O Standard Bank pretende recrutar para o seu quadro de pessoal, um Chefe de Secção de Operações Ágeis de Tecnologias de Informação que estará baseado em Maputo
Visão geral
ID do trabalho: 49746
Business Line: Corporate & Investment Banking
Departamento/Área Group Information Technology (CIB)
Sector de emprego: Banking
País: Moçambique
Região/Estado/Província/Distrito: Maputo
Localização: Maputo – Cidade
Nível salarial: SBG11
Detalhes emprego
Aplicar todos os conhecimentos, competências, ferramentas e técnicas de gestão de projectos para realizar com sucesso projectos dentro das tolerâncias aprovadas dos restrições do projecto (por exemplo, Âmbito, Tempo, Custo e Qualidade);
Descrição do trabalho
- Assegurar que o projecto se alinha com as estratégias e objetivos do negócio;
- Alcançar os resultados desejados através da aplicação das melhores práticas de gestão de projetos, tal como concebidos e aplicados no contexto do Banco.
Responsabilidades
Iniciar e planear
- Assegurar a existência de um caso de negócio (Business Case) válido;
- Certificar-se de que o projecto é correctamente autorizado pela EXCO/Manco ou qualquer outro órgão de gestão competente antes de iniciar as actividades do projeto;
- Assegurar que as partes interessadas do projecto correcto sejam identificadas e envolvidas no projecto;
- Identificar e gerir os riscos e problemas de projecto;
- Construir e gerir planos e cronograma de projecto. O plano de projecto contém os vários planos de gestão, tal como sugerido no PMBOK® (5ª Edição) e SAFe® (Scaled Agile), por exemplo, âmbito, tempo, custo e planos de gestão da qualidade;
- Assegurar que um âmbito (escopo) claro do projecto seja definido e acordado;
- Proceder a estimativas para as actividades do projecto no que diz respeito à sua duração e recursos necessários para a realização do trabalho;
- Realizar pesquisas e utilizar a propriedade intelectual existente adequada, conforme relevante para as tarefas de projecto atribuídas; e
Execução e Controlo
- Acompanhar e gerir os requisitos durante a execução do projecto e incorporar alterações aos requisitos através de um processo de gestão de alterações pré-estabelecido;
- Fornecer liderança à equipa do projecto garantindo que os membros da equipa estão motivados para entregar e desenvolver as suas competências e experiência;
- Apoiar a execução de todas as actividades do projecto e resolver ou mitigar riscos e questões que possam ter impacto ou impactar a entrega comprometida do projecto;
- Assegurar que os riscos e problemas não resolvidos sejam escalados para a EXCO/MANCO ou outro órgão de gestão competente com uma indicação do impacto no projecto, incluindo soluções propostas para responder adequadamente;
- Garantir a utilização média total dos projectos de recursos (não menos de 80% de facturação) para todos os recursos do projecto;
- Assegurar a conclusão e apresentação atempados das folhas de tempo e deixar as candidaturas à equipa do projecto de forma a ter sempre uma perspetiva financeira precisa sobre o projecto;
- Gerir o progresso do projecto para planear através de métricas de projecto;
- O âmbito do projecto de controlo altera as alterações ao longo da execução das actividades do projecto;
- Monitorar e controlar os custos do projecto, os prazos e os recursos utilizados e tomar medidas em que estes se desviem das tolerâncias acordadas;
- Aderir à governação do projecto ao longo do ciclo de vida do projecto (ou seja, boas práticas, abordagem SDLC, Método de Gestão de Projectos, ferramentas e normas e modelos conexos definidos pelo APO);
- Assegurar que os ciclos de reporte de projetos sejam acordados com o EXCO/MANCO ou outro órgão de gestão competente e implementados de acordo com o Plano do Projecto;
- Comunicar de forma adequada e eficaz a todas as partes interessadas do projecto ao longo do ciclo de vida do projecto, obtendo, registando e re-transmindo decisões em conformidade;
- Identificar as necessidades de formação da equipa de projectos;
- Aderir a processos operacionais organizacionais e unitários, atendimento de sessões externas e internas (comunicação) e formação programada; e
- Gerir a entrega do fornecedor de acordo com os contratos aprovados.
Encerramento
- Contribuir para a propriedade intelectual registando todos os resultados de qualidade na base de conhecimentos adequado;
- Garantir a manutenção precisa de registos, documentação e gestão de conteúdos de todos os projectos e documentação relacionada com o negócio, resultados de investigação, investigações e correspondência;
- Providência suporte ao negócio de pós implementação e durante o período de garantia;
- Realizar a entrega formal do projecto em produção, incluindo material de formação, documentação do projecto, documentação do sistema, processos; e
- Assegurar que os projectos próprios sejam formalmente encerrados e, se for caso disso, posteriormente revistos, e que as lições aprendidas sejam capturadas.
Criar um Centro Ágil de Excelência
- Exibir liderança em Lean-Agile
- Actuar como um facilitador para garantir que a equipa segue as práticas ágeis, em cada impressão ao nível da história do utilizador – especificamente quando começa com práticas ágeis;
- Fortalecer a presença da equipa como Centro de Excelência em Agilidade; e
- Ajudar a equipa a repensar e a mudar a forma como eles fazem o desenvolvimento.
Prestar serviços de consultoria e coaching/mentoria
- Formador e mentor Scrum Masters para equipas de produtos;
- Fornecer formação à várias equipas de recurso sobre os processos ágeis;
- Trabalhar como conselheiro, para ajudar a equipa a adaptar a metodologia ao seu ambiente, e ajudar a equipa a desafiar o ambiente existente; e
- Ajudar a equipa a responder a todas as perguntas sobre o processo ágil durante a execução;
Implementar Metodologia Ágil
- Implementar o processo ágil, os princípios e as práticas a todos os níveis;
- Utilizar técnicas que aumentem a colaboração, previsibilidade, transparência e promovam uma cultura de experimentação e inovação
- Encarnar os princípios ágeis e liderar pelo exemplo contribuir activamente para a Comunidade Ágil e Lean do país e do Grupo Standard Bank; e
- Certificar que as formas de trabalhar são consistentes entre as equipas.
Qualificações e experiência relevantes
- Possuir licenciatura em Engenheira Informática ou numa área relevante;
- Possuir Certificação de Gestão de Projetos (PMP®);
- Possuir Certificação em PRINCE2® Practitioner;
- Possuir experiência em Projeto Microsoft experiente (MSP);
- Possuir 5 a 7 anos de experiência; e Fluência nas línguas portuguesa e inglesa.
Conhecimentos/Capacidades técnicas/Especialidade
- Boa capacidade comunicativa e interpessoal;
- Capacidade de gerir e controlar diversos projectos complexos;
- Capacidade de gestão de conflitos;
- Capacidade de Trabalhar sob pressão e com altos níveis de exigência de concentração;
- Capacidade de liderança e de gestão de pessoas em ambiente multidisciplinar;
Como se candidatar:
Clique no botão “Candidatar-se” abaixo antes da data de validade.
Validade: 20/12/2020