O ICAP pretende recrutar Assistentes de Dados, para a província de Nampula, os quais serão contratada por uma empresa de Gestão de Recursos Humanos com quem o ICAP pretende estabelecer uma parceria.
Tipo de Contrato: Prestação de Serviços
Resumo do Cargo
O papel principal do Assistente de Dados (AdD) é de garantir a actualização das bases de dados, satisfazer as necessidades de informação vindos das bases de dados à equipa clínica e organizar dados para a discussão nos encontros semanais.
Principais responsabilidades:
Gerir a base de dados OpenMrs ou I-Dart da US designada desempenhando as seguintes tarefas:
A. Digitação de dados e provisão de listas e relatórios da base de dados
- Garantir a actualização atempada, das bases de dados SESP;
- Gerar listas de pacientes em TARV de acordo com a solicitação da equipa clínica.
Exemplo de listas:
(i) Pacientes elegíveis a exame de carga viral,
(ii) Pacientes elegíveis com exame de carga viral no período;
(iii) Pacientes esperados para consulta/levantamento;
(iv) Pacientes declarados como saída e que ainda recebem ARVs;
(v) Pacientes em segunda linha;
(vi) Pacientes com agendamento de levantamentos ao sábados e domingos;
(vii) Seguimento de paciente na retenção precoce;
(viii) Listas de pacientes nos MDS;
(viii) Pacientes que mudaram de regimes terapêuticos.
- Fazer funcionar o módulo de sSMS reminder de acordo com a orientação vigente Gerar relatórios das bases de dados de acordo com a orientação;
- Efectuar triangulação de dados gerados a partir do SESP no fim de cada dia com os dados das fichas clínicas, livros de registo, dispensas na farmácia incluindo do i-DART, de modo a garantir que os dados nas diversas fontes sejam os mais actualizados e reflectindo o que aconteceu no dia;
- Efectuar a triangulação de dados gerados no SESP com os dados captados pelo ponto focal da US por ponto de serviço ;
- Apoiar o ponto focal clínico e de M&A da US na provisão e organização de dados para o Comité TARV; Apoiar na elaboração da síntese das constatações do Comité TARV e elabora o plano de acção;
- Apoiar no preenchimento formulários de reporte semanal e envia aos níveis superiores, tais como moldes de reporte de retenção semanal, de diagnóstico precoce infantil, de profilaxia pré-exposição, de despiste e manejo de cancro de colo uterino, e quaisquer áreas que forem definidas.
- Actualização diária das dispensas dos pacientes da farmácia e PU na base de Dados IDART;
- Cruzamento diário da informação do IDART com LRDM e OpenMrs ;
- Elaboração da lista dos pacientes esperados para levantamento;
- Elaboração diária da lista de pacientes faltosos, cruzamento com os FILAS e atualização do Livro dos Faltosos e Abandonos
- Atualização dos Stocks de medicamentos no IDART;
- Fazer a recolha de dados e preparar os relatórios mensais;
- Fazer comparações entre livros de registros e BdD para os indicadores prioritários antes da submissão;
- Garantir a discussão validação dos relatórios junto da equipe da US;
- Fazer a digitação e submissão dos dados que lhe são exigidos para todas as áreas programáticas do ICAP com periodicidade (semanal, mensal e Trimestral) SICAP2;
Gestão do Ficheiro Móvel da Farmácia
- Organizar e garantir a funcionalidade do ficheiro móvel da US de acordo com os procedimentos (POPs);
- Apoiar diariamente na localização de FILAs de pacientes;
- Retirar do ficheiro móvel para a bancada de trabalho o conjunto de FILAs dos pacientes esperados para o dia; Separar os FILAs dos pacientes que já têm medicamentos para vários meses;
- Após o atendimento dos pacientes organizar e arquivar no ficheiro móvel os FILAs de pacientes atendidos, de acordo com os POPs;
- Organizar e arquivar devidamente no ficheiro móvel todos os FILAs de pacientes que têm medicação em casa (dispensa maior que 1 mês) depois de serem actualizados no Livro de Registo Diário de ARVs
- Apoiar os sectores de paragem única (CPN, CCR e PNCT) na organização do ficheiro móvel ;
- Actualizar e organizar semanalmente as pastas de faltosos e/ou abandonos incluindo dos sectores de paragem única (CPN, CCR e PNCT) Preenchimento do Livro de Registo Diário de Dispensa de ARVs
- Preenchimento do Livro de Faltosos e/ou Abandonos
B. Segurança do material informático & confidencialidade
- Assegurar que os procedimentos de segurança do material informático e outros materiais relacionados sejam implementados de acordo com o procedimento operacional padrão (POP) de segurança do ICAP;
- Produzir cópias de segurança das bases de dados e manter em local seguro;
- Com o apoio do Técnico de Informática, mensalmente devem, encriptar e submeter as bases de dados no dropbox;
- Garantir a confidencialidade de toda informação da US e nunca partilhar nomes de pacientes com qualquer pessoa.
- Garantir a sincronização da Base de Dados local para o servidor Provincial;
C. Qualidade de dados
- Verificar se os dados dos pacientes nos processos clínicos estão preenchidos correctamente e relatar as dúvidas e possíveis erros aos seus superiores para efeitos de correcção esclarecimento;
- Fazer a triangulação de dados (SMI, livro do laboratório, livro pré-TARV e TARV, Livro de MARV`s) com intuito de verificar as imprecisões dos dados na base de dados;
- Comparar os dados digitados no SESP com as fontes primárias para assegurar a qualidade dos dados e manter o registo dos resultados para fins de auditoria;
- Monitorar o registo de dados nos diferentes livros do programa de C&T;
- Trabalhar com recepcionistas para garantir a actualização dos livros TARV, GAAC, entre outros.
- Apoiar a implementação dos planos de acção referentes à qualidade de dados na Unidade Sanitária;
- Participar nas Avaliações de Qualidade de dados da Unidade Sanitária (AQD do SESP e Auditoria Externa)
- Participar nos encontros mensais/trimestrais distritais do SDSMAS para análise e elaboração conjunta de Relatórios.
D. Arquivamento
- Verificar a quantidade de instrumentos de registo e comunicar os superiores em caso de ruptura;
- Participar no processo de limpeza de arquivos na US;
- Apoiar o processo de arrumação dos cacifos com o recepcionista da US.
Habilitações literárias
12ª Classe completa (Nível médio);
Experiência, habilidades e qualificações mínimas
- Conhecimento de Informática nos programas Word, Excel, MS Access, Softwares de Análise de Dados (ex: OpenMRS ou SESP);
- Conhecimentos do funcionamento do Sistema de Saúde em Moçambique;
- Experiência profissional na introdução de informação em algum dos softwares de interesse para a Organização (OpenMRS, etc.);
- Experiência profissional preferida na área de saúde;
Como se candidatar
Os interessados que devem submeter as suas candidaturas com o assunto Assistente de Dados através do endereço de e-mail: ICAP-Jobs-Mozambique@cumc.columbia.edu até o dia 31 de Março de 2021. Só os que reunirem os requisitos serão contactados
Local: Nampula