras e resumir a situação financeira;
- Detectar erros e sugerir maneiras de melhorar e eficiência e os gastos;
- Fornecer suporte técnico e aconselhamento ao contabilista e assegurar o pagamento dos impostos e taxa;
- Fornecer informações para o processo de definição de metas do departamento;
- Preparar demonstrações financeiras e produzir orçamentos de acordo com o cronograma;
- Auxiliar nas auditorias, conduzir auditorias internas e externas para garantir a conformidade;
- Planejar, atribuir e revisar o trabalho da equipe;
- Dar suporte a processos de fechamento de final do mês e final do ano;
- Desenvolver e documentar processos negociais e politicas de contabilidade para manter e reforçar controles internos;
- Garantir a conformidade com os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos;
- Relacionar-se com Gerente de Contabilidade para melhorar os procedimentos financeiros;
- Conhecimento de SAGE Evoluction;
- Preparar processos contabilísticos, classificação e lançamento no Sage Evoluction;
- Conhecimento do SISMO e da lei do trabalho;
- Elaborar diários bancários e Fluxo de caixa de acordo com projecto;
- Reconciliação bancaria de acordo com o projecto;
- Elaborar do orçamento de maneira realística e detalhada vs diversas fontes de financiamento;
- Elaborar de relatórios financeiro por doador;
- Elaboração de relatórios financeiros e a relação relatório financeiro vs orçamento;
- Elaboração da demonstração de recebimentos e pagamentos e da demonstração da posição financeira, por projecto e consolidado;
- Preparação das notas explicativas do relatório financeiro;
- Extracção das informações contabilísticas no sistema, geração de balancetes e adaptação do plano de contas utilizado pelos parceiros de acordo com as normas de contabilidade geralmente aceites em Moçambique;
- Verificar a exactidão dos lançamentos contabilísticos das despesas;
- Organizar, classificar e registar os documentos contabilísticos e lançamentos no SAGE Evoluction;
- Cálculo de IRPS, IRPC, IVA e INSS;
- Preenchimento das guias de impostos;
- Reconciliação mensal das contas incluindo bancária;
- Follow up de todos processos pendentes;
- Organização de arquivo;
- Elaboração das demonstrações financeiras;
- Relatório anual de contas.
Requisitos
- Licenciatura em Contabilidade, Finanças, Economia ou área relacionada;
- Possuir boas habilidades de comunicação interpessoal e escrita e verbal na língua Portuguesa e Inglesa;
- Possuir boas habilidade em informática na óptica de utilizador (Word, Excel, Internet e Email, Project, PowerPoint);
- Possuir boas habilidade no uso do SAGE Evoluction;
- Fortes habilidades de gestão de tarefas múltiplas ao mesmo tempo;
- Possuir conhecimentos sólidos em finanças, contabilidade, orçamento, e princípios de controlo de custos;
- Alto nível de independência em seu trabalho;
- Alto nível de atenção aos detalhes.
Exigências
- Carta de Candidatura;
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Habilitação Literária;
- Carteira Profissional.
Nota: Apenas candidatos selecionados serão contactados.
Processo de Candidatura
Envie a sua candidatura para o seguinte endereço electrónico: recrutamento.adcr@gmail.com
Validade: 05/07/2021
Local: Xai-Xai – Gaza
Sobre a Empresa
A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADCR) é uma organização moçambicana baseada na cidade de Xai-Xai operando ao longo de toda a Província de Gaza. O seu trabalho está centrado no desenvolvimento das comunidades desde todas as suas vertentes, tendo como principal grupo alvo camponeses e camponesas, mas realizando acções com todos os actores comunitários. Trabalha nos sectores agro-pecuário, educação, saúde, água e saneamento, género, mudanças climáticas, entre outros. A Madre Coraje é uma associação originária da Espanha que opera em Moçambique desde o ano 2017. As suas intervenções localizam-se nas províncias de Gaza, Maputo e Cabo Delgado, trabalhado sempre de forma estreita e directa com os seus parceiros locais. Concretamente, na província de Gaza trabalha directamente com a ADCR e UDEBA-LAB em projectos de desenvolvimento integral.