Consultor da Saúde para avaliação das necessidades de acesso a saúde nas comunidades da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). Analisar o actual sector da saúde do PNG e desenvolver uma estratégia geral do sector, ligada à mudança de comportamento.
Sector de Saúde
O Sector da Saúde está dentro do Departamento de Desenvolvimento Humano do Parque, que também supervisiona as iniciativas de saúde e relações comunitárias do Projecto da Gorongosa.
No total, o Sector de saúde do PNG apoia atualmente 42 Unidades Sanitárias em 6 distritos, 147 APEs, 113 de Mães Modelo (MMs) e 120 PTs. Os APEs, em conjunto com os profissionais de saúde, implementam BMs; os APEs, MMs e PTs facilitam a educação de saúde comunitária, nutrição, planeamento familiar e Direitos de Saúde Sexual Reprodutiva. Estes grupos de agentes comunitários vivem nas comunidades, são mobilizados e selecionados entre os membros mais respeitados e confiáveis da comunidade.
Os resultados desta consultoria apoiarão o Sector da Saúde nas estratégias e abordagens de implementação, monitoria contínuo, avaliação final e avaliação de impacto, bem como na concepção de novos programas, entender como os diferentes programas do Sector da Saúde devem se conectar melhor entre si, sinergias com a Educação e outros Sectores, a fim de alcançar os resultados desejados na mudança de comportamento, em alinhamento com os indicadores do programa definidos dentro da Zona Tampão.
Objectivo da Consultoria
Desenvolver uma estratégia geral do sector da saúde ligada à mudança de comportamento, com base nas necessidades das comunidades na Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, em alinhamento com o Sistema de Saúde de Moçambique.
Fase 1
Avaliação de necessidades / análise do contexto
- Realizar uma avaliação das necessidades de acesso à saúde de modo a identificar as lacunas / barreiras de acesso à saúde de qualidade, com foco numa amostra de 3 distritos das comunidades da Zona Tampão do PNG, compreendidos por Gorongosa, Muanza e Maringue.
- A avaliação das necessidades deve incluir a coleta e revisão de dados primários, coletar a documentação relevante dos níveis central, provincial e distrital do sistema de saúde.
- A avaliação das necessidades deve ter em consideração o Plano Estratégico do MISAU, incluir investigação sobre as normas culturais locais, crenças, comportamentos e atitudes, de forma a captar cada contexto e sensibilidade local.
- A avaliação das necessidades deve coletar informações das partes interessadas identificadas em cada distrito da Zona Tampão, incluir nas entrevistas e/ou discussões de grupos focais, amostras representativas de respondentes relevantes, como, enfermeiras aposentadas e agentes comunitários de saúde que deixaram o programa, sempre que possível.
- A avaliação das necessidades deve identificar as partes interessadas e organizações relevantes com potencial de parceria com o PNG em cada distrito.
- Realizar um censo dos profissionais de SMI em cada distrito e serviços de referência para partos complicados.
- Rever a literatura do PG e do Sector de Saúde, incluindo, mas não se limitando a, Plano Estratégico de 30 anos, o Plano de Negócios de 5 anos, o acordo com a USAID, descrições dos programas de saúde, relatórios de saúde relevantes e organigrama do Sector de Saúde.
- Conduzir uma análise FOFA do Sector da Saúde e seus programas/subsectores. Incluir outras partes interessadas e relevantes sempre que possível.
- Fazer uma avaliação das necessidades e produzir um relatório que analisa o Sector de Saúde, e apresentá-lo à equipa do Sector de saúde do PG e às partes interessadas relevantes (representantes de saúde distritais / provinciais).
Fase 2
- Planificação estratégica com base nas lacunas / barreiras identificadas durante a avaliação das necessidades, resultados da revisão do Sector de saúde e análises FOFA. O consultor irá liderar as seguintes tarefas:
- Trabalhar com a Equipa do Sector de Saúde do PG para desenvolver uma estratégia de 5 anos para o Sector de Saúde, vinculada na mudança de comportamento com base nas lacunas identificadas na Fase 1.
- Por meio de um processo participativo e de consulta, aplicação de ferramentas apropriadas para análise de dados (como CommCare), identificar áreas de foco e desenvolver objetivos estratégicos e resultados chaves.
- Rever a capacidade institucional da estrutura do Sector da Saúde, dos sistemas administrativos em relação aos objectivos estratégicos identificados, áreas-chave de resultados, e fazer recomendações, se houver.
- Propor uma estratégia para alcançar os objetivos estratégicos desenvolvidos e os principais resultados, incluindo o alinhamento do Sector de Saúde e dos subSectores/ programas, com funções e responsabilidades, demonstrar claramente a progressão da mudança de comportamento à medida que os beneficiários passam de programa em programa.
