Ayuda en Acción é uma organização com presença internacional que, a partir de um compromisso global, luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão desde o seu nascimento em 1981. O nosso âmbito de actuação se desenvolve na África, América Latina, Ásia, e a partir de 2013 também em Espanha, nos territórios e populações com maior vulnerabilidade e menor acesso às oportunidades de exercer os seus direitos com igualdade e equidade. Uma organização não confessional e não partidária comprometida com os valores que decorrem do respeito pelos Direitos Humanos e que acredita na necessidade de gerar mudanças que tornem possível a justiça social, abordando as causas que geram a desigualdade de oportunidades, a exclusão social e a pobreza. Uma comunidade solidária de intercâmbio de valores e capacidades, baseada na dignidade, igualdade e respeito mútuo, que inclui mais de 120.000 pessoas, um grande número de empresas e diversos colaboradores, cuja solidariedade atinge cerca de 2.500.000 pessoas com as quais trabalhamos em conjunto para melhorar as suas vidas.
Objetivos da posição:
A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para apoiar ao Departamento de Administração e Finanças, sindo responsável dos lançamentos contabilísticos do Programa Nacional de Moçambique respeitando os princípios e os padrões contábeis aceitos em geral; zelando pela boa administração dos recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável; apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições publicas e outros atores relevantes para atingir os objectivos da organização.
Funções/Responsabilidades:
- Classificação e lançamento de documentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol.
- Garantir o cumprimento dos requisitos no ambito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor.
- Apresentar relatórios financeiros e contabilisticos de acordo com as directrizes e prazos estabelecidos.
- Assegurar o apoio a Gestão Financeira na justificação dos fundos conforme a normativa da Ayuda en Acción e dos financiadores
- Gestão e controlo das actividades de tesouraria, proceder as reconciliações bancarias e gerir os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projetos.
- Zelar pela observância das obrigações fiscais e demais procedimentos laborais, tais como Plano de Férias, Relação Nominal, INSS, IRPS, Declarações Anuais de Rendimento, etc
- Apoio na gestão dos recursos humanos da Fundação em Moçambique: pagamento de salários, e seguimento dos processos individuais dos funcionarios garantindo a normativa local aplicável e o cumplimiento legal institucional (gerido pela Compliance de AeA)
- Zelar pelo desenvolvimento e revisão dos procedimentos de compra e verificar o control do inventário, de acordo com procedimentos administrativos internos estabelecidos por a organização.
- Acompanhar nos procesos de auditorias externas/internas, contábeis, de gestão e de execução dos projetos.
- Monitorar e efectuar avaliações exaustivas contínuas no ambito do controlo da gestão contabilística, tributária e financeira, desenvolvendo e garantindo sostenibilidade dos processos promovidos.
- Facilitar e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos procesos de gestão e administração dos recursos.
Termos da oferta:
Incorporação imediata
Bom ambiente de trabalho
Duração do contrato segundo a implementação do projecto com período probatório Baseado na lei de trabalho de Moçambique
Local de trabalho: Pemba, Cabo Delgado e presta assistência as ADTs das outras Províncias.
Essencial: Residência em Cabo Delgado ou Nampula
Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción.
Outras regalias em vigor na organização
Requisitos
- Formação Universitária em economia/Contabilidade/Finanças ou administração de empresas.
- Mínimo 05 anos de experiência em gestão contabilística e financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG).
- Alto domínio da ofimática (Excel, Power Point, Word, etc.).
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP – SAP será avaliado positivamente).
- Excelente capacidade de comunicação em Português (falado e escrito). Capacidade de comunicação em Macua, inglês e espanhol é um plus.
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais.
- Experiência demostrada nas aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique.
- Sólidos conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor.
Como se candidatar:
A Candidatura deve ser feita através do site do empregador clicando no botão “Candidatar-se”
Local: Pemba