Uma empresa Moçambicana de Consultoria em Desenvolvimento Organizacional, Planificação Estratégica, Gestão de Projectos Sociais, Monitoria e Avaliação de Projectos Sociais e Assistência Técnica à Instituições dos Sectores Público, Privado e Terciário com sede na Cidade de Maputo, pretende contratar um profissional para a posição de Assistente Social para Palma – Cabo Delgado.
Objectivos da função:
- Organizar e dispor as provisões de todas as fontes
- Analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projectos para viabilizar os direitos das Pessoas Vulneráveis, seu acesso às políticas sociais, à saúde, à educação, à previdência social, à assistência social e a cultura.
Descrição Sumaria das Tarefas
- Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação;
- Participar nas pesquisas e estudos socio-económicos e afins, no âmbito do VPP;
- Planear, coordenar e avaliar planos, programas e projectos sociais em diferentes áreas de actuação profissional (segurança, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); e;
- Desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis.
Descrição Detalhada da Função
- Mapear pessoas vulneráveis, tipologia de vulnerabilidade;
- Desenvolver um pacote de assistência ajustáveis as reais necessidades e condições das VPP;
- Integrar o VP no sistema de Assistência Social do Governo;
- Manter um acompanhamento próximo dos VPs com o apoio e orientação do Médico do projecto;
- Fornecer orientação ao VP durante a implementação do pacote de assistência;
- Esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, rotinas da instituição, cuidados especiais, serviços e recursos sociais, normas, códigos e legislação sobre processos, procedimentos e técnicas;
- Organizar e facilitar; assessorar na elaboração de programas e projectos sociais;
- Planear políticas sociais e elaborar planos, programas e projectos específicos, delimitando o problema;
- Definir público-alvo, objectivos, metas e metodologia, formular propostas e estabelecer prioridades e critérios de atendimento;
- Programar actividades, pesquisar a realidade social e realizar estudos socioeconómico;
- Pesquisar interesses da população, perfil dos usuários, características da área de actuação, informações in loco, entidades e instituições;
- Estudar e avaliar a viabilidade de projectos sociais propostos;
- Colectar, organizar, compilar, tabular e difundir dados e executar procedimentos técnicos:
- Registar atendimentos, informar situações-problema, requisitar acomodações e vagas em equipamentos sociais da instituição;
- Formular relatórios, pareceres técnicos, rotinas e procedimentos e monitorar as acções em desenvolvimento através do acompanhamento de resultados da execução de programas, projectos e planos;
- Analisar as técnicas utilizadas; apurar custos e certificar atendimento dos compromissos acordados com o usuário;
- Criar critérios e indicadores para avaliação, aplicar instrumentos de avaliação e avaliar cumprimento dos objectivos e programas, projectos e planos propostos;
- Avaliar satisfação dos usuários.
- Articular recursos disponíveis e identificar equipamentos sociais disponíveis na instituição, identificar recursos financeiros disponíveis, realocar recursos disponíveis e participar nas comissões técnicas.
- Coordenar equipes e actividades, coordenar projectos e grupos de trabalho;
Requisitos de qualificação e experiencia profissional
- Licenciatura em Ciências Sociais, Educação ou qualquer disciplina afim (Psicologia, Sociologia, Assistente Social entre outros).
- Três anos de experiência trabalhando em desenvolvimento comunitário
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita;
- Capacidade de identificar e optimizar oportunidades do Governo, Comunidade; Projecto de GNL para pessoas vulneráveis;
- Planificação e habilidades de organização pessoal;
- Experiência de utilização de redes sociais;
- Habilidades de escrita de relatório e documentação; e
- Fluente em Português e Inglês falado e escrito e idioma (s) local (ais).
- Capacidade de representar com confiança a si mesmo e a Resolves
- Reconhecida e comprovada honestidade, disciplina, sentido de ética e responsabilidade;
- Capacidade de adaptação e disponibilidade para trabalhar sobre pressão;
- Sentido de responsabilidade e autonomia;
- Capacidade de comunicação e relacionamento;
- Espírito de liderança e capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de negociação, capacidade analítica e estratégica;
- Organização, adaptação à mudança, flexibilidade, dinamismo e proatividade;
- Estabilidade emocional, resistência ao stresse, capacidade de escuta e empatia, gestão do tempo e rapidez de execução; e
- Forte orientação para a obtenção de resultados.
Valores
- Actuar com ética e discrição no exercício da função, manter uma boa imagem profissional, zelar pela imagem da organização, assegurar sigilo profissional, favorecer um bom relacionamento com colegas e superiores e
- Manter confidencialidade nas práticas da entidade empregadora, quer sejam relativos aos seus trabalhadores, clientes ou pessoas com quem mantenha algum tipo de relação, nomeadamente processos de trabalho, planeamento de tarefas, modo de execução e tratamento de informação.
Outros Requisitos:
- Formação superior
- Experiência mínima de 10 anos
- Fluente na língua Inglesa e Portuguesa
- Domínio das ferramentas de informática nas aplicações Word, Excel, Power Point e Outlook.
- Domínio das línguas locais de Cabo Delgado é uma vantagem; e
- Disponibilidade para trabalhar em Cabo Delgado.
Candidaturas
Os interessados devem submeter as suas candidaturas enviando uma Carta de Candidatura e o CV em Inglês até o dia 18/12/2020 para o seguinte endereço electrónico: recrutamento@resolves.co.mz com indicação Assistente Social para Palma – Cabo Delgado.
Nota: A empresa reserva-se o direito de contactar somente candidatos selecionados.