- Desenvolver uma estrutura de resultados e recursos para o período do plano.
- Realizar reuniões com as partes interessadas para validar o esboço do plano estratégico
- Finalizar o plano estratégico e enviar ao Sector de Saúde do PG.
PRODUTOS
O consultor deve entregar os seguintes produtos:
Fase 1
- Submeter ao Sector de Saúde do PG, um relatório final da avaliação de necessidades e análise de contexto do Sector de Saúde.
- Submeter ao Sector da Saúde e às partes interessadas relevantes, um relatório final escrito e uma apresentação sobre as principais constatações.
Fase 2
- Submeter um Plano Estratégico do Sector de Saúde de 5 anos, através do Sector de Saúde do PG.
- Fornecer resumos de todas as principais reuniões, workshops, discussões e quaisquer exercícios de coleta de dados realizados durante a avaliação. Esses resumos devem ser enviados à equipa do Sector de Saúde, juntamente com cópias de quaisquer documentos de histórias e relatórios coletados durante a avaliação.
- Todas as informações devem ser fornecidas em formato eletrônico, organizado e bem documentado para uso fácil.
ACORDOS INSTITUCIONAIS
- O consultor será responsável pela parte administrativa e logística necessária no cumprimento desta tarefa. Incluindo todos os preparativos de viagens, marcação de encontros, serviços de secretaria, preparação de relatórios, impressão, fotocópias e serviços de tradução. O Programa apoiará em casos extraordinários para remover quaisquer barreiras no processo.
- O PNG ajudará o consultor a obter quaisquer documentos adicionais do programa e contatos necessários para completar a tarefa.
- A equipa do PG fornecerá a sua direção estratégica e orientação ao longo do processo, incluindo o desenvolvimento do plano de trabalho final, quaisquer ferramentas de coleta de dados e relatórios, abordagem e conteúdo.
- Espera-se que alguns colaboradores do PG com diferentes especialidades estejam envolvidos na avaliação de necessidades, análise de contexto e processos de planificação estratégica.
- O principal ponto focal da consultoria será o Gestor Sénior de Saúde.
TEMPO PREVISTO / DURAÇÃO
Prevê-se que esta missão seja realizada por um período de 90 dias.
QUALIFICAÇÕES
Qualificações Acadêmicas
Mestrado em área relevante na área de Saúde, Planificação, Políticas Públicas ou Estudos de Desenvolvimento.
Experiência
- Experiência profissional de pelo menos 5 anos em planificação estratégica e gestão em Moçambique.
- Experiência anterior de trabalho em planificação estratégica e gestão de saúde em Moçambique é uma vantagem adicional.
- Experiência comprovada em trabalhar com parceiros governamentais e outras partes interessadas, em programas de desenvolvimento humano, especialmente na área da saúde.
Habilidades e competências
- Capacidade de trabalhar com supervisão mínima.
- Alto nível de habilidade de comunicação escrita e oral em inglês e português.
- Deve ser orientado para resultados, trabalhar em equipa, exibir altos níveis de entusiasmo, tato, diplomacia e integridade.
- Demonstrar excelentes habilidades interpessoais e profissionais na interação com o governo e parceiros de desenvolvimento.
Habilidades na facilitação de encontros/workshops
- Evidência de ter realizado trabalhos semelhantes.
- Experiência em pesquisa qualitativa, desenvolvimento de políticas, trabalhos relacionados com gestão e programs.
MODALIDADE DE PAGAMENTO
Progresso alcançado – 10%
Contra entrega e aprovação do relatório inicial, incluindo metodologia, ferramentas, prazo e honorários. – 30%
Contra a submissão e aprovação dos produtos da Fase 1 – 30%
Contra submissão e aprovação dos produtos da Fase 2 – 30%
Contra entrega da estratégia do Sector da Saúde & apresentação de resultados através de um workshop
PROCESSO DE CANDIDATURA
Consultores qualificados e interessados são convidados a apresentar uma proposta técnica detalhada, demonstrando claramente um entendimento completo destes termos de referência e incluindo o seguinte:
- Proposta para implementação da consultoria, incluindo análise e gestão de dados, cronograma detalhando das atividades e um cronograma/plano de trabalho.
- Orçamento detalhado, incluindo honorários profissionais e despesas reembolsáveis. • Curriculum Vitae detalhado.
- Nomes e informações de contato de três referências que podem ser contactadas a respeito de experiências relevantes.
Submeter uma proposta técnica e financeira para o email: recruitment@gorongosa.net e joaquimngomane@gorongosa.net até o dia 15 de Abril de 2021